Cunha tem até hoje para entregar defesa no Conselho de Ética

Jornal GGN – O advogado de Eduardo Cunha tem até o final do dia de hoje (21) para apresentar a defesa do presidente da Câmara ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Cunha foi notificado em 7 de março e teve dez dias úteis para preparar seus argumentos. Apresentada a defesa, o deputado Marcos Rogério, relator do processo, terá até 40 dias úteis para ouvir testemunhas e pedir acesso a documentos e informações.

Rogério provavelmente pedirá acesso ao processo conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga Cunha por recebimento de propina em contratos de empreiteiras com a Petrobras. Também deve juntar ao processo as investigações sobre as contas do deputado no exterior.

A representação contra Cunha no Conselho de Ética foi apresentada pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade. Os partidos acusam o presidente da Câmara de ter mentido na CPI da Petrobras quando afirmou que não tinha contas no exterior. Documentos do Ministério Público da Suíça comprovaram a existência de contas ligadas a ele no país.

Amanhã, às 9 horas, uma reunião na Comissão dará ciência da defesa e iniciará, oficialmente, o prazo da nova fase das investigações. Em 21 de abril, o andamento do processo completa 90 dias, o que força o comitê a trancar a pauta e tratar apenas da questão até que a votação seja concluída.

Cunha deve recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para esclarecer questões regimentais. Só depois de uma decisão da CCJ – e no caso de o recurso ser negado – é que o processo segue para ser votado pelo plenário. Caso tenha estourado o prazo de 90 dias, a votação fica no topo da pauta da Câmara.

Com informações da Agência Brasil

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

42 minutos ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

44 minutos ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

1 hora ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

3 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

4 horas ago

Aniversário do poeta Manuel Bandeira – a Evocação do Recife, por Urariano Mota

Me ocorreu – descobri, talvez -  que o seu eterno poema Evocação do Recife é…

5 horas ago