Disputa pela presidência da Câmara ganha 4º candidato: Chico Alencar, do Psol

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Psol lança Chico Alencar à presidência da Câmara

Da Agência Câmara

O Psol lançou nesta sexta-feira (23) o deputado Chico Alencar (RJ) como candidato à presidência da Câmara. Com isso, já são quatro os candidatos ao cargo, que incluem ainda Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Segundo nota divulgada pelo Psol, a candidatura de Alencar “representa uma reação ao discurso de negação da política e à necessidade de que o Legislativo – constituído, predominantemente, por despachantes do grande capital que vertebra o sistema político – se abra aos clamores da população.”

Chico Alencar afirma que o Psol está empenhado na construção de uma democracia “de alta intensidade”, que combine a representação partidária com a participação popular direta. “Acreditamos que muitos parlamentares, pensando mais nos anônimos que os elegeram do que nos poderosos que eventualmente os financiaram, possam ser sensíveis à nossa plataforma de resgate da representação e em defesa de uma pauta progressista.”

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), acredita que a candidatura “é o resgate de ética na política, certeza de administração honesta e defesa de uma pauta legislativa a favor dos trabalhadores e do povo”.

Na próxima legislatura, o Psol contará com cinco deputados: além de Chico Alencar e Ivan Valente, farão parte da bancada Jean Wyllys (RJ), Edmilson Rodrigues (PA) e Cabo Daciolo (RJ).

Perfil

O professor e escritor carioca Chico Alencar, 65 anos, tomará posse de seu quarto mandato na Câmara. Após um curto período no MDB, filiou-se ao PT em 1987, partido no qual permaneceu por 18 anos e foi eleito três vezes vereador no Rio de Janeiro.

Em 2005, após o PT enfrentar escândalos de corrupção, Alencar participou da criação do Psol, do qual foi líder. Na Câmara, foi titular de comissões como a de Direitos Humanos e Minorias; de Legislação Participativa; e de Educação, Cultura e Desporto. Atuou, ainda, no Conselho de Ética e no grupo de trabalho que analisou a proposta da Ficha Limpa.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          1. Vocês dois, e mais todo o

            Vocês dois, e mais todo o pessoal que não sabe o que é direita e esquerda, ou que nega que exista direita e esquerda, vocês são a direita.

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    O Psol consegue ultrapassar o ridículo. E faz isso com competência há séculos.

         Não pense vc que quer se beneficiar de um provável segundo turno, porque não apoiará ninguém.

        O Psol é idiota mesmo.

              Com carteira assinada e firma reconhecida.

  2. Ta dando a impressao que todo

    Ta dando a impressao que todo buteko de esquina tem 3 candidatos ao emprego…

    Nao da pra criar vergonha e tomar mais pinga nao?

    Presidencia de camara eh barata assim?!

  3. Com certeza este cara somente

    Com certeza este cara somente entrou na disputa para facilitar Eduardo Cunha ganhar  o PSOL é  a segunda via dos golpistas, principalmente este Chico Alencar,.

    1. Caro Roberto

      Caro Roberto:

      De pleno e total acordo – aos 65 anos é um adorável aparício!!!

      Abração

      Pedro Luiz

      PS – se ao menos fosse o Jean Willys aí apoiaria, o cara esta acima de partidos.

    2. Caro Roberto

      Caro Roberto:

      De pleno e total acordo – aos 65 anos é um adorável aparício!!!

      Abração

      Pedro Luiz

      PS – se ao menos fosse o Jean Willys aí apoiaria, o cara esta acima de partidos.

  4. Chico Alencar

    Conheci o professor de história Chico Alencar, e talvez ele não esteja neste papel de ajudar a eleger Eduardo Cunha, embora sua figura possa dividir a chamada centro-esquerda inicialmente. Mas sua trajetória pode trazer um certo nível ao debate sobre a importância de um presidente da Câmara num regime político tão falho como o nosso. Pode ser que eu esteja numa “barriga”, ou sendo ingênuo, mas ainda não consigo descartar o Chico Alencar como um político bem intencionado.

  5. “…e Cabo Daciolo

    “…e Cabo Daciolo (RJ).”

    Esse corre o risco de votar em Cunha.

    Na cerimônia de diplomação dos candidatos, a bancada do PSOL fez manifesto contra Bolsonaro. Na contramão, o bombeiro sindicalista foi confraternizar com o odioso deputado.

    Daciolo foi o líder da invasão ao QG do Corpo de Bombeiros aqui no Rio. Na greve selvagem da PM baiana que teve, entre outras coisas, a invasão e ocupação da assembléia legislativa e o uso de crianças e mulheres parentes como escudo humano. alem de ter transformado Salvador em praça de guerra, um verdadeiro banho de sangue. Na ocasião, Daciolo em ligação pediu que a greve  continuasse para viabilizar uma no RJ que acabou não acontecendo.

    Seguramente, o eleitorado de Daciolo está mais para Bolsonaro do que para Marcelo Freixo. É o preço que o PSOL começa a pagar pelo “gigantismo”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador