Ao vivo: Tacla Durán acusa vazamentos do MPF como estratégia incisiva

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Publicado às 09h40 e atualizado

Jornal GGN – “Eu me senti constrangido, aquilo parecia mais uma extorsão”, afirmou o advogado Rodrigo Tacla Durán, em referência a troca de mensagens com o advogado Carlos Zucolotto, em que demonstra uma tentativa de negociação para reduzir o valor da multa que seria paga por Durán em um acordo de colaboração com a Procuradoria, em troca de aumentar em R$ 5 milhões os honorários advocatícios de Zucolotto.

O GGN e o DCM anteciparam parte das declarações do advogado [leia aqui] aos parlamentares, que está sendo realizada na manhã desta quinta-feira (30). Tacla Durán explicou que tirou uma fotografia, por meio de outro celular, das mensagens trocadas com Zucolotto e que passou por perícia para comprovar que a imagem não foi manipulada.

https://www.youtube.com/watch?v=lCs2kshbZ8k width:700 height:394]

Ainda entre as acusações, Durán mostra preocupações com algumas táticas adotadas pelos procuradores da Lava Jato em suposto conluio com o jornal O Estado de S. Paulo, pelo colunista Fausto Macedo. Cita o episódio em que o advogado foi prestar depoimento às autoridades norte-americanas, em uma reunião em Washington, e os procuradores já tinham em mãos a íntegra de um depoimento em sigilo que teria sido vazado pelo MPF brasileiro ao jornal.
 
“Para a minha surpresa, no dia em que chego a Washington para a minha primeira reunião, tem o vazamento com cópia na íntegra do depoimento do senhor Vinicius Morin, que é o laranja da Odebrecht no Meinl Bank e Antigua [Overseas, tomado pelo procurador Orlando Martelo”, contou. 
 
“No dia que chego em Washgton, a cópia do depoimento dele vazou no Estado de S. Paulo, no blog do Fausto Macedo, na íntegra. Os procuradores americanos já tinham a cópia traduzida da matéria. Isso, considerando o fuso horário, eu cheguei a conclusão que eles leram o Estado de S. Paulo antes do Washington Post”, completando: “Esse vazamento, pela coincidência de dados e por eles terem conhecimento foi nitidamente para me prejudicar nas negociações, eles [procuradores brasileiros não queriam que o meu acordo nos Estados Unidos saísse. Nem eles, nem a Odebrecht”.
 
Entre as outras revelações dadas pelo ex-advogado da Odebrecht à CPMI da JBS, que teve início nesta manhã e segue no Congresso, destacou também a afirmação de que a força-tarefa da Operação Lava Jato omitiu contas de  investigados no exterior.
 
O objetivo, segundo ele, seria que os recursos não fossem bloqueados, ainda sem descrever detalhes das motivações que levariam os procuradores da República a ignorarem tais contas secretas. Entretanto, da mesma forma como apontou nos casos anteriores, Durán narrou os indícios de forma a gerar o raciocínio lógico dos ouvintes, neste caso, os parlamentares.
 
Como exemplo de contas no exterior que teriam sido ignoradas pelos investigadores da força-tarefa, o advogado citou a do casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura. Ambos acusaram, em suas delações premiadas, de receberam propina relacionada à campanha eleitoral da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2014. Esse foi um dos casos das atuações de advogados chamados de “panela de Curitiba”, que têm bom trânsito junto aos investigadores.
 
Em outro assunto já adiantado pelo especial do GGN em parceria com o DCM, Durán reafirmou aos congressistas que o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve ter usado documentos manipulados na segunda denúncia apresentada contra o presidente Michel Temer (PMDB).
 
“Todas as provas que foram obtidas ou utilizadas a partir do Drousys, elas padecem de vício, são nulas pela movimentação, alteração e manipulações externas antes, durante e depois do bloqueio realizado pelas autoridades suíças”, afirmou, em referência ao sistema digital utilizado pela Odebrecht para registrar transações financeiras, que incluíam propinas. 
 
Tacla Durán também lembra que o sistema Drousys foi bloqueado pelas autoridades suíças em março do ano passado, sem a possibilidade de modificações. Entretanto, segundo ele, o arquivo teria sido manipulado, em sua tese, pela Odebrecht para saciar as intenções do MPF sobre trechos que precisariam ser comprovados de delações premiadas. 
 
Questionado se o ex-PGR teria atuado de forma proposital, Durán respondeu que não acredita que Janot “estava mentindo”, mas que “ele de fato obteve aquele documento dentro do Drousys, isso indica que o sistema estava manipulado depois do bloqueio”. “É um documento falsificado”, completou.
 
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. salvo melhor juízo  ..mas me

    salvo melhor juízo  ..mas me parece que o que esta sendo trazido hoje a público representa o início do fim da Operação Lava jato e suas “felações” premiadas

    ..e em sendo assim  ..promotores e S.Moro talvez já possam começar a pensar no que dirão quando tiverem que encarar a Justiça frente a frente

     

  2. “Aquilo que é tem muita
    “Aquilo que é tem muita força” – como é perfeita a sentença de Guimarães Rosa….. Era evidente que com o tempo todas as imundícies e farsas da Lava Jato apareceriam, além das patéticas e criminosas denúncias contra Lula baseadas em fumaça……

    Tacla Durán não apresenta fumaça, ao contrário: traz evidências fortíssimas e algumas provas de suas denúncias…… Num país sério a sociedade se envergonharia de ter apoiado essa sandice e os agentes públicos seriam afastados e punidos…… Como é “terras brasilis”, o rebanho sequer tomará conhecimento da realidade, a mídia distorcerá tudo e são Moro e os procuradores seguirão em seu fanatismo perverso, doentio e imoral……

  3. amplia-se o vergonhoso…

    uma força tarefa que mais facilita do que combate a corrupção

    não deixem de notar como a falta de transparência nas investigações a cargo do MPF, que neste nível passaram sempre pelo crivo do judiciário de um só juiz, pode ser prejudicial ao país e às própria empresas

    não deixem de notar também a presença dos ratos de arquivos da Receita Federal para forjarem ilegalidades, o que força a crer que a paga não vem de fora não, vem dos verdadeiros criminosos e dos próprios executivos

  4. Nitroglicerina pura

    A consistência e a veracidade das acusações feitas por Rodrigo Tacla Durán, assim como o desespero dos lavajateiros, que se apressam em desqualificá-lo, negando à defesa de Lula que o advogado seja ouvido como testemunha, mostram que a ORCRIM lavajateira foi atingida em seus pontos vulneráveis.

    Mesmo que o restante do sistema judiciário brasileiro se acumplicie com os criminosos da ORCRIM lavajateira, Rodrigo Tacla Durán, os bravos deputados Paulo Pimenta e Wadih Damous, assim como os obstinados blogs e portais progressistas e os advogados que fazem a defesa dio Ex-Presidente Lula, estão prestando inestimável serviço ao Brasil, ao revelar para o público toda a podridão e conduta escancaradmente golpista, político-partidária, entreguista e criminosa dessa operação midiático-policial judicial.

  5. Sensacional depoimento

    O deputado Paulo Pimenta fez arder agora la para o lado de Curitiba. Mas o Zuccoloto não vai entregar facil facil os operadores de Curitiba. Ai esta envolvido altas quantias, ideologia partidaria, carreiras, poder etc. Mas essa podera a pedra de lança do fim da Lava Jato. E até quando o STF dara cobertura para esse tipo de “Operação” ?

  6. Só uma KGB para desembrulhar esse furdunço…

    Em meio a tanto volume de dinheiro mobilizado entre bancos, personagens transnacionais, GRoubo, autoridades policiais atuando politicamente, quebra de grandes empresas etc…

    É impossível que a CIA não esteja envolvida até o pescoço neste rolo doio .

  7. No UOL não há um único Link

    No UOL não há um único Link sobre o Tacla Duran.

    Os deputados Paulo Pimenta e Wadih Damous irão implodir a Lava Jato.

  8. Tortura, chantagem…

    Gravíssimo !!!

    Tacla Durán levou para a Espanha sua família (irmã e mãe), pois estavam sendo ameaçadas pela Lava Jato.

  9. CIA…

    inicialmente sim, na base do ” toma a sua política e anda “

    mas, acredito, assim que perceberam que para a força montada não havia efetiva fiscalização nem controle externo eficiente, passaram a duvidar, mas

    esvaiu-se a dúvida assim que perceberam que força montada podia tudo em um só…

    combinar, denunciar, julgar, condenar e, pasmem, depois de tudo ainda perseguir, e sempre com a concordância de olhos fechados das instância superiores

    CIA não gosta disso. Sabe, como sempre soube, que este tipo de armação, repleta de abusos de autoridade e de ilegalidades vergonhosas, sempre atrai o acompanhamento visando unicamente buscar a verdade, como este acompanhamento que estamos a ver aqui mesmo, em nosso blog

    dúvida esvaiu-se e eles decidiram, mas por enquanto, apenas arrumar um dinheirinho a mais para os velhinhos(as) americanos

    1. Em 1964 havia um embaixador norte-americano no Brasil ……

      Em 1964 havia um embaixador norte-americano no Brasil que se chamava Lincon Gordon, ele era mais realista do que o rei, ou seja, não era somente o governo norte-americano como um todo que apoiava e coordenava o Golpe de 1964, o Lincon Gordon, tomou a peito o golpe articulou e coordenou, e como diz aquela piada do estrangeiro no meio de uma suruba, pois ordem na mesma.

      Nos USA, com todas as preocupações que eles tem em outros continentes, quem deve estar tentando acompanhar a suruba deve ser alguém de segundo escalão que não deve ter muita influência e com todas a desarticulação que causou a eleição de Trump, piorou ainda mais.

      Devido a isto o grande irmão deve estar mais acompanhando e dando uma mãozinha aqui ou ali, mas estão deixando para a indiada nacional o mais pesado.

      Não há, por exemplo, uma articulação mais pesada na imprensa norte-americana para criminalizar o PT e o Lula, a coisa vai mais frouxa. Por outro lado, não existe nenhuma possibilidade de falar sobre a mão dos comunistas internacionais como pretexto para uma intervenção mais efetiva.

      Para mim há uma fragilidade enorme no lado dos golpistas (isto não quer dizer que não ataquem violentamente o trabalhador brasileiro), porém o golpe foi dado, mas está muito longe de estar estabilizado.

      Outro fator é a exposição que estão tendo as frações mais golpistas das forças armadas, não tem um rumo certo e alguns dos interlocutores públicos são realmente DELIRANTES, falam da nova ordem mundial associada aos Illuminati, todo mundo é comunista para eles (Dória, Alckmin e até o comandante do exército!). Em resumo, se alguém olha com cuidado este pessoal manda internar num manicômio a metade deles.

      Alguém pode dizer que quem golpeará no exército são os elementos mais moderados, o que tem lógica, porém como os delirantes não participarão deste movimento eles continuarão a encher o saco e incomodar, logo terão que os colocar na cadeia!

      Outra coisa que ninguém está se dando conta é que o ataque do capitalismo internacional está se dando de forma desordenada, simplesmente porque quem mesmo tem a capacidade de fazer um ataque organizado e centralizado são os chineses, eles já estão entrando na África de forma agressiva, porém eles sabem que aquele continente é ainda mais instável do que a América Latina, logo os olhos e os bolsos (além das malas de dinheiro) estão voltadas para o Brasil.

      Apesar de em 1964 o imperialismo tinha sérios problemas na Ásia, era um imperialismo forte e bem estruturado, e nos dias atuais a situação está confusa.

      1. chineses……………bem lembrado

        visão sugere que até 2030 estarão controlando tudo que é legal, segundo os padrões internacionais da boa competição

        sacou? competir para o futuro e não para se obter lucros imediatos…………………………

        narcotráfico, por exemplo, leva aos lucros imediatos

        a partir daí, narcotráfico, dei uma estudada rápida no aumento seguido de novo direcionamento do fluxo de riquezas, capital, e quase tive um treco só de poder acreditar inicialmente, a depender de estudos mais aprofundados, que estão atuando aqui para criarem mais um “país rota”, digamos assim

        some tudo o que estamos conseguindo colher e guardar com o entreguismo, e veja que em “países rota” pouco fica

        confusão toda, correria, lava jato, ao que tudo indica foi para se chegar antes da boa competição, e não do país, de alguns poucos da elite dominante

        quebraram o país só para isso…………………………………mas é preciso estudar muito mais, principalmente o fluxo interno

  10. Fazendo as apostas…

    … pra saber qual vai ser o boneco de pano que o Mau Dia Brazil vai colocar pra entreter o público amanhã, deixando de lado o Tacla Durán.

    1. Talvez dicas de como proteger
      Talvez dicas de como proteger a pele do sol nesse verão, ou algum bichinho fofo que está chamando a atenção nas redes sociais e bombando na Web…

  11. como já tivemos o vai, e deu nessa merdança toda…

    agora terão que se virar com o vem dessa valsa doida e imunda, porque o que os americanos, e ingleses, menos querem é que o Brasil seja banido do mercado global………………………..

    “logo agora que temos em nossas mãos os maiores traidores da história, será banido”

    certamente alguém deve ter perguntado

  12. E, pelo jeito, essa putaria
    E, pelo jeito, essa putaria toda ocorria bem debaixo do nariz do proxeneta-mor, o herói nacional dono desse lupanar (com todo o respeito aos puteiros, esses sim, lugares honoráveis).

    1. Perfeito…

      supremo poder, mas não restrito aos posicionamentos jurídicos……………………

      acontece muito com os que investigam sem dar livre acesso às partes, seus respectivos representantes

      e aos advogados

  13. O Lula disse sabiamente: Quando se inventa uma mentira ……

    O Lula disse sabiamente: Quando se inventa uma mentira se fica preso a ela.

    E eu acrescento o seguinte: Para incobrir uma mentira inventam outra, quando a segunda é revelada vai-se para terceira e aí por diante. O problema é que quanto mais se mente mais fácil fica para descobrir, pois como se diz, mentira tem perna curta.

  14. FBI,CIA,KGB,MSS

    FBI,CIA,KGB,MSS CHINES,SCOTLAND YARD E O AGENTE 007 A SERVIÇO DE SUA MAJESTADE,A BND ALEMÃ,DPSD FRANCESA,MOSSAD,ATÈ A ABIN brasileira entrou na dança,mas ninguem,absolutamente ninguem sabia nem davam um dolar furado,pelo advogado espano-brasileiro Rodrigo Tacla Duran.Um modesto comentarista não cadastrado do Blog do Nassif,metido a gato mestre e a biscoito de sebo,ditado popular da minha terra,com seu faro de cão perdigueiro e conhecimentos da esfera politica-partidaria de fazer inveja ao capeta chupando manga,trouxe o dito cujo para o centro do palco e com toda educação que recebeu de um tal “Papai”,que ele vive a falar dia sim outro também,pediu ao nobre Editor que desse uma pesquisada na vida pregressa do elegante causidico.Ele que sempre deu ouvidos ao acima assinado,contrariando 95 % dos cadastrados estrelados daqui,eiros e vezeiros em não acertarem nem sugerirem nada de relevante,atendeu prontamente minha solicitação,digo mais,buscou parceira GGN/DCM(fui um dos promeiros a assinar o livro de ouro,haja vista,que os cadastrados daqui carregam uma cascavel em cada bolso) para irem fundo na empreitada.Taí o resultado,Rodrigo Tacla Duran falado para o mundo.Sou capaz de apostar,que a partir de hoje,a Lava a Jato,com Globo,Folha,Estadão,Fauto Macedo e picaretas mil,nunca mais será a mesma.Rodrigo Tacla Duram quebrou-lhe a virgindade.Se tudo correr dentro do previsto,no dia 02/12,depois de amanhã,estarei recebendo o Trofeu Bandolim de Ouro,edição 2017,como comentarista revelação da blogosfera desvairada.Acho que até André Araujo vai deixar as zangas de lado e se fará presente.Ademais,prometo aos senhores cadastrados e as senhoras cadastradas,contar em detalhes a historia nada edificante de Soninha Toda Pura e um tal de ESCOVÃO,que vocês continuam pensando que é aquele troço que antecedeu a enceradeira eletrica.

      1. Que intimidade é essa com

        Que intimidade é essa com esse negocio de procê?Isso é papo careta do Zebu Milton Neves,copia fiel sua nesta foto 3 X 4,identificado mais pela barriga do que pela cara.Como vivemos em um Pais governado por ladrões,sugiro que guarde o Trofeu  com toda segurança possivel,para não derreterem ele como fizeram com a Jules Rimet.A forma mais segura seria você sentar-se nela até a minha chegada,a não ser que você padeça do mal da flatulência em excesso como Paulo Francis.Era um bufão de marca maior.

    1. Nao me queiram mal,mas essas
      Nao me queiram mal,mas essas estrelas que voces colocam no rodape dos meus comentarios,tira bota,bota tira,estariam mais bem guardadas no mesmo local onde o cadastrado estrelado que se apresenta com a alcunha de Antonio Silva-Brasil,vai esconder meu Trofeu de Comentarista do Ano ate minha chegada no Bar do Alemao.Deve ser a nonagessima vez que imploro que nao as coloquem nos meus comentarios e ainda sou obrigado a ouvir desaforos de ser chamado de ousado.

  15. Advogados recrutados pela

    Advogados recrutados pela força tarefa são indicados aos candidatos a delator.

    Resta saber se há divisão de honorários.

    Que várzea!

     

  16. Quem é

    o procurador DD ?

    ele é o elo entre o advogado e o juiz que vai efetuar a mudança de sentenças.

    Lembrando que na farsa a jato, ao menos 07 sentenças tiveram as penas reduzidas.

    7 X 5 = 35 milhões de dolares

  17. Uma olhadinha na repercução,

    Uma olhadinha na repercução, FSP e Estadão valorizam em manchete a informação de que Janot indiciou Temer com documentos falsos. E Tacla Duran é um bandido na definição do juiz justiceiro, não merece crédito. Como estamos nos Estados Unidos do  Brasil, num linguajar vampiresco, ou Brasil dos Estados Unidos na realidade, esse depoimento “bomba”, se explodir, farão com que seja contra nós. A “porra” já está estancada há tempo. Mas a porra dos orgasmos fascistas contra aqueles que nos deram um pouco de esperança continuam a jorrar no piso e no andar de cima. Só cessará quando, mesmo metaforicamente, forem castrados. E para castrá-los metaforicamente temos que pegar nossas metafóricas AK-47 e sair às ruas. Ou então, algum dia, em algum momento, a resolução se dará sem metáforas.

  18. O Nassif tem que dá mais

    O Nassif tem que dá mais atenção, para o depoimento do procurador Miller fornecido ontem(29/11/2017).

    Na parte que Domus e Pimenta, conseguem a confirmação das viagens para os EUA  da PGR e força tarefa, para prestarem contas da lava jato. Miller relata uma viagem no começo de 2015,  e repercução na imprensa é nitido que ele se refere ao artigo do AA, que bombou, o artigo sobre a divergencia da procuradoria e não a advocacia da repuplica, ter uma agenda com a justiça americana. Sendo que a Petrobrás está sendo processada nos EUA. Inclusive ele usa uma frase que faz parte do artigo do AA, que a “Petrobras é vitima e não culpada dos ilicitos”. Outra ele revela que os esquema, na concepção deles ultrapassaram a Petrobras, por isso foram para os EUA , é claro ele se refere a Eletronuclear! que foram para os EUA e quando voltaram , de posse de informações ou instruções fornecidas pelo deparetamento de justiça dos EUA, prenderam o Almirante Othon!

  19. Senhora descontrolada é presa ontem por Calúnia e Difamação…

    Por acaso essa pessoa que aparece  já no final, a direita do vídeo, usando o chamado “pau de self” para filmar o Pimenta e o Damous é a mesma senhora descompensada que recebeu voz de prisão e foi presa acusada de Calúnia e Difamação contra os dois deputados e o PT, logo após o término dessa sessão de CPMI? 
     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador