Para aprovar gasto extra, Cunha inclui gays no benefício

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O presidente da Casa quer adotar cota parlamentar para passagens aéreas de cônjuges, incluindo de relações homoafetivas

 
Jornal GGN – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), inicia a articulação com grupos minoritários, de forma a conseguir apoios e amenizar imagem negativa de conservadorismo. Hoje (26), o deputado anunciou que os cônjuges de deputados gays terão acesso aos recursos da cota parlamentar para compras de passagens aéreas entre Brasília e o estado de origem. A inclusão seria uma das formas de adotar o gasto extra, mas com uma tentativa de não causar resistência.
 
A mesa diretora da Casa aprovou essa resolução, permitindo o pagamento de passagens aéreas a cônjuges de parlamentares. Cunha afirmou que a Câmara usará o mesmo critério adotado pelo Ministério das Relações Exteriores para conceder passaportes diplomáticos. Nesse caso, o Itamaraty inclui a certidão de casamento ou de união estável, incluindo a relação homoafetiva, como requisito para emitir o documento diplomátivo. 
 
A decisão da mesa diretora teve repercussão negativa, pelos excessos de gastos. As bancadas do PPS, PSOL e PSDB anunciaram que abrem mão das passagens aéreas para seus cônjuges. Chico Alencar (PSOL-RJ) explicou que os parlamentares têm condições de bancar as passagens com o salário que recebem. O líder do PPS, Rubens Bueno (PR) caracterizou a medida como não “moralmente aceitável”. 
 
“Os deputados do PPS não aceitam que o dinheiro público seja usado para pagar passagens aéreas para cônjuges de parlamentares. Somos solidários com o momento porque passa a população brasileira”, disse o líder do PPS.
 
Com informações do G1.
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rubens Bueno (PR)

    Rubens Bueno (PR) caracterizou a medida como não “moralmente aceitável”.

    Superou-se.

     

    Em tempo:

     

    Atriz Emma Thompson e o marido se recusam a pagar impostos até sonegadores do HSBC irem presos

     

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/atriz-emma-thompson-e-o-marido-se-recusam-a-pagar-impostos-ate-sonegadores-do-hsbc-irem-presos/

     

    Suzana Vieira, Rosamaria Murtinho e cia vão seguir o exemplo? k k k

     

  2. Repetindo o comentário no

    Repetindo o comentário no post mais adequado.

     

    MANIFESTO EM DEFESA DE NOSSOS DEPUTADOS FEDERAIS

     

    É com profunda REVOLTA E ESTUPEFAÇÃO ,( como brasileiro,bem informado) que li críticas maldosas na grande imprensa canalha e em alguns blogs de aluguel sobre a

    Decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados de permitir aos  conjuges  dos Deputados que possam viajar às custas da Câmaras dos Deputados .(acompanhando seus maridos ou esposas  em seus deslocamentos de e para Brasília)Noticiam isso como se fosse um escândalo e ainda se apegam que os Deputados Federais só trabalharam neste mês apenas 6 dias e recebendo integralmente “esquecendo “ propositadamente que tivemos neste mês , o Carnaval.Será que esses desocupados que freqüentam esses blogs não percebem que o exercício da Democracia custa caro ?Será que não percebem que o resto do ano nossos Deputados trabalham ,e trabalham muito para melhorar a nossa democracia.? Teremos ,agora a CPI da Petrobras,de vital importância para nosso país,onde experientes Deputados tentarão salvar nossa mais importante empresa

    Será que terei que desenhar para que possam entender ?

    Esta manifestação também é em defesa da família brasileira   ,já que nossos Deputados,acompanhados de seus cônjuges estarão livres das tentações que ocorrem em uma cidade como Brasília..Além de tudo,para que tanto estardalhaço ?Esse gasto adicional é apenas uma “merreca” de pouco mais de 100 milhões ao ano.

    Se  não estivesse momentaneamente impossibilitado de me locomover iniciaria  uma cruzada por todo o Brasil para desmascarar essa imprensa canalha e imbecil . Como  bem disse o engenheiro Renato Duque ao ser preso;
    _Que país é esse ?

     

    Se algum desses críticos maldosos quiser discutir comigo estarei sempre à disposição,no horário das 15 às 17 horas no Manicômio do Judiciário ,Bloco A ,Ala 2 ,pedir para chamar o OTÁRIO , e passem muito bem !(Se vierem,tragam maçã ou banana )

  3. Acabou

    Pode malhar o Cunha a vontade. O jogo virou e agora vivemos, de facto, um parlamentarismo com Michel Temer como primeiro-ministro.

    As escolha foram feitas.

    Dilma passa a ser Chefe de Estado, apenas.

    Sem revoltas, sem luta e sem o doloroso processo de impeachment, o PMDB assume o protagonismo da política, como já havia feito em 85 e em 92.

    Pronuciamento do Primeiro-Ministro :

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=wG2aU2lNjFc%5D

    1. De fato assim é.

      Mas o Primeiro-Ministro não seria Cunha?

      Não que mude algo, apenas um formalismo.

      E para dar mais consistência e coerência ao todo só falta Levy se filiar ao PMDB.

  4. Quem quer dinheiro? Quem quer dinheiro?

    Talvez uma forma de contornar, de superar, de evitar o dilúvio de bobagens que virá da Câmara dos Deputados seja criar o Auxílio Silêncio, uma ajuda de custo para o parlamentar que não abrir a boca durante o tempo de seu mandato, seja no plenário, em algum evento público ou através da imprensa.

    Uma outra boa seria o Auxílio Abstenção, uma ajuda de custo para o parlamentar tranqueira não votar seja o que for.

    Ou talvez, até, criar o Auxílio Via Láctea, custeando a viagem pra Marte, apenas de ida, dos 267 deputados que votaram em Eduado Cunha para presidente da Câmara, mais seus amores, oficiais ou não. Poderão criar uma nova civilização! Homo Pmedebenses! Sempre em todos os lados da Fôrça!

  5. Imoralidades congressistas

    Rapaz, pense num evangélico , sem vergonha , hipócrita , cínico e dissimulado . Se eu fosse evangélico , e esse cara entrasse na minha Igreja eu o botava pra fora na base dqa “bibliada” nas costas aos gritos de “sai satanás” . Como não sou evangélico e boa parte deles não vê mal quando um outro , ele deve ser respeitadíssimo no meio.

  6.  
    Não vejo racionalidade

     

    Não vejo racionalidade neste descontentamento com a ascensão desse mequetrefe deputado Cunha para presidir uma das casas do Congresso Nacional. Este indivíduo, ao que parece, está em plena condição legal para tal mister.  Foi eleito para Deputado Federal democraticamente,  e, em conformidade com os estatutos  daquela Casa foi escolhido pelos seus confrades para presidir a Câmara Federal.

    Ah! Resmungam uns tantos inconformados. Mas este filho .. ….* mercadejou, comprando, não apenas os votos pra se eleger deputado, assim como, barganhou furunfando  internamente para presidir a casa.

    Na democracia, temos que  apreender, e também aprender: o voto do desinformado é válido para eleger quem do seu agrado. Se o cabra é votado, se elege e se revela uma impostura, ótimo! Nunca mais vota-se no canalha. Aliás, o povo, assim procedeu  com aquele professor FHC. O hipócrita que a todos engabelou, costurando com seus mandantes de Washington, a compra de um segundo mandato para completar o desmanche do patrimônio nacional, que havia negociado  com os gringos. Se não fosse eleito, até hoje, o sacripanta tava ai engando a deus e ao mundo.

    Agora, até seus comparsas tucanos, demonstram certo constrangimento quando obrigados a aturá-lo em público. Imagine se haverá algum idiota, disposto a eleger o estrupício, mesmo sendo para porteiro de casa de mulher de vida fácil.

    Orlando

    1. Acontece que até a próxima

      Acontece que até a próxima eleição já imaginou quanta coisa má esse sacripanta pode fazer? Até ter ele como nosso Presidente da República é possível (nem Deus há de deixar)

  7. O melhor a se fazer no
    O melhor a se fazer no momento é o governo dialogar e compor com Cunha. Procurar entrar em acordo nos temas. Ter Cunha como inimigo é muito pior. Ele sabe agir nos bastidores e não descansa um minuto, tem dois anos e fará tudo pra aproveitar esse período. O governo tem que tentar acordo para matar a Pec da Bengala e ter força para rechaçar qualquer tentativa de impeachment e compor junto aos orgaos do judiciario para que se evite a quebra das empresas na Op lava jato. É necessário que o governo não se afaste de Cunha porque o regime da partilha não é do agrado de Cunha, se o governo ficar distante ele pode aprontar problemas maiores. Uma coisa Cunha tem que é atitude pra agir ao invés de ficar na teoria passivo. A passividade clara do Ministro da Justiça no caso da quebra das empresas na lava jato e o caos econômico que isso pode produzir me faz pensar que se o PT tivesse um Cunha petista ou um Gilmar Mendes petista , a coisa seria diferente e a caçada juridica midiatica seletiva e selecionada do Juiz tucano Moro, procuradores e delegados tucanos do MPF do Paraná já teriam sido desmascarados e o golpe desarmado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador