Cunha agora propõe ao governo acelerar DRU em troca de mais emendas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Para afastar o risco de perder a presidência da Câmara e o mandato em função da Lava Jato, Eduardo Cunha (PMBD) decidiu apresentar uma pauta propositiva a setores da Casa e ao governo. Segundo informações do Painel da Folha desta sexta-feira (23), a este último, Cunha propôs acelerar a tramitação da DRU (desvinculação de receitas da União) em troca de mais emendas impositivas – agora, não mais individuais, mas para as bancadas partidárias.

“Além de flexibilizar medidas impopulares, como a que restringia a presença de assessores em sessões extras, voltou a batalhar por bandeiras de sua campanha” junto aos deputados, publicou o Painel. A oposição tem ventilado, com ajuda da imprensa, que Cunha fez um acordo com setores do PT para ser poupado em um eventual processo de cassação de mandato. Em contrapartida, ele enterraria as ameaças de impeachment.

Na manhã desta sexta, o ex-presidente Lula negou o acordo e disse estar “cansado das ilações” da imprensa e da oposição sobre a possível negociação com Cunha. Ele não negou, contudo, que tem mantido bom diálogo com agentes de vários partidos, e defendeu, ainda, o direito de defesa de Cunha. 

O colunista Ilimar Franco (o Globo) informou que outra “esperança” para o Palácio do Planalto é a criação da CPMF. “O aval dos governadores e dos prefeitos ajuda [na aprovação, uma aposta do governo]. O apoio de parte do Congresso também. Um ministro lembra que, em 2008, no governo Lula, ‘nós só perdemos por um voto’.”

Além da DRU, a CPMF é um dos projetos que interessam ao governo pelo impacto na arrecadação e gastos públicos. Mas neste último caso, Cunha vem dizendo que dificilmente Dilma teria condições de aprovar um novo imposto na Câmara. Pelo menos, não este ano.

Emendas

Ainda segundo Ilimar, a bancada do PMDB já começou a se preocupar com outra questão  -esta, pós reforma ministerial: os cargos de segundo e terceiro escação nos ministérios atribuídos ao partido.

“O gabinete da liderança do PMDB na Câmara virou ponto de romaria depois que o líder, Leonardo Picciani, emplacou dois deputados na Esplanada. O objetivo agora é ocupar cargos nos estados e de segundo e terceiro escalões”, acrescentou Ilimar.

De acordo com o Painel, “apesar de terem sido avisados pelo Planalto há cerca de 10 dias de que recursos para emendas parlamentares foram liberados aos ministérios, líderes na Câmara se queixam de que a verba ainda não começou a ser empenhada pelas pastas.

 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. A Câmara possui  513

      A Câmara possui  513 deputados. 467 nNÃO assinaram. Por aí se pode ver como o bandido tem  apoio. Os deputados que assinaram, o fizeram  individualmente, não por indicação da bancada. Aí està o grande apoio.  Os presidentes dos maiores  partidos, psdb, pt, pmdb, psb, também se omitem/compactuam. O governo é complacente e Lula não ataca Cunha, pelo contràrio, diz que ele é assunto do Legislativo e do Judiciàro e não do partido. TODOS ESSES COMPACTUAM COM CUNHA. Nenhum desses é capaz de pedir sua renúncia. VERGONHA ,

  1. 2016

      Sem a CPMF será dificil atravessar 2016, já sem a DRU não se governa, o executivo fica emparedado, sem qualquer possibilidade de intervir, até de negociar.

       Com Cunha, sem ele, com qualquer outro, a DRU tem que ser aprovada, pouco importando a forma que será utilizada, troca de cargos, aprovação de emendas, nomeações de cupinchas – vale tudo.

  2. Ver tambem o

    Ver tambem o obvio:

    jornalggn.com.br/noticia/permanencia-de-cunha-prorroga-a-chantagem-como-metodo-por-maria-cristina-fernandes

    Legalilzacao da chantagem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador