Em homenagem, Lula pede reforma política para resgatar vitalidade do Congresso

Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado na terça-feira (29) pela Câmara dos Deputados com duas medalhas: a comenda “Suprema Distinção”, pela trajetória política; e a medalha da Constituinte, pela participação na elaboração da Carta de 1988, que completou 25 anos neste mês.

Lula aproveitou a celebração para cobrar dos deputados a aprovação de uma reforma política. “Isso significa requalificar os partidos, reduzir a força do poder econômico nas eleições e ampliar as formas de participação da sociedade no processo legislativo”, disse. “A reforma política enfrenta resistências, mas não vejo outra maneira de se exercer a política de forma nobre”, acrescentou.

O ex-presidente defendeu o financiamento público de campanhas, o fortalecimento dos partidos, a fidelidade partidária, a diminuição do número de legendas e meios mais simples para apresentação de projetos de iniciativa popular. “A reforma política é a que mais precisamos neste momento. É tempo de conversar com a sociedade, de mudar o que tem de ser mudado e fazer política de cabeça erguida”, disse.

Ao outorgar as homenagens, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, lembrou a história de migrante do homenageado, de Pernambuco até São Paulo, onde começou sua trajetória de sindicalista a fundador do PT e presidente da República. “Com 87% de aprovação popular, tornou-se um dos políticos mais respeitados do mundo inteiro. Com Lula, os brasileiros perderam o complexo de inferioridade, e o país ganhou destaque no cenário externo, além de mudanças positivas no cenário interno, com a criação de 15 milhões de empregos sem descontrole da inflação”, afirmou.

Perspestivas

Deputados chamaram a atenção para o legado do presidente no combate à pobreza. Os parlamentares destacaram que a maior obra do ex-presidente foi resgatar da pobreza mais de 30 milhões de brasileiros. “A sua política permitiu se romper o ciclo de pobreza entre gerações. Foi o governo que mais criou universidades e escolas técnicas e que ampliou o acesso dos pobres ao ensino superior. Com isso, o senhor ampliou o acesso dos mais humildes aos benefícios da democracia”, destacou deputado Simão Sessim (PP-RJ).

Para o deputado Eduardo da Fonte, líder do PP, graças ao trabalho de Lula, a família brasileira mudou sua perspectiva sobre o futuro e as coisas que poderia realizar. “É em nome dos 200 milhões de brasileiros que lhe digo: muito obrigado por tudo o que o senhor realizou e virá a realizar”, afirmou.

O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), disse que o ex-presidente soube, como nenhum outro, empreender um projeto de transformação social que é referência nacional e mundial. “No seu governo, o presidente soube empunhar as transformações que hoje continuam sob a liderança da presidenta Dilma”, disse.

Políticas sociais

O próprio Lula também destacou a melhoria dos indicadores sociais registrada nos últimos dez anos, período em que o PT esteve à frente do Planalto. Ele ressaltou “a saída de 36 milhões da extrema pobreza; a criação de 20 milhões de empregos formais e de mais de 4 milhões de novas empresas; o aumento real de 74% do salário mínimo; a ascensão de 40 milhões para a classe média”.

Lula parabenizou o papel da Câmara dos Deputados nas políticas tomadas durante os seus oito anos de mandato, como a aprovação de propostas de valorização do salário mínimo, do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Marco Regulatório do pré-sal.

“Se o Brasil está hoje entre as melhores economias do mundo, essas conquistas não seriam possíveis sem a participação da Câmara dos Deputados. Assim, eu gostaria de compartilhar, de coração, essa distinção [a medalha de Suprema Distinção] com os deputados que contribuíram para mudar o Brasil, incluindo mesmo os que fizeram oposição ao governo”, disse Lula.

Com informações da Agência Câmara Notícias

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O LULA E O PT TEM SEUS MÉRITOS

    Eles tiraram o Brasil de um ciclo recessivo, e melhoraram a qualidade de vida do povo. São disparados melhores que o PSDB e o DEM. Só que ficam algumas perguntas:

    Eles ganharam o direito para fazer o que bem entenderem, sem dar satisfações ao povo?

     Não é exatamente por isso, que a corrupção tomou conta do país?

    Por melhor que seja um partido ou governo, ele não pode ganhar um aval, para fazer o que bem entender. Vejam o caso do pré sal. A explicação do PT e da DIlma pode ser até razoável, mas precisamos ouvir especialistas que defendem o contrário, e num debate oficial, onde estejam comprometidos com seus diplomas. O maior problema é sermos tratados como idiotas. O governo deve satisfação ao povo, e no caso de venda ou concessão de patrimônio público, isso deve ser feito com antecedência. 

    Os monopólios televisivos da época da ditadura deveriam receber a exigência de pelo menos 15 minutos diários no horário nobre, para tratar de assuntos oficiais como esse, e de graça. Quanto custa a concessão que esses caras receberam?

    O povo deve ter direito a um debate oficial, poder fazer perguntas, e até impugnar as propostas do governo. Senão, isso aqui vira a casa da sogra. Não é uma questão da Dilma ter a consciência tranquila, saber o que está fazendo, e poder se explicar ao povo no horário eleitoral. A sociedade não deve ficar à mercê da consciência e honestidade dos políticos. Do que nos resolveu as explicações do FHC e do Serra, por exemplo, no caso do SIVAM, da falência da Engesa, da venda da Vale?

    Se fôssemos informados, instruídos, e consultados, não teríamos permitido nada disso. O que foi feito com o pré sal, só sentiremos as consequências daqui a muitos anos.

    Se os chineses precisam de petróleo, tudo bem, vendemos pra eles.

    Mas porque precisamos entregar a produção também?

    Acho, inclusive, que deveríamos vender apenas o produto já refinado. Imagine quantos executivos altamente remunerados precisaríamos criar pra isso. O que podemos estar jogando no lixo, é o futuro de nossa juventude; que tem direito de sonhar como os europeus e americanos.

    Não temos dinheiro?

    E pra que esse governo fez tanto sacrifício para acumular as reservas internacionais?

    Não é ao tesouro nacional, que os chineses entregarão seus dólares?

    Por que o tesouro não deixou de especular no exterior com essa fortuna em reservas internacionais e investiu na Petrobrás, para que ela tivesse condições de operar os campos de petróleo sozinha, aumentando inclusive sua participação na Petrobrás?

    Por que o governo não pegou recursos dessas divisas, para criar mais umas duas refinarias, e centenas de empregos altamente remunerados; proibindo a exportação de petróleo bruto? Quem precisar, que compre refinado.

    E mais, por que não fomos informados, e consultados antecipadamente sobre essa negociação?

    O que eles têm a nos esconder? Quem não deve, não teme.

    Vocês não acham que é muita falta de respeito?

    COMO É NA PARTE MAIS DESENVOLVIDA DA EUROPA:
     

    http://ieeexplore.ieee.org/xpl/login.jsp?tp&arnumber=540447&url=http%3A%2F%2Fieeexplore.ieee.org%2Fxpls%2Fabs_all.jsp%3Farnumber%3D540447 

    “O método de conferências de consenso organiza uma análise de alta qualidade entre um painel de discussão dos leigos e um painel de especialistas, na presença de um auditório. A importância das conferências de consenso está principalmente no renascimento do interesse sobre o conceito de análise política participativa. No entanto, não existe nenhuma metodologia abrangente para a análise política participativa, mas um quadro preliminar sobre o que poderia ser baseada essa metodologia é apresentado. Análise política participativa é definida pelos autores como um modo prático de investigação analítica facilitada, que em diferentes contextos de decisão política amplia o leque de contribuintes, para apoiar a gestão do conhecimento, o processo de decisão e as relações de rede através da criação, aplicação e avaliação de fóruns específicos de comunicação e participação. É equivalente à conferência de consenso utilizada na Europa com um fórum de comunicação e participação dos leigos e especialistas, para decisões sobre questões tecnológicas complexas e controversas da sociedade; como bio-genética e tecnologia. Algumas experiências recentes na Europa são encontradas, e é dada especial atenção a alguns dos resultados de um estudo a respeito de uma conferência de consenso sobre a questão da avaliação preditiva genética humana (experimental), e onde isso vai nos levar. Esta conferência e sua avaliação foram iniciadas pela Plataforma Holandesa Para a Ciência e Ética. A avaliação centrou-se na formação de opinião dos membros do painel de leigos, como resultado de sua participação.”

    http://participedia.net/en/methods/participatory-consensus-conferences
     

    QUAIS AS EXPECTATIVAS PARA O PT

    Alguém em sua sã consciência acha que o partido responsável por essa traição abaixo, tem intenção de colocar o Brasil no rumo das democracias mais avançadas do mundo? 

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=342261375909531&set=a.300951956707140.1073741826.300330306769305&type=3&theater 

    O pior de tudo é o argumento deles, que dizem que a mídia pode manipular o povo. Entretanto, nem o mensalão manipulou o povo, para que votasse no Serra em vez de votar na Dilma, e mesmo com a resolução da militância petista determinando que o PT deveria lutar pela democratização e o fim dos monopólios de mídia, isso não foi feito no Brasil.

    AFINAL, PARA QUE O PT QUER CONTINUAR GOVERNANDO, SEM NOS DAR SATISFAÇÃO ANTECIPADA DE SEUS ATOS?

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador