Cunha negocia com Temer sucessor que assegure seu mandato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A conversa do presidente afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com o interino Michel Temer, na noite deste domingo (28), foi para fechar um acordo: o peemedebista só renuncia se o sucessor na cadeira da Câmara não colocar em risco o seu mandato como deputado.
 
O teor da conversa foi relatado por interlocutores de Temer à reportagem de O Globo: uma discussão sobre qual deputado não o abandonaria, caso se elegesse presidente da Casa, e pudesse proteger o seu mandato. O deputado em questão é Rogério Rosso (PSD-DF), a quem Cunha ainda garante manter trânsito.
 
Por outro lado, o acordo beneficiaria o governo do interino, que vive uma agenda instável junto ao provisório Waldir Maranhão (PP-MA), além dos respingos da cassação contra Cunha recaírem sobre seu governo. 
 
As fontes ouvidas pelo jornal acreditam que a renúncia “é ótima para o governo”. “Não dá para a Câmara ficar parada deste jeito, com um presidente interino que deixa uma semana toda sem votar nada. Há algum tempo teria sido mais fácil viabilizar este tipo de acordo. Mas deixa ele (Cunha) tentar, vamos ver no que dá”, teria afirmado um auxiliar de Michel Temer.
 
Para viabilizar a eleição de Rosso ou de um nome do peemedebista ao posto, Cunha insinuou necessitar ajuda de Temer, por não ter condições de articular sozinho, devido ao isolamento. “Não dá para querer que ele renuncie sem o compromisso de que o sucessor não lhe seja hostil”, disse o assessor, indicando a troca de favores.
 
Rogério Rosso, por sua vez, preenche os requisitos para o momento atual: pertence a um partido médio, tem um perfil conciliador e ganhou certo reconhecimento na presidência da Comissão Especial do Impeachment. Mas ainda falta articular apoio suficiente dos partidos da antiga oposição. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. SUCESSOR QUE NADA

    Fico pasmo com as análises desconcentradas da ala progressista brasileira, o título mais adequado e que deveria ser motivo de escritaa uníssona é de que TEMER NEGOCIA SEU PRÓPRI MANDATO DE PRESIDENTE, senão vejamos CUNHA JÁ DEVERIA TER CAÍDO, e qual seria o argumento de NÃO TER PEDALADA  e de não ter tido um PRESIDENTE ISENTO, senão vingativo à Presidenta Dilta. SE CUNHA CAIR, CAI TEMER. Por isso que a leegalidade não vence uma, há muita desconcentralção de obejetivoss na parte legalista e no GOLPE, basta a GLOBO, que concentra a ilegalidade, com roupagens legalista.

  2. Presidente da república

    Presidente da república interino  acusado por receber propina, presidente do Senado ausado de receber propinas, presidente da câmara denunciado por receber propinas, senado com vários senadores acusados de receber propina, câmara dos deputados idem. A  presidenta Dilma é afastada acusada de assinar 3 decretos, sem nenhuma acusação de receber dinheiro ilícito é afastada. ISSO É O PAÍS DOS COXINHAS

  3. AJUSTANDO CONTAS….

    O golpista traidor está confirmando o que dissera no dia 24 de maio (sabe lidar com PARCEIROS) .

    Colocou uma colaboradora da GRoubo no BNDS, assinou um decreto lei sob medida para a GRoubo, despachou o ministro careca pra Curitiba para acertar os ponteiros com o juiz da Farsa a Jato, e agora, na madrugada deste último domingo combinou uma melhor saída para o chefão Cunha .  

  4. João, 10:10 – O ladrão vem

    João, 10:10 – O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir.

    Nassif: contra fatos não há argumento. É bíblico. Cunha e o Inelegível do Jaburu são parceiros de partido e de botim. Delcidio e Machado escancaram a porteira. O Comando Vermelho e o PCC, mesmo trancafiados, não mandam salves aos seus subordinados? Imagine aquelas quadrilhas soltas. Daí, a reunião é válida. E sem têm poder de manobrar (inclusive no Judiciário), auxiliados que são pela grande mídia, não se pode esperar diferente. É lógico, não vão botar pessoa honesta para dirigir desígnios malignos e ilegais. Portanto, as ações e os encontros deles estão nos conformes do esperado. E dentro dos mais de 2/3 do Câmara o que não falta é candidato à missão.

  5. No escurinho da noite…

    Temer recebe Cunha no “seu palácio”.  Não tem escolha. Tem que receber, obedecer e dizer: AMÉM. Afinal eles se entendem…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador