Em manifesto, evangélicos pedem saída de Eduardo Cunha

Enviado por Nonato Amorim

Do Opera Mundi

Evangélicos divulgam manifesto pela saída de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara

Documento ressalta compromisso com ‘a ética, a verdade e a justiça’ e afirma que denúncias de corrupção e envio de recursos públicos para contas no exterior inviabilizam permanência de Cunha no cargo

Um grupo de lideranças evangélicas, entre pastores, pastoras, bispos, bispas e crentes de diversas igrejas, divulgaram nesta quarta-feira (28/10) um manifesto pedindo a saída do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da Presidência da Câmara dos Deputados.

O manifesto, que está disponível na internet para que evangélicos de todo o país o assinem, seria protocolado hoje na Câmara dos Deputados. Segundo o documento, “as ações do Deputado Eduardo Cunha, atual presidente da Câmara dos Deputados e que se identifica como evangélico, merecem repúdio”: “As denúncias de corrupção e o envio de recursos públicos para contas no exterior inviabilizam a permanência do deputado Eduardo Cunha no cargo que ocupa, uma vez que não há coerência e base ética necessária a uma pessoa com responsabilidade pública.” 

O texto salienta a diversidade da comunidade evangélica no Brasil e refuta a “homogeneização dessa pluralidade” e a tentativa de representantes políticos de se apresentarem como a “voz dos evangélicos”. Os assinantes do documento lembram o compromisso com “a ética, a verdade e a justiça” e se posicionam a favor da imediata saída do deputado da Presidência da Câmara.

Leia a íntegra do manifesto a seguir:

Nós, abaixo assinados, representantes e membros de segmentos e de movimentos evangélicos identificados com um Brasil justo e democrático, e numa iniciativa apartidária, manifestamos, juntamente com outros setores da sociedade civil, nossa preocupação com o atual momento da sociedade brasileira, marcado por uma aguda crise política.

Esse quadro se traduz nos conflitos institucionais entre os poderes da República, resultado também de um modelo de governabilidade frágil, que precisa ser revisto através de uma profunda Reforma Política. Como agravante e, ao mesmo tempo, endêmica a esse modelo, a corrupção corrói a confiança na democracia brasileira, deixando a população perplexa com as práticas ilícitas de gestores e de representantes, em diferentes instâncias, de todos os três poderes.

Nesse contexto, as ações do Deputado Eduardo Cunha, atual presidente da Câmara dos Deputados e que se identifica como evangélico, merecem repúdio. As denúncias de corrupção e o envio de recursos públicos para contas no exterior inviabilizam a permanência do deputado Eduardo Cunha no cargo que ocupa, uma vez que não há coerência e base ética necessária a uma pessoa com responsabilidade pública.

A comunidade evangélica brasileira é diversa tanto em suas tradições e práticas religiosas quanto ideológica e politicamente. Há, nos últimos anos, uma forte tendência, a partir da crescente visibilidade política de lideranças eleitas em diferentes níveis, de homogeneizar essa pluralidade e apresentá-la como se tais representantes fossem a voz dos evangélicos. Nós nos opomos enfaticamente a isto. E afirmamos que, frente a casos como o que protagoniza o atual presidente da Câmara dos Deputados, a corrupção não é a marca distintiva da política para os evangélicos. Ela é a marca de certa “safra” de representantes. Mas os evangélicos não somos assim e não podemos mais deixar que nos identifiquem como tal.

Sendo assim, como evangélicos que prezam a ética, a verdade e a justiça, concordamos quanto à insustentabilidade da permanência do Deputado Eduardo Cunha na presidência da Câmara dos Deputados e posicionamo-nos a favor de sua imediata SAÍDA.

27 de outubro de 2015, Semana da Reforma Protestante, 498 anos

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “O MANIFESTO EVANGÉLICO”

    Em manifesto, evangélicos pedem saída de Eduardo Cunha

    belê!

    aqui agora, o próximo passo dos evangélicos unidos jamais serão vencidos! será uma #marcha para jesus de, por baixo pra começar, um milhão de almas fieis #massa nas ruas pedindo a saída para o alto de doutor Cunha… e, no ensejo religioso-patriótico de salvação nacional, que doutor Cunha saia do governo carregando consigo mesmo que esperneando e lhe dando tapas e murros nas costas a esbravejar daqui não saio daqui ninguém me tira sua consorte político-administrativa a presidenta Dilma.

    sofrido povo galileu deus é fiel e brasileiro irá matar dois coelhos de uma cajadada, bem dada!

     

  2. Em outro texto, semelhante a

    Em outro texto, semelhante a esse, perguntei, entre outras coisas:

    1) Se ele é “pecador”, por que não pedir, ou decidir, pela saída dele da “igreja”?

    2) Os evangélicos acham que as maldades que ele praticou “…inviabilizam a permanência do deputado Eduardo Cunha no cargo que ocupa”. Então, não seria o caso dele renuncia ao mandato? Para se “limpar”, na visão dos evangélicos, basta sair da presidência?

    Acho que não há meio honesto, meio bandido.

    Achei estranha essa posição dos evangélicos

  3. Não sou evangélico, mas acho o documento suficiente.

    O documento deixa claro a pluralidade das igrejas evangélicas e devido a isto eles deixam claro que Cunha não representa uma parcela significativa das igrejas evangélicas e por isto eles conclamam a sua retirada da Presidência da Câmara por não representar o que ele expressamente diz representar, entretanto se há grupos que acham que ele os representam como deputado não deveria pedir a sua renúncia, pois há ainda pastores que confiam (qualquer um deve ter liberdade de confiar em quem quiser.

    Logo as mensagens de outros que comentaram acho-as improcedentes, pois a simples retirada do apoio de forma clara e inequívoca já deixará livre o congresso para estabelecer a punição que ele merece (perda de mandato).

    Pedido de renúncia seria uma interferência da religião em uma determinação meramente LAICA, logo quem defende a Laicidade do Estado deve se contentar com o que está escrito.

  4. Repetindo o Luiz Cesar 2:

    Repetindo o Luiz Cesar 2: Para os evangélicos, basta que ele saia da presidência da Câmara?

    Não precisa perder o mandato?

    E quanto aos outros deputados evangélicos pilantras,? Nenhuma palavra?

  5. Deus é fiel

    Já os donos das igrejas evangélicas… com prova tão robusta, defender Cunha, como? Se vacilar até a esposa de Cunha vai dizer que a culpa é dele, que ela não sabia quem era ele.

    Ok, o caso de Cunha é flagrante e indiculpável mas bem que os bancos em paraísos fiscais podiam dedar esses donos também, né?

  6. Evangélico não é visto com

    Evangélico não é visto com olhos no Brasil.

      Então.manifesto deles não repecurte.

       ”Ah , mas somos mais de 25 milhões”’  E daí.

      De pessoas desonestas tem muito mais–PRNCIPALMENTE DOS LI´DERES DE TODOS OS SEGMENTOS DO EVANGELISMO.

     Preciso citar um por um ? —nem falarei do casal preso nos E U A tornolenas na pé e na alma.

        E os padres, anarquista sério ? Igualzinho.

       Mas criei esperança com o Papa Francisco– o cara é do bem e quer fazer do clero que seja do bem tbm.

        O problema que o evangelismo não tem um papa. Deveria ter. Tem até bispo.

         Eu oscilo entre o espiritualiasmo com algumas pitadas de agnóstico.

           Mas cristão acima de tudo.

             Pra vc que é ateu convicto : A Bíblia é leitura obrigatória. Um magistral livro.

                Nem precisa acreditar  em nada.

                    Basta ser admirador de ótima literatura.

                ps: O livro mais vendido no mundo durante séculos.

               ps 2: Garanto que é melhor do que qualquer livro de Paulo Coelho—o mago.( de araque )

    1. “Evangélico não é visto com

      “Evangélico não é visto com olhos no Brasil”:

      Que parem de falar pela bunda entao.  Alias, Anarquista, acabei de encontrar uma filha de evangelicos e conversar longamente com ela a respeito de religiao pois eu estava reclamando nao de espiritolicos (que sempre seriam de se esperar no Brasil, todo mundo era catolico) mas de espiritelicos.  (Se essa gente sumisse do espiritismo mais depressa eu agradeceria muitissimo, NOS NAO FAZEMOS DISPROGRAMACAO DE EVANGELICOS, OK?  Eh um trabalho totalmente perdido, decada apos decada:  eles sao permanentemente aleijados mentais por causa da religiao deles, NOS NAO TEMOS OBRIGACAO DE LIDAR COM ISSO.  Quem tem eh os americanos.  E ser americano eh religiao, como voce ja sabe…)

      Essa gente eh tao sem educacao que ate mesmo uma visita aa casa deles eh tomada como seu consentimento pra escutar pregacao deles.  Eles podem ir aa merda:  eu NAO VISITO evangelicos, ponto final.

      A familia dela a discrimina abertamente por nao ser “de Jesus” e de todo encontro sempre resulta uma briga…  Nesse meio tempo eu disse pra ela que sou graniticamente espirita desde 75 e minha filha nunca ouviu uma palavra a respeito de religiao de mim, e esta prohibida de ouvir esse tipo de conversa seja de quem for.

  7. Dízimo

    Claro que os envangélicos têm razão: não dá para ter um corrupto como membro da igreja. A ser verdade o que diz a polícia, ter sido desviado pelo ladravaz mais de R$ 20 milhões, e que não foi devidamente informado à Receita Federal, não é pequeno o desvio de dízimo da igreja. Caso não tenha ocorrido desvio de recursos como diz o cretino, mesmo a Suiça dizponibilizando os recursos nas contas existentes em nome de Eduardo Cunha e familiares, a igreja esta, sim, estaria tendo seu dízimo sonegado, deixando de ser pago. E não é pouco: R$ 2 milhões. Ou ele teria pago?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador