Deputados reagem à fala de Guedes sobre AI-5, por Natália Bignon

Vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA) afirmou que as falas de Guedes apontam uma tendência do Governo de extrema direita comandado por Jair Bolsonaro.

Deputados reagem à fala de Guedes sobre AI-5

por Natália Bignon

As declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, a respeito da adoção de medidas para conter uma ida do povo às ruas causou a indignação de congressistas nesta terça-feira (26). Durante uma coletiva de imprensa realizada em Washington, o ministro chamou o ex-presidente Lula de “irresponsável”, acusou-o de polarizar a política brasileira e disse a jornalistas: “não se assustem se alguém pedir o AI-5” diante desse cenário.

Vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA) afirmou que as falas de Guedes apontam uma tendência do Governo de extrema direita comandado por Jair Bolsonaro. “Referências recorrentes ao AI-5 por expoentes do governo revelam graves e inaceitáveis ameaças à democracia. Incapaz de apontar saídas para a crise na economia, Guedes arrota arrogância e imita a estupidez de Eduardo Bolsonaro na defesa do famigerado AI-5. Pregações absurdas e descabidas que devem ser respondidas com vigor e indignação”, defendeu.

Citando o sistema neoliberal adotado por Augusto Pinochet, no Chile, e as referências de Paulo Guedes para o modelo econômico do país, Margarida Salomão (PT-MG) destacou o desprezo pelo regime democrático. “Quem não teve pudor em trabalhar para a sanguinária ditadura chilena realmente não verá problema em um novo AI-5. O governo Bolsonaro é uma coleção de figuras sem noção, sem qualquer apreço pela democracia”.

Outra a comentar o flerte de Guedes com a ditadura foi a deputada Érika Kokay (PT-DF). “O ministro da Fazenda de Bolsonaro chamou de “insanidade” Lula convocar o povo a ir às ruas pra defender o Brasil, a democracia e os direitos. Para conter protestos, o discípulo de Pinochet defendeu AI-5 e justificou licença para matar manifestantes”.

Presidente estadual do PDT, André Figueiredo (CE) classificou como um novo vexame a fala do ministro. “Vergonhoso termos que conviver com ameaças à nossa democracia por parte de um lacaio do sistema financeiro. Traduzindo: “ou entrega tudo ou vem a ditadura”. Vai pensando que vai ser assim…”, retrucou.

Outro a recordar as consequências históricas trazidas pela edição do ato institucional foi Camilo Capiberibe (PSB-AP). “É preciso refrescar a memória dos que hoje pedem intervenção militar que em 1964, além da opressão contra os opositores do golpe, os civis que conspiraram contra a democracia e viabilizaram a ruptura institucional também foram banidos”.

Em defesa da democracia, o presidente do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força (SP), usou o Twitter para deixar clara sua contrariedade à fala de Guedes. “AI-5 é ditadura! Eduardo Bolsonaro ameaça o povo brasileiro ao mencionar a volta de um dos período mais cruéis da história, marcado por arrocho salarial, prisões, torturas e assassinatos. Proposta de garoto mimado deve ser repudiado por todos os democratas”.

Já o líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente comparou Guedes ao ditador Augusto Pinochet. “Não se assustem se alguém pedir o AI-5”, disse Paulo Guedes. Sua agenda econômica é tão execrável contra os pobres que somente um regime autoritário pode implantá-la sem resistência. Guedes aprendeu com Pinochet que neoliberalismo combina com ditadura e resolveu fazer ameaças”.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Novamente um imbecil integrante deste simulacro de governo arrota bravata escondido no brother SAM.
    Mais um covarde que tenta manipular criminosamente a economia do brasil apenas para beneficio dos grupelhos que representa, dos banqueiros sedentos de lucro a magnatas da educação privada e lideres infames de seitas neopentecostais.
    Uma escória.
    E cabe aos responsáveis por zelar pela democracia (falo do congresso Nacional, STF e associações de classe) disparar para esta população atualmente cafetizada pelas redes sociais uma campanha nacional, que informe as trágicas consequencias de barbaridaes como este ignóbil AI5.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador