Disputa pela presidência da Câmara ganha 4º candidato: Chico Alencar, do Psol

Psol lança Chico Alencar à presidência da Câmara

Da Agência Câmara

O Psol lançou nesta sexta-feira (23) o deputado Chico Alencar (RJ) como candidato à presidência da Câmara. Com isso, já são quatro os candidatos ao cargo, que incluem ainda Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Segundo nota divulgada pelo Psol, a candidatura de Alencar “representa uma reação ao discurso de negação da política e à necessidade de que o Legislativo – constituído, predominantemente, por despachantes do grande capital que vertebra o sistema político – se abra aos clamores da população.”

Chico Alencar afirma que o Psol está empenhado na construção de uma democracia “de alta intensidade”, que combine a representação partidária com a participação popular direta. “Acreditamos que muitos parlamentares, pensando mais nos anônimos que os elegeram do que nos poderosos que eventualmente os financiaram, possam ser sensíveis à nossa plataforma de resgate da representação e em defesa de uma pauta progressista.”

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), acredita que a candidatura “é o resgate de ética na política, certeza de administração honesta e defesa de uma pauta legislativa a favor dos trabalhadores e do povo”.

Na próxima legislatura, o Psol contará com cinco deputados: além de Chico Alencar e Ivan Valente, farão parte da bancada Jean Wyllys (RJ), Edmilson Rodrigues (PA) e Cabo Daciolo (RJ).

Perfil

O professor e escritor carioca Chico Alencar, 65 anos, tomará posse de seu quarto mandato na Câmara. Após um curto período no MDB, filiou-se ao PT em 1987, partido no qual permaneceu por 18 anos e foi eleito três vezes vereador no Rio de Janeiro.

Em 2005, após o PT enfrentar escândalos de corrupção, Alencar participou da criação do Psol, do qual foi líder. Na Câmara, foi titular de comissões como a de Direitos Humanos e Minorias; de Legislação Participativa; e de Educação, Cultura e Desporto. Atuou, ainda, no Conselho de Ética e no grupo de trabalho que analisou a proposta da Ficha Limpa.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Luís Henrique Donadio

- 2015-01-26 13:34:12

Vocês dois, e mais todo o

Vocês dois, e mais todo o pessoal que não sabe o que é direita e esquerda, ou que nega que exista direita e esquerda, vocês são a direita.

anarquista sério

- 2015-01-24 23:50:43

Nem eu sei.Explica pra nós.

Nem eu sei.Explica pra nós.

Anarquista Lúcida

- 2015-01-24 15:12:14

De boas intençoes o inferno está cheio...

Ajuda OBJETIVAMENTE a Direita. 

Luiz Gonzaga da Silva

- 2015-01-24 11:35:20

"...e Cabo Daciolo

"...e Cabo Daciolo (RJ)."

Esse corre o risco de votar em Cunha.

Na cerimônia de diplomação dos candidatos, a bancada do PSOL fez manifesto contra Bolsonaro. Na contramão, o bombeiro sindicalista foi confraternizar com o odioso deputado.

Daciolo foi o líder da invasão ao QG do Corpo de Bombeiros aqui no Rio. Na greve selvagem da PM baiana que teve, entre outras coisas, a invasão e ocupação da assembléia legislativa e o uso de crianças e mulheres parentes como escudo humano. alem de ter transformado Salvador em praça de guerra, um verdadeiro banho de sangue. Na ocasião, Daciolo em ligação pediu que a greve  continuasse para viabilizar uma no RJ que acabou não acontecendo.

Seguramente, o eleitorado de Daciolo está mais para Bolsonaro do que para Marcelo Freixo. É o preço que o PSOL começa a pagar pelo "gigantismo".

alexis

- 2015-01-24 06:52:30

À esquerda da esquerda está a direita

Anarquista Lúcida

- 2015-01-24 02:00:18

Como queria demonstrar...

Vc nao sabe, né? 

Alex Sotto

- 2015-01-24 00:26:30

Desculpe a ignorância

Mas quem na atual disputa é a tal da direita ?

Alex Sotto

- 2015-01-24 00:21:23

Bem

Pelo menos um candidato mais a esquerda.

 

MThereza

- 2015-01-24 00:11:04

é o Pedro Simon carioca

é o Pedro Simon carioca

Luiz Antonio Antunes Machado

- 2015-01-24 00:09:15

Chico Alencar

Conheci o professor de história Chico Alencar, e talvez ele não esteja neste papel de ajudar a eleger Eduardo Cunha, embora sua figura possa dividir a chamada centro-esquerda inicialmente. Mas sua trajetória pode trazer um certo nível ao debate sobre a importância de um presidente da Câmara num regime político tão falho como o nosso. Pode ser que eu esteja numa "barriga", ou sendo ingênuo, mas ainda não consigo descartar o Chico Alencar como um político bem intencionado.

alexis

- 2015-01-23 23:48:41

Teria que ter maioria

E aí sim seria outro Brasil!!!

Pedro Luiz

- 2015-01-23 23:35:55

Caro Roberto

Caro Roberto:

De pleno e total acordo - aos 65 anos é um adorável aparício!!!

Abração

Pedro Luiz

PS - se ao menos fosse o Jean Willys aí apoiaria, o cara esta acima de partidos.

Pedro Luiz

- 2015-01-23 23:35:53

Caro Roberto

Caro Roberto:

De pleno e total acordo - aos 65 anos é um adorável aparício!!!

Abração

Pedro Luiz

PS - se ao menos fosse o Jean Willys aí apoiaria, o cara esta acima de partidos.

Otavio Lã

- 2015-01-23 23:27:55

turno único?

A votação é em turno único?

roberto43

- 2015-01-23 22:35:10

Com certeza este cara somente

Com certeza este cara somente entrou na disputa para facilitar Eduardo Cunha ganhar  o PSOL é  a segunda via dos golpistas, principalmente este Chico Alencar,.

janes salete

- 2015-01-23 22:16:12

É imprrssionante o

É imprrssionante o descompromisso do psol com o povo e país e toda a AL..  

azzisem

- 2015-01-23 21:52:56

Seria um outro Brasil, se
Seria um outro Brasil, se pessoas como o Chico Alencar chegasse a presidência da câmara.

Ivan de Union

- 2015-01-23 21:49:07

Ta dando a impressao que todo

Ta dando a impressao que todo buteko de esquina tem 3 candidatos ao emprego...

Nao da pra criar vergonha e tomar mais pinga nao?

Presidencia de camara eh barata assim?!

altamiro souza

- 2015-01-23 21:45:32

muito bom, desde que não se

muito bom, desde que não se alie à direita nosegundo turno.

anarquista sério

- 2015-01-23 21:44:05

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O Psol consegue ultrapassar o ridículo. E faz isso com competência há séculos.

     Não pense vc que quer se beneficiar de um provável segundo turno, porque não apoiará ninguém.

    O Psol é idiota mesmo.

          Com carteira assinada e firma reconhecida.

alexis

- 2015-01-23 20:49:09

Esquerda que a direita gosta!

Esquerda que a direita gosta!

Anarquista Lúcida

- 2015-01-23 20:43:31

Bela ajuda para o Eduardo Cunha

O Psol nao aprende nunca. Sempre objetivamente aliado à Direita. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador