Cunha conclui manobra e retoma redução da maioridade penal

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), concluiu a manobra para colocar em votação, mais uma vez, a proposta de redução da maioridade penal. Mais cedo, o Jornal GGN anunciou as articulações de Cunha para validar a tentativa. Retomando as chances de aprovação, será analisado um novo texto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, para o cometimento de crimes graves.
 
O projeto é resultado de uma emenda aglutinativa, que reúne trechos de mais de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apensadas ao texto que está na pauta do plenário. 
 
Também está em vistas de conclusão a manobra de Cunha de alterar regulamentações internas, para permitir a contabilização do seu voto e, assim, aumentar o quórum. “Eu era favorável à redução plena. Eu estou com raiva que eu não posso votar. Eu pretendo que se reinterprete o regimento para que eu possa votar”, declarou o presidente da Casa.
 
A ação ocorre depois de o plenário da Câmara derrubar, em votação histórica na madrugada desta terça-feira a PEC 171. O resultado teve como balanço 303 votos a favor, 184 contra e 3 abstenções. Para ser aprovado, a proposta precisava de, no mínimo, 308.
 
“Cunha e seus discípulos esnobam do resultado democrático da votação de ontem, que rejeitou a redução da maioridade penal, e preparam para hoje mais uma de suas manobras para votar novamente uma proposta quase idêntica, dando um golpe em nossa Constituição, e impor a sua vontade autoritária”, afirmou o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), em sua página do Facebook.
 
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

GOLPE À VISTA:Cunha e seus discípulos esnobam do resultado democrático da votação de ontem, que rejeitou a redução da…

Posted by Jean Wyllys on Quarta, 1 de julho de 2015

 
De acordo com o deputado, a única modificação no texto é a retirada do crime de tráfico na lista de responsabilidades penais a que os jovens passariam a ser submetidos. “A nova ‘emenda aglutinativa’, feita às pressas para poder repetir a votação, usa novamente a farsa dos “crimes hediondos” para reduzir a maioridade penal. Sabem o que é crime hediondo, por exemplo? A adulteração de xampu!”, manifestou Wyllys.
 
A decisão de Cunha ocorreu após o presidente da Casa reunir-se com deputados do PMDB e PSD, garantindo votações favoráveis para a proposta. Dessa vez, há ainda a tentativa denunciada por parlamentares contrários à redução de se fazer uma sessão sem a presença dos estudantes que se manifestaram ontem (30), no Plenário.
 
“Esta Casa não pode conviver com manobras. Hoje temos mais uma manobra de votar uma emenda que já foi derrotada”, afirmou o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). “Talvez o presidente da Câmara tenha dito que seria adiado para despistar. Eles querem tratorar”, disse Chico Alencar (RJ), líder do PSOL.
 
“Cunha vai tentar fazer o mesmo que fez com o financiamento empresarial de campanha: como perdeu, quer votar de novo, colocando em pauta um projeto novo, quase idêntico ao que foi rejeitado ontem, para reduzir a maioridade penal”, concluiu Jean Wyllys.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pede prá sair Herodes!

     “Eu era favorável à redução plena. Eu estou com raiva que eu não posso votar. Eu pretendo que se reinterprete o regimento para que eu possa votar”, declarou o presidente da Casa.

    A solução é muito simples, renuncie a presidencia e readquira plenos direitos de votar em todas as seções, afinal de contas, ladinos do jeito que, com certeza já conhecias as regras do jogos antes de se tornar candidato.

    Toda vez agora em que é derrotado trem que alterar a regra do jogo para que ele o favoreça. 

    Pegue a bola, enfie debaixo do braço, ou onde mais lhe aprouver.

  2. Este tal de Cunha tem tudo de

    Este tal de Cunha tem tudo de ruim, prá começar olha como começa seu sobre nome, com CU, é um golpista ! Canalha de grosso calibre, não se conforma com as derrotas e arruma chicanas para aprovar o que lhe der na veneta cheia de bosta !

    Imaginem um parlamentarismo, com um canalha destes de primeiro ministro ????

    É roça !

    Voltaremos para a ditadura em uma semana…..

  3. Deus que me perdoe…

    Mas o Senhor não teria um relampado para atirar nos cornos desse demõnio de óculos e implante capilar (que, inclusive, se arvora dizendo ser seu representante nos seus ensinamentos divinos)?

    Caramba! Quanta desfaçatez e desrespeito escancarado com as decisões democráticas! 

    O que fazer?

    Todas as frentes estão tomadas (Legislativo, Judiciário, Imprensa e Polícia) e a que sobre está subjulgada (Governo)… 

    Passo seguinte: o próprio desmonte do país… Que tristeza!

    PS. desculpem-me pelo desabafo.

  4. FUNDAMENTALISMO OBSCURANTISTA FASCISTÓIDE

    Seria até hilariante, se não fosse tão grave e tão triste.

    Então, se o poderoso da vez está com raiva, modificam-se as normas do parlamento, para aplacar a ira do déspota e subjugar o posicionamento político já livremente expresso pelo plenário?

    E não sobrevirá nenhuma reação das instituições democráticas?

    Que país é esse?

    Urge clamar pela resistência institucional organizada, para fazer frente ao tenebroso avanço do fundamentalismo obscurantista, patrocinado pela direita e seus plutocratas.

    É tempo de resgatar antigas práticas de legítima pressão política, através da manifestação enérgica e incessante de instituições representativas da sociedade civil, por meio de notas públicas e abaixo-assinados, bem como de campanhas populares de emails e telegramas dirigidos aos parlamentares e às lideranças políticas, além de outras formas legítimas, pacíficas e criativas de expressar o repúdio às flagrantes ameaças de teor fascistóde.

  5. INDECOROSA PLUTOCRACIA MIDIATIZADA

    Há muito já está claro que a origem dos males que ameaçam a nação está na nefasta influência do poder econômico no financiamento das campanhas eleitorais.

    Esta deletéria prática avilta a atividade política e distorce a essência da democracia, hoje transformada em uma indecorosa plutocracia midiatizada.

    Falta é a sociedade civil ser coerente diante da necessidade urgente de mobilizar as instituições democráticas para o exercício pleno do inexorável dever, relativo à defesa dos princípios inegociáveis da democracia, da preservação dos direitos trabalhistas e da reeducação dos delinquentes juvenis.

    Não à redução da maioridade penal.

    Não à terceirização.

    Não ao financiamento de empresas na política.

  6. Vai gostar de manobras assim

    Vai gostar de manobras assim lá na China, viu! Essa cara deveria trabalhar como manobrista em algum restaurante chic.

  7. E aí vem mais um mensalinho

    E aí vem mais um mensalinho para os parlamentares mudarem seu voto em favor desse monstro chamado cunha.

    lembrando que a ministra rosa weber é a maior cúmplice do psicopata.

  8. Já virou farra…

    Essas esculhambações só ocorrem graças a letargia do supremo. Se a liminar do mandado de segurança da EC do financiamento empresarial tivesse sido concedida esse delinquente de luxo não iria ousar dar outro golpe. A libertinagem do Eduardo Cunha só ocorre graças à tolerância do supremo.

    Aos poucos essa criatura está sabotando todas as instituições brasileiras. Se a coisa toda continuar nessa toada, o país irá se tornar parlamentarista e o Eduardo Cunha vai controlar todos os três poderes, inclusive o próprio supremo, pois poderá nomear cinco ministros.

    Ele é uma ameaça real que precisa ser contida!

    1. E o stf se OMITINDO…

      Caramba.

      A gente se esforça

      Estuda Trabalha Compartilha Discute Democraticamente…

       

      e basta uma meia duzia de canalhas bem-postos na politica e judiciario pra DESTRUIR as poucas conquistas que o Pais conseguiu…

       

      Que desesperança!

       

      Ah, nem…

       

      :(((

    2. Pois é, Wilton.

      Olha o estrago feito por esse boçal em apenas seis meses. E enquanto ele promove um retrocesso sem paralelo em tempo record, o pessoal fica aí reclamando de Dilma, como se ela fosse o que de pior está acontecendo no país. A mídia se omite de forma criminosa sobre Cunha. Sei, sei… A FSP fez um editorial protocolar pra livrar a própria cara quando estivermos vivendo as consequências desastrosas desse desmantelamento de nossas instituições democráticas. Mas basta ler as manchetes do jornal pra ver que as maldades, os venenos, estão sempre dirigidos a Dilma, Lula, o PT – nunca a Cunha.

      Estou muito, muito assustada. Vem por aí parlamentarismo (ao arrepio do plebiscito de 93), pena de morte e, se duvidar, Cunha é capaz de se coroar imperador, que nem Napoleão.

  9. Ele acredita que é Deus. Mas
    Eduardo Cunha já acredita que é Deus. Mas vai morrer como um qualquer. E nós comemorademos a morte dele.

  10. pela  constituiçao ele so

    pela  constituiçao ele so pode levar o projeto outra  vez pára  ser analisado pela  camara  no proximo ano legislativo  cabe  a todos  os  partidos  e politicos  honestos  e  a justiça  fazer  valert a constituiçao

  11. Tenho uma dúvida e queria

    Tenho uma dúvida e queria saber se essa redução da maioridade penal será só para os adolescentes que cometerem crimes ou eles também estarão liberados para: dirigir aos 16 anos, comprar bebida alcoolica, assistir filmes que antes eram proibidos, passarem as noites nas baladas, irem para móteis, etc. etc. (Sei que hoje alguns fazem isso, mas já pensaram??).

  12. Ele e os “seus” sabem que está tudo dominado

    Nossa!!!

    O Brasil entrou numa rota descendente que parece ninguém segura mais; Essa é a certeza de Cunha. A sua ousadia e cara de pau denuncia isso.

    Mas a pilantragem é geral e nada acontece. Gilmar M faz o que quer, Janot faz denuncia quem ele quer, Moro desafia a constituiçao e manobra as delaçoes para extarir confissoes s depois vaza só o que ele quer;

    A polícia federal faz o que quer, declara oposiçao ao governo em rede social, tem até tiro ao alvo usando a figura da chefa da Naçao;

    Joaquim B usa a internet para mandar demitir ministro e dar pitecos no governo;

    Jornalista brasileira tentar humilhar a Presidente do seupróprio  país dentro da Casa Branca;

    Um jornal coloca a cabeça da Presidente do país numa bandeija e da-lhe esculhambaçao;;

    Eduardo C manda às favas o regimento, dá uma banana à todos, e coloca projetos em voltaçao quando e do jeito que ele achar melhor; Nao há regras para ele;

    Serrra vai prá cima do pré-sal e ri do Brasil e dos brasileiros; Que se exploda o povo e a economia do país; Ele quer é mai$$ !! 

    É um festival de desmandos.

    É prá arrebentar com o país mesmo.

    Quem diria o país ir para o ralo logo depois das eleiçoes? Nao imaginaria isso jamais..

    Diante dos acontecimentosdos dos últimos meses, fica difícil nao ser pessimista com tantos inimigos internos e externos. Os ataques sao contínuos. É para sufocar e dar nao tempo nem de articular uma reaçao. Estaá tudo atropelado. 

    Alguém arriscaria dizer como o Brasil vai ficar depois de todos os movimentos da oposiçao concluídos? É um filme de terror..

     

  13. ST sem J

    Se o Tribunal existe é o da Suprema esculhambação da Justiça. Inoperante, falacioso, tendencioso, omisso. A permissividade e  a tolerância (salvo as idolas)  parecem ser a regra da casa.  Com tanta obscenidade, onde as faces vermelhas?  À falta pudor, ficamos nós envergonhados com tanta p… cavando sem medida masmorras às virtudes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador