Datafolha mostra Congresso dividido entre apoio a Temer e Diretas Já

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Câmara

Jornal GGN – Uma pesquisa Datafolha feita com 311 congressistas (275 deputados e 36 senadores) mostra que 46% dos entrevistados são a favor da PEC das Diretas Já e outros 47% querem que Michel Temer saia da presidência. Desse total, 36% acreditam que o caminho é a renúncias e outros 34%, cassação via Tribunal Superior Eleitoral. Outros 47% disseram que são contra à PEC e 40%, que Temer deveria continuar no cargo até 2018.
 
A pesquisa apontou ainda que a maioria esmagadora dos parlamentares consultados não têm um candidato para eleição indireta, o que reflete o conflito entre partidos da base e da oposição a Temer em busca de consenso na eventual disputa.
 
Do total de entrevistados, 61% disse que não sabe em quem votaria em caso de eleição convocada pelo Congresso. 9% citaram espontaneamente Rodrigo Maia, presidente da Câmara, como o favorito. Nelsom Jobim, Lula e FHC empatam com 2% das intenções de voto. 9% se recusam a responder essa questão e 5% bão sabem. 
 
Nomes como Tasso Jeiressati, Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles e Carmén Lúcia acumularam 1% cada. “Outros nomes” e “nenhum”, 5%.
 
Quando uma lista de candidatos é sugerida pelo instituto, Rodrigo Maia desponta com 13% da preferência, seguido por Nelson Jobim (7%). Alckmin, FHC e Alvaro Dias marcam 5%. Lula, Ciro Gomes, Bolsonaro e Carlos Ayres Britto, 3%. A maioria (21%) dos congressistas rejeitou qualquer um dos nomes, deu outro nome (12%) ou disse que não saberia em quem votar (10%).
 
A reportagem da Folha deste domingo (4) sobre a pesquisa está disponível aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Salada de números feita para confundir

    A credibilidade dessa pesquisa — como aliás de qualquer pesquisa, especialmente do DataFarsa — é a de uma nota de 3 reais. Lula só com 2% dos votos? Nem nesse Congresso calhorda isso seria verdade, ainda existe uma oposiçao, mesmo se fraca. E números feitos para confundir. Como, 46% dos votos sao a favor das Diretas (e deles só 2% de Lula, rs) e ‘OUTROS’ 47 querem que Temer saia? Como sobram 40% para ele continuar no cargo? Redaçao feita para confundir.

  2. Com 1/3 da Câmara Temer fica. Simples assim.

    STF/PGR precisam de autorização de 2/3 da Câmara p/processar Temer.

    Chamada 3/6: atualizado com prisão do Dep. ROCHA – “mala de 500 mil”- LOURES

    <<MORO, JANOT e FACHIN dançam no “BAILE” do “ACORDÃO”>>

    Como temos registrado no blog, houve nos últimos dias muitas “piscadelas”, de um lado, e “exibição de músculo”, do outro, entre os diferentes atores do “baile” do acordão dos corruptos.

    E segue a valsa!

    Depois da confirmação, pela fonte de Fernando Morais, de TODAS as nossas especulações, surge mais uma peça: Nassif revela um dos vários “esqueletos no armário” que empurrarão, ao fim e ao cabo, a PGR e o MPF para esse acordão.

    Eis o que foi colocado na mesa de negociação nesta semana.

     

    LEIA MAIS »

  3. Para mim a cassação da chapa

    Para mim a cassação da chapa Dilma/temer pelo TSE nada mais é do que o golpe dentro do golpe.

    As contas da chapa á haviam sido aprovadas por unanimidade por este mesmo TSE lá em 2015.

    No fundo o que querem é tornar a Dilma inelegível assim com a lava rato pretende fazer com o Lula. 

    Penso até que o temer pode mesmo ter sido vítima de armação. o tse não iria cassar a chapa e assim a dilma não se tornaria inelegível. Então os donos do golpe resolveram atear fogo no paiol e para forçar o tse a cassar a chapa detonaram o temer, sujeito que até as pedras sabiam ser um ladrão. Asim como o aécio.

    Ficou caro bancar estes dois ladrões.

    Então, matarão quatro coelhos com uma cajadada:

     – tornarão a Dilma inelegível via tse;

    – tornarão Lula inelegível via lava rato;

    – para aparentar imparcialidade, queimarão dois trastes inputeis e pesados, aécio e temer;

    – colocarão quem eles quiserem no poder via eleição indireta. De preferência um pau mandado da globo.

  4. Ha muito tempo que as

    Ha muito tempo que as pesquisas Datafolha perderam o senso de logica. Parece joguinho de rcreio de escola.

    Em que parlamento do mundo os senhores congressistas vão dizer o que pensam para um instituto de pesquisas?

  5. O novo golpe, não é contra-golpe !

           O novo golpe está claro, vão tirar Temer para colocar alguém do PSDB, o passo a passo está bem parecido com o que fizeram com Dilma, notícias de que o PSDB vai desembarcar, mas não desembarca, alguns correlegionários demonstra insatisfação com o governo, os demais partidos da base começa a entregar cargos, etc ,

          A receita que usada com Dilma está identico com Temer. As manifestações por eleições diretas proibindo que pessoas usem bandeira e camisa de partidos e políticos participem, é mais uma manifestação política, mas que os partidos e políticos não podem participar, assim como nas manifestações

    que fizeram contra Dilma, o pessoal que estão fazendo essas passeatas por eleições diretas estão sendo manipuladas da mesma forma que os da camisa da CBF, está na cara que esse pessoal das manifestações vão dar guarida para outro Temer conservador que vai retirar mais direitos ainda e novamente com ajuda das ruas, nós brasileiros somos uns burros mesmo, caindo na mesma estória ! As manifestações deveriam exigir que o impeachment fosse anulado pelo STF !

         Será que esses ”  artistas ” entendem que uma PEC depende de 2/3 da camara dos deputados, somados 2/3 do senado, e mais a assinatura do presidente da república e mais um ano para que a lei comece a funcionar ? Será que esses ” artistas ” perceberam que a PEC das eleições diretas é a PEC do idiotas !!??!?!?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador