Cunha divide comando de novas CPIs entre opositores do governo

Jornal GGN – Na próxima semana, o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) pretende se reunir com líderes partidários contrários ao governo Dilma Rousseff (PT) para discutir, entre outros tópicos, a divisão do comando das quatro novas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) que serão criadas na Casa já no próximo mês.

Segundo informações do Painel (Folha) desta sexta-feira (31), para aumentar o incômodo do governo, Cunha vai entregar ao DEM a condução da CPI dos fundos de pensão, que promete ser a mais agressiva de todos. 

Embora a CPI do BNDES seja a mais visada pela oposição, os deputados não querem entrar em rota de colisão com empreiteiras ou serem acusados de comprometer ainda mais a economia do País fazendo forte pressão sobre o banco público. Por isso, Cunha deve deixar essa CPI sob as asas do próprio partido, o PMDB.

Ao PSDB restará a CPI dos crimes cibernéticos. Essa semana, os tucanos deram sinais de que pretendem usar a comissão para investigar a campanha de Dilma em 2014. Aécio Neves, que terminou em segundo lugar na disputa, alega que perdeu as eleições para a “máquina do PT”, referindo-se aos vastos recursos financeiros empregados pelo governo para garantir a reeleição da presidente. O tucanato pretende explorar o uso das redes sociais pelo PT para atacar a imagem de adversários políticos do governo, entre outros pontos.

A quarta CPI a ser instaurada é a que investigará maltratos a animais. A Câmara só permite cinco comissões de inquérito ao mesmo tempo. A CPI da Petrobras, que funciona a reboque da Operação Lava Jato, seguirá aberta.

Leia também:  Lava Jato em SP nunca denunciou 1 político do PSDB, que governa há 24 anos

Gratidão

O Painel ainda destacou que em troca da parceria com Cunha, “tucanos e democratas se calam sobre a acusação de uso da CPI da Petrobras para ameaças e extorsão a advogados e delatores da Lava Jato.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

5 comentários

  1. O Cunha está cavando com

    O Cunha está cavando com grande rapidez sua cova politica.Se o PSDB  aderir a está chantagem fica claro que realmente o partido recebeu dinheiro atraves de seu ex-presidente para acabar com uma CPI.E faz qualquer coisa para voltar ao poder.

    Cunha está brincando.Ele parece ser profissional no ramo, mas não é.Profissional é o Renan, que já passou por varias acusações e voltou a ser Presidente do Congresso.

    A batata de Cunha está assando.

  2. Onde chegaram

    os partidos políticos brasileiros e estrangeiros ? Uma máfia endoidecida pelo poder e pelo dinheiro, que podem conseguir através dele. Amor ao próximo, amor ao país… nada mais conta. O que me preocupa aqui em nosso país  será  a mudança da midia, se os tucanos novamente tomarem o poder. Tudo bem, temos a internet, mas terá ela a mesma força atual, ou pode ser podada por eles, como sempre fizeram com a finalidade de esconder suas sujeiras.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome