Governo Temer vai apoiar desoneração a 20 setores, para depois vetar


Foto: Alan Santos – PR
Jornal GGN – Michel Temer tenta driblar a impopularidade de reverter a desoneração que beneficiava empresas de 50 setores do governo de Dilma Rousseff. Com a nova proposta assinada por Orlando Silva (PCdoB-SP), aplicando o benefício a 20 setores, o mandatário deve vetar.
Junto com o pacote de medidas econômicas priorizado pelo governo Temer para ainda ser aprovado no Congresso antes das eleições 2018, está a reoneração da folha de pagamento das empresas, um nome não tão assustador quando a própria política.
Na prática, de acordo com proposta apresentada ao Congresso em setembro de 2017, Temer e sua equipe econômica querem cortar a desoneração criada pela ex-presidente. Mas para isso, precisa da adesão tanto da Câmara, quanto do Senado, passando pela maioria simples dos parlamentares.
A pauta já sofreu modificações e a última foi escrita pelo relator, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), um crítico das medidas econômicas do governo atual. O texto do relator estende a possibilidade de desonerar, que antes sob a autoria do governo era destinado a apenas 3 setores, a um total de cerca de 20 áreas.
A própria base aliada do governo mostra-se resistente à aprovação do projeto. Mas uma estratégia do governo, que deve ser aplicada nas próximas semanas, é a de apoiar o aumento do benefício que isenta impostos a empresas, em acordo com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e depois o Executivo vetar trechos do projeto.
Isso porque a pressa por aprovar a matéria tem importância: após ser aprovado e promulgado pelo Planalto, há um limite de 90 dias para que a arrecadação dos impostos comecem a valer. Por isso, o governo quer evitar a diminuição do tempo e, consequentemente, da previsão de arrecadação para este ano.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

6 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

7 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

8 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

8 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

8 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

9 horas ago