Contra pressa do governo para votar ajuste, Congresso é paralisado

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após a prisão do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), as pautas previstas para votação no Congresso, ainda este ano, serão comprometidas. No Senado, a próxima sessão está agendada para daqui a uma semana, no dia 3 de dezembro. As matérias relativas ao ajuste fiscal são uma das principais preocupações da base governista.
 
Ainda nesta quarta (25), os senadores petistas tentaram manter a sessão do Congresso para não paralisar o ajuste na Casa. O próprio ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reconheceu ontem que a prisão do líder do governo irá interferir as votações deste ano, completando que o governo irá superar “qualquer outra dificuldade política” neste momento. Ele defendeu que, apesar do ocorrido, os parlamentares votem o mais rápido possível as matérias como a reinstalação da CPMF e a ampliação da DRU (Desvinculação de Receitas da União).
 
A notícia abala o Palácio do Planalto, que esperava a aprovação da nova metal fiscal este ano, obrigando um contingenciamento de R$ 100 bilhões até dezembro, para que as contas de 2016 sejam fechadas e não possibilite mais um ano vulnerável para processos contra a administração pública da gestão de Dilma Rousseff. 
 
A movimentação no Senado foi paralisada durante toda a manhã e início da tarde desta quarta, sendo retomada somente para a votação se os parlamentares manteriam a prisão de Delcídio, conforme definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), concluída apenas na noite de ontem.
 
O que se manteve em debate na Casa foi sobre quem assumirá o posto de líder do governo no Senado. Por enquanto, os quatro vice-líderes – Hélio José (PSD/DF), Paulo Rocha (PT/PA), Wellington Fagundes (PR/MT) e Telmário Mota (PDT/RR) – ocupam interinamente o lugar de Delcídio Amaral. O novo nome, contudo, só deve ser definido na próxima semana.
 
Outro assunto delicado de trancamento de votações é que Delcídio presidia a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a principal comissão do Senado, onde projetos relativos à economia do país ainda estão em debate. 
 
Já na Câmara, a sessão de quarta também foi suspensa, e ainda não há expectativa de votação para hoje. Atualmente, a pauta é trancada pelo Projeto de Lei 3123/15, que fixa as novas normas para o cálculo do teto de remuneração do servidor público. De acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a sessão foi cancelada porque não há acordo para a matéria. Nos bastidores, se falou que a prisão de Delcídio “caiu como uma bomba” também para a Casa, informou o Fato Online.
 
Além das reuniões entre os deputados para discutir os desdobramentos da prisão do senador, a sessão plenária que ocorria após a reunião conjunta do Congresso foi cancelada e as comissões agilizaram para encerrar logo os trabalhos pela manhã. Para um grupo de líderes, a decisão do STF representou uma interferência do Judiciário no Poder Legislativo, e defenderam reavivar, neste momento, “um espírito de corpo” na Câmara, para diminuir o desgaste e possível abertura de precedentes.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. A Caixa é injusta na distribuição da SORTE

      Quando um premio principal acumula, deveria haver a divisão entre os ganhadores das quinas e das quadras. Seria  muito mais justo.

  1. O nosso sistema judicial

    O nosso sistema judicial, dominado por essa elite zelote prá la de podre,  virou uma máfia midiático-penal a solapar as Instituições e  sempre drá um jeito de fazer coincidir esses fatos com datas importantes como a de ontem, quando deveria ocorrer a votação de uma pauta de interesse do governo, foi assim no julgamento do “mensalão”, foi assim no “petrolão” e seu show de vazamentos diários no JN na disputa Aécio vs Dilma, quando o mouro sic Moro estava lá todo dia em audio detonando , como o STF não sabe quem vaza e se acha supreso se o próprio Mouro não se cansa de destacar sua aliança com a mídia e defende os vazamentos como parte do processo pois que a opinião publicada ajudaria a julgar condenar..e agora mais esta “coincidência” quando se sabe que essa gravação estava rodando por ai desde o dia 4 de novembro sem que o governo só soubesse na data de ontem, enfim, quem não trabalha com informações[o tal “republicanismo” não permite, parece-me que é isso]  para se antecipar, não poderia ser diferente: o judiciário vai ser sempre essa podridão e tende a piorar

    http://tijolaco.com.br/blog/a-lava-jato-e-uma-peneira/

  2. Mas são uns inúteis mesmo!

    Mas são uns inúteis mesmo! Cadê a pressão da sociedade? Essas matérias não são importantes “para o governo”, mas sim para o País! É como se o jardineiro não cortasse a grama e ainda quisesse receber. São coisas básicas! Se esses parlamentares não servem nem pra isso, não servem para absolutamente nada!

  3. Vergonha

    Nunca na história desse país um senador foi preso como o Delcídio. Lamentavelmente 13 senadores entendem que estão acima das leis brasileiras. Entre eles: Fernando Collor, Gleisi Hoffmann e Lindberg Farias. Também, o que podemos esperar do nosso legislativo?

    1. O problema é que a prisão de

      O problema é que a prisão de um parlamentar no exercício do mandato abre um precedente perigoso para a democracia.

      A independência entre os poderes da república é um pilar do regime democrático, há regras específicas para a prisão de um parlamentar no exercício do mandato e parece que o Ministro Teori deu uma pedalada para poder pedir a prisão de Delcídeo .

      Acredito como você,  ser justa a prisão de Delcídio diante dos fatos, mas imagine Gilmar Mendes podendo mandar prender desafetos no Congresso Nacional, garanto a você que Gilmar sabe pedalar melhor que Teori.

      1. Sem Problema

        A maioria do senado não viu problema algum ao votar pela concordância da prisão. O Cunha resiste exatamente porque usa do cargo para benefício pessoal retardando as ações contra ele.

  4. Como o governo tem um cara

    Como o governo tem um cara como esse líder do senado.

    Porque ele tem acesso com a oposição? Como ele consegue ter acesso com a oposição, é claro que o governo deveria saber que Delcídio não era boa coisa. 

    Quando Delcídio apoio o projeto do Serra para rever o pré-sal Dilma tinha que tirar ele do líder do governo. 

    Penso que líder do governo tem que ser quem defenda as idéias e propostas do governo. 

    É uma vergonha para a Dilma, pessoalmente, ter o líder do seu governo preso. Porque não era o líder do PT ou do PMDB era líder do governo Dilma. Dilma tem que por os pés no Chão e enternder que ela é presidente de todos os brasileiros. Entender que foi eleita primeiro pelos eleitores do Lula, do PT e dos que são contras os tucanos e em último lugar por aqueles que gostam da Dilma. Dilma tem que definir ou admite que é do PT ou então o PT tem que abandonar o barco do governo.

    Porque Dilma não age como presidente do PT. Ela não aceita as orientações do PT. Troca o ministro da justiça e da fazenda. Porque quem defende a Dilma na verdade defende o PT e o Lula.

  5. brasília vive paralisia

    brasília vive paralisia frenética!

    sobrevive atroz paralisia catatônica…  

    somente uma eutanásia política dá jeito.

     

  6. Pre-ocupações…

    Será que estão preocupados com uma possível delação premiada do Senador tucano-petista?

    E é claro que, caso ela aconteça, garantirão que somente atingirá petistas e amigos de petistas.

    A Justiça brasileira está sendo colocada a prova. Vai resistir a pressão midiática?

    Pelo visto, o STF já capiltulou.
     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador