Em busca de governabilidade, equipe de Bolsonaro se aproxima de Jereissati

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Tasso Jereissati
 
Jornal GGN – Apesar de ter o maior índice de crescimento de participação no Congresso, o PSL de Jair Bolsonaro conseguiu eleger apenas 4 senadores e, como forma de viabilizar uma boa governabilidade, já articula apoios a nomes para a Presidência da Casa, como o de Tasso Jereissati (PSDB-CE).
 
O tucano é um dos seis pré-candidatos à Presidência do Senado em 2019 e, apesar de parte do PSDB preferir manter um certo distanciamento do PSL e de Bolsonaro, vem se reunindo com frequência com membros do futuro governo e parlamentares eleitos pelo PSL.
 
Nesta semana, Jereissati recebeu a visita do futuro senador Major Olímpio (PSL-SP), da deputada eleita Joice Hasselmann (PSL-SP) e do futuro ministro de Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que ficará a cargo da articulação do governo junto ao Congresso.
 
Ainda, afora o meio parlamentar, a aproximação do tucano se deu por membros da equipe de governo, principalmente do grupo de Paulo Guedes, na Economia, como o futuro presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o secretário de Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. O objetivo é já viabilizar trânsito para a aprovação de pautas econômicas de Bolsonaro.
 
Enquanto a aproximação dos membros do governo e parlamentares de pré-candidatos como Renan Calheiros (MDB), que também deve tentar a reeleição, já é vista com dificuldade, outros nomes são também aventados e tiveram a articulação intensificada nos últimos dias.
 
É o caso de Davi Alcolumbre (DEM-AP), que se reuniu com o futuro ministro da Casa Civil, Álvaro Dias (Pode-PR) e Espiridião Amin (PP-SC), que também se encontraram com o senador eleito Major Olímpio (PSL-SP). 
 
Na Câmara, o mesmo movimento ocorre e os parlamentares do PSL, além de possivelmente tentarem uma candidatura própria em 2019, já aumentam o diálogo com possíveis presidentes da Casa, como Rodrigo Maia (DEM), que tentará a reeleição.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. $obrou prá family Bolso o bagaço da laranja
    O laranja da familia bolso naria deixou mais uma vez de comparecer para depor ao MP/RJ. Motivo: adoeceu e vai submeter-se a cirurgia invasiva. Acho que existem explicações mas nenhuma justificativa.
    Se ele não acabar como o Tancredo Neves, fatalmente acabará como o PC Farias.

  2. O Motora deve estar depositando na poup
    O Motora não compareceu, porque ele está depositando na poupança da patroa.
    Aliás, ele já disse que não sabe nada sobre o assunto.

  3. O Novo, Novo?

    Nassif: muitos com quem converso têm mostrado desilusão. Na maioria, antipetistas. Queriam ver o diabo que aceitar a presença dos comandados pelo SapoBarbudo notopo da política nacional. Com algumas razões. De modo geral, tirando o avanço social, a esquerda foi um desastre, se locupletando partidariamente. Davam a impressão de serem herdeiros e continuadores dos tucanídios, estes ladrões de carteirinha, institucionalizados de 1994 a 2002. E quando se consolidou a vitória do daBala, com a vergonhosa e constante participação dos verdeolivas, e a conivência safada e escrota do Judiciário, chegaram a sonhar com o esfacelamento de petralhas. Porém, não calcularam o preço das ajudas maciças dos vangélicos, ávidos por uns troquiquinhos-de-fé. Agora estão assistindo a composição governamental, inclusive com a inclusão nas negociações políticas de pessoas como Valdemar Costa Neto, com longa ficha policialesca, dos Demoníacos de ToninhoMalvadeza e, finalmente, dos Tucanídios, os maiores políticos ladrões que já tivemos no Brasil, evidentemente tirandos aquela meia dúzia (não mais que isto) de pessoas horadas e honestas. E estão concluindo que não mudou nem a merda, nem a mosta. E que trocaram os petralhas pelos metralhas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador