Comissão pretende acabar com ‘supersalários’ no funcionalismo público

 
Jornal GGN – Nesta quinta (17), a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) defendeu o cumprimento do teto salarial dos funcionários públicos sem o acúmulo de benefícios que ultrapassem o limite estabelecido pela Constituição Federal. 
 
“Teto é teto”, disse a senadora, que é relatora da Comissão do Extrateto. Criada na semana passada, o objetivo da comissão é estabelecer propostas para acabar com os supersalários do funcionalismo públicos, aqueles que ultrapassam o teto de R$ 33,7 mil. 

 
Hoje, os integrantes da Comissão se reuniram com Rodrigo Janot,  Procurador-Geral da República. Ontem, eles estiveram com Carmén Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, com Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e também com o presidente Michel Temer. 
 
Segundo a senadora, a Comissão pretende regular a diferença entre o subsídio e verba indenizatória (benefícios extras) e acabar com o efeito cascata, que vincula os salários dos ministro do STF  a de desembargadores, procuradores, juízes e conselheiros. 
 
Além disso, o colegiado irá analisar as exceções, como médicos, magistério e ministro do Tribunal Superior Eleitoral, que podem receber acima dos R$ 33,7 mil.
Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O problema não são os

    O problema não são os salarios, são os “auxilios” e sobre esses a Senadora nada falou.

    A questão do efeito cascata NÃO é o problema porque todos ja bateram no teto, o problema é o resto.

    1. “Segundo a senadora, a

      “Segundo a senadora, a Comissão pretende regular a diferença entre o subsídio e verba indenizatória (benefícios extras)”

       

      Acredito que a senadora contemplou os “auxilios” em sua fala… 

    2. o problema…

      O problema não é o salário? 30 mil reais por mês? Quantas profissões em final de carreira proprocionam tal salário na iniciativa privada? E depois se transformarão em pensões e aposentadorias no mesmo nível. O prblema brasileiro é muito simples. Um país inteiro financiando sua elite pública. Cidades, estados, autarquias, estatais, universidades, Federação atolados em folha de pagamento e pensões que consomem 90, 100, 130% da sua arrecadação. E agora esrtão minuciosamente procurando onde cortar excessos? Brasil, vamos parar de tanta imbecilidade. Já deu.

      1. Não estou concordando com o

        Não estou concordando com o teto que já é muito alto, nos EUA juizes e promotores não ganham isso.

        Estou dizendo que o projeto da Senadora Abreu esta mirando em alvo errado e desviando do maior problem  dos supersalarios, a cascata não é o problema maior e sim os “auxilios” que mais que dobram o teto.

      2. A solução é aumentar os salários na iniciativa privada

        O problema do Brasil não são os baixos salários e, consequentemente, os altos lucros, não os altos salários.

        A solução não é reduzir os salários da setor público, é elevar os salários na iniciativa privada.

  2. Seria melhor ainda acabar com os sub-salários no setor privado

    Seria bom nivelar pela média: nem supersalários de marajás nem sub-salários de párias.

      1. O nível salarial depende também da cooperação entre os operários

        O valor dos salários depende não apenas da competitividade da economia, mas também da correlação de forças entre a burguesia e o proletariado. Se os trabalhadores cooperarem entre si em vez de competirem uns com os outros, a tendência é aumentar seu poder de barganha e, em consequencia, seus salários. Por outro lado, se os trabalhadores copetirem entre si, em vez de cooperarem uns com os outros, eles se enfraquecem e seu poder de barganha diminui, diminuindo seus salários.

        Quanto menores os salários dos trabalhadores, menores os custos de produção e, quanto menores os custos de produção, menores os preços dos produtos e serviços, tornando-os mais competitivos.

        Resumindo, o valor do salário é determinado pela oferta e procura no mercado de trabalho tanto quanto pelo nível de união e de organização da classe trabalhadora. Se o valor dos salários fosse determinado unicamente pela lei da oferta e da procura, ele seria mais desvalorizado do que é.

  3. Comissão e os supersalários

    Está mais do que que na hora de botar ordem na casa.

    Deveriam fixar uma relação entre o salário mínimo e os salários públicos. Tipo 30 x o mínimo para os chefes dos tres poderes e 20 para o teto dos demais.

    Benefícios extra-salários de qualquer tip e outros quaisquer só os vigentes para todos os demais trabalhadores.

    Mas esperar isso dos 300 no congresso é demais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador