Eduardo Cunha se jogou na área para cavar um pênalti, diz petista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O deputado federal Paulo Teixeira (PT) sugeriu, em sua conta oficial no Twitter, que o deputado Eduardo Cunha (PMDB), favorito na disputa pela presidência da Câmara, criou um “factoide” para tentar reduzir os impactos negativos da Operação Lava Jato sobre sua imagem e, consequentemente, sobre sua campanha.

“Eduardo Cunha, sentindo a derrota para a presidência da Câmara, inventa um factoide e atira-se na área para cavar um pênalti. Cartão amarelo!”, escreveu Paulo Teixeira. O petista acompanha de perto a empreitada de Arlindo Chinaglia, candidato do PT à presidência da Câmara. Além de Chinaglia e Cunha, também disputa a principal cadeira da Casa o deputado Julio Delgado, do PSB, com apoio de partidos da oposição ao governo Dilma Rousseff (PT).

A declaração de Paulo Teixeira surgiu na noite desta terça-feira (20), após Eduardo Cunha convocar uma coletiva de imprensa para “denunciar” o que chamou de uma “alopragem” com o intuito de prejudicar sua candidatura à presidência da Câmara.

Segundo Cunha, no último sábado, um homem que se identificou como agente da Polícia Federal foi seu escritório, no Rio de Janeiro, entregar um áudio que supostamente seria anexado nos processos da Lava Jato para sustentar o envolvimento do peemedebista com os escândalos na Petrobras. No áudio, duas pessoas conversam de maneira roteirizada, sugerindo que estão no esquema em que Cunha foi acusado de receber propina a mando do doleiro Alberto Youssef. Cunha nega as informações.

O peemedebista sugeriu que um dos homens que conversam no áudio tenta passar pelo policial federal apelidado de Careca. Este, segundo revelado pela imprensa nas últimas semanas, afirmou em depoimento à PF que entregou uma mala de dinheiro em um endereço no Rio, a pedido de Youssef. O destino dos recursos seria as mãos de Cunha, mas o jornal O Globo apurou que o endereço indicado por Careca pertence a um advogado aliado de outro político, este apadrinhado por Cunha.

Contra o governo?

Cunha disse à imprensa que acredita que o áudio é uma fraude elaborada pela cúpula da Polícia Federal contra ele. Ele não quis citar nomes. No Twitter, o peemedebista escreveu: “Quero deixar bem claro que não acusei o governo [Dilma] de nada na denúncia que fiz. Tanto que procurei o próprio governo, no caso o ministro da Justica, para abertura de investigação policial do fato. Se tivesse a certeza de que era o governo, teria procurado direto o Ministério Público e não o governo. O que relatei foi a versão que me passaram, o que não quer dizer que tenha aceito a versão como fato.”

Em nota, a PF rechaçou a acusação de Cunha contra a corporação. 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “No áudio, duas pessoas

    “No áudio, duas pessoas conversam de maneira roteirizada, sugerindo que estão no esquema em que Cunha foi acusado de receber propina a mando do doleiro Alberto Youssef” (…) “Cunha disse à imprensa que acredita que o áudio é uma fraude elaborada pela cúpula da Polícia Federal”:

    Qualquer tecnico de som pode dizer que as frequencias da gravacao estao, digamos, “fartas” demais.  Nao tem som nem de grampo, muito menos de gravacao telefonica.

    Repetindo o que ja disse antes, so pra irritar o ministro da justica:  a PF nao tem nada a ver com isso, e um dos caras do grampo denuncia freudianamente quem esta atraz disso, ao fim da gravacao.   Sim, aquela correcaozinha que ele faz no fim.  Aquela mesmo, bem pikinininha.

    Ela denuncia CUNHA e nao ninguem da PF.

  2. Sinceras condolências aos

    Sinceras condolências aos eleitores do Senhor Eduardo Cunha. Faz parte do Estado Democratico de Direito transformar em Deputado Federal uma criatura como Eduardo Cunha. Nas próximas eleições, daqui a quatro anos, os EduardoCunhoFilos terão a oportunidade de corrigir a lambança eleitoral da qual são os responsáveis diretos.

  3. Áudio de ECunha

    Nassif,

    Em minha opinião, o deputado Paulo Teixeira acertou na mosca.

    ECunha inovou, ao passear pelo país de ponta a ponta prá cabalar votos com máquina de calcular na mão, e lá prás tantas viu que não conseguiria vencer para chegar à presidência da Câmara.

    Derrota à vista e projeto napoleônico indo pro brejo, o jeito foi apelar pro áudio, afinal, se o artifício deu certo com GMendes e Demóstenes, por que não daria certo com ele ?

    É uma pena que a PF republicana não vá até o fim desta tragicomédia, um caso de puliça. De tudo isto, só sinto pelo notável tucano Carlos Sampaio, que logo apareceu em apoio a ECunha e ficou, como sempre, pendurado no pincal.

    1. Caro Alfredo, acertaste na

      Caro Alfredo, acertaste na mosca no diagnóstico do Nobre lob…, digo, Parlamentar Cunha. Um caso de “Puliça”. Já o Nobre Carlão é problema neurológico mesmo.

  4. Que lambança a desse

    Que lambança a desse Cunha. 

    Me fez lembrar daquele jogador do Cruzeiro que ficou famoso ao criar a jogada da Foca. Entrava na área adversária controlando a bola com a cabeça. A mídia adorou. E foi só. Atualmente joga no Limbo F.C.

    1. Essa montagem está me

      Essa montagem está me parecendo coisa de quem quer ajudar Cunha. Se o próprio Cunha faz a mutretagem fica fácil de investigar. Agora se feita por alguèm de outro partido que tem interesse na eleição de Cunha a montagem fica muito mais difícil de ser desarmada. Agora, para quem vai investigar, basta seguir a trilha dos interesses e descartar o envolvimento direto do Cunha e vai chegar no autor do falso diálogo. Acho que a PF deveria ir fundo pois o nome da corporação está em jogo. Simples assim meu caro Watson!

      1. “descartar o envolvimento

        “descartar o envolvimento direto do Cunha e vai chegar no autor do falso diálogo”:

        O “ele te chama” nao deixa possibilidade de descartar Cunha.  Muito pelo contrario.  Isso eh psicologia policial 101, tem uma MONTANHA de casos policiais  no youtube baseados nisso.

        Nao passa debaixo do nariz de um policia investigativo de maneira nenhuma!

  5. As conversas na gravação

    As conversas na gravação parecem roteiro de novelinhas da Globo. Péssimos atores.

    É a estratégia da direita, todas as acusações de corrupção contra eles acabam assim: provas viram dôssies; grampos sem áudio, e, sempre, os “aloprados”.

    Esse é o script pra defender corruptos dos grandes.

  6. cavou o grampo, gritou com o

    cavou o grampo, gritou com o juíz,

    cavou o grampo do próprio  áudio,

    avisou seus parceiros conluiados da grande

    mídia…

    para espetacularizar a coisa, 

    caiu na área.

    bola na rede, na trave, ou longe do gol…

    como dizia o locutor da rádio globo

    com qualquer chute só pra emendar

    com a propaganda da eletropaulo:

    fique longe da rede. não seja eletrocutado!;

  7. Texto lido

    A voz da gravação que pese para não citar nomes parece a do totoro do porta dos fundos. A montagem é clara e o deputado piscou. Tá muito preocupado a ponto de acusar a cúpula da PF. Porém depois dessa se não for pego, não será jamais.

    1. Mas, a cúpula da PF é está

      Mas, a cúpula da PF é está proporcionando esse cinema do Eduardo Cunha. Esse carrinho por trás. É EVIDENTE, foi ensaiado nos seus mínimos detalhes. A Polícia Federal está agindo SISTEMATICAMENTE para prejudicar os interesses do Planalto. 

    2. “Tá muito preocupado a ponto

      “Tá muito preocupado a ponto de acusar a cúpula da PF. Porém depois dessa se não for pego, não será jamais”:

      Que incrivel!  Parece ate que eu sou policia, leigos nao entendem!

      O “ele te chama” ja diz que Cunha teve contato telefonico com as vozes!

      Entenderam agora?

  8. Pura montagem

    Desculpa audio muito amador! Gritante até! Com certeza foi criado para que a opnião pulblica mudasse a favor dele. Eu que não tenho nenhuma experiencia no ramo, de cara vi que era pura armação. Será que ele pensou que o Brasil ia cair nessa??

  9. como sou de sumpaulo aposto

    como sou de sumpaulo aposto um copo d agua.que a proxima capa da veja! será o que,o que….o Auto grampo ou audio sem grampo….toda vez que uma investigação da PF começa a chegar nos herois do PIG,tem uma denuncia anonima,dossie,grampos sem audio….bla,bla,bla,tudo para anular a investigação.

    Mais eu tenho esperança que o documento que consta o pedido da odebrecht para aecinho melar a CPI vai vim atona com gosto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador