Comissão especial do impeachment se reúne por mais de dez horas

Jornal GGN – A reunião de ontem (2) da comissão especial do impeachment no Senado Federal teve dez horas de duração. Na sessão, foram ouvidos três especialistas favoráveis ao impedimento da presidente Dilma Rousseff.

Os senadores Ronaldo Caiado, dos Democratas, e Lindbergh Farias, do Partido dos Trabalhadores, chegaram a protagonizar uma discussão acalorada quando o primeiro disse que o governo ameaçava apagar dados dos computadores caso se concretizasse o impeachment.

Para os senadores governistas apesar das afirmações dos convidados de que a prática de pedaladas fiscais e edição de decretos de liberação de créditos sem autorização do Congresso Nacional configuram crime de responsabilidade, não há motivos para o impeachment de Dilma Rousseff.

Da Agência Brasil

Reunião de comissão do impeachment dura dez horas e tem bate-boca

Por Mariana Jungmann

Durou cerca de dez horas a reunião da Comissão Especial do Impeachment no Senado hoje (2), quando foram ouvidos três especialistas a favor do impedimento da presidenta Dilma Rousseff. Ao longo de todo o dia, o clima de tensão levou a alguns episódios de discussões acaloradas e até bate-boca entre senadores.

Foi o caso de uma discussão entre os senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Lindbergh Farias (PT-RJ) no momento em que Caiado leu uma reportagem que informava que o governo estaria apagando informações importantes dos computadores do Palácio do Planalto para que um eventual governo de Michel Temer não tivesse acesso a elas.

Lindbergh chamou o senador e a notícia de mentirosos o que provocou reação de Caiado. “Vamos lá para fora, seu merda”, disse o senador goiano já de pé. Após a intervenção de colegas, os dois retomaram seus lugares e a reunião continuou.

Ao fim dos trabalhos, senadores governistas reafirmaram suas convicções de que, apesar das reiteradas afirmações dos convidados de que a prática de pedaladas fiscais e edição de decretos de liberação de créditos sem autorização do Congresso configuram crime de responsabilidade fiscal, eles acreditam que não há motivos para o impeachment de Dilma Rousseff.

“A primeira vez que se analisa as relações com os bancos públicos e a primeira vez que se analisa os decretos de suplementação, o Tribunal de Contas já pede a punição máxima e, a partir disso, abre espaço para que se peça o impeachment da presidente da República para tentar justificar. Quero lamentar o que vivemos no país hoje”, disse a senadora Gleisi Hoffmann.

Os três convidados – o promotor do Ministério Público no Tribunal de Contas da União, Julio Marcelo Oliveira; o advogado Fábio Medina Osório e o professor do Departamento de Direito Econômico-Financeiro e Tributário da Universidade de São Paulo (USP), Maurício Conti – reiteraram, no entanto, suas convicções de que a presidenta deve ser afastada.

Em suas alegações finais, Osório disse que “as questões políticas foram as verdadeiras práticas que levaram a presidente Dilma ao impeachment”.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É uma pantomima completamente

    É uma pantomima completamente ridícula, uma farsa que se destina a tentar dar alguma seriedade e alguma aparência de legalidade a um golpe descarado que já são favas contadas. Infelizmente, é necessário que pessoas de bem compareçam a esta palhaçada, para questioná-la até o fim. Mas o fim vai ser bem pior que o da Câmara. Lá, eram brutais e sinceros em suas transações. Aqui, vão fazer as mesmas transações procurando arrotar dignidades que jamais tiveram. São muito mais criminosos e mais traiçoeiros do que lá.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador