Governo terá dificuldade para aprovar CPMF, diz Cunha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Logo após os cortes em gastos e programas anunciados pelo governo Dilma Rousseff na tarde de segunda-feira (14), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), disse em entrevista coletiva que é “muito pouco provável” que o Planalto consiga aprovar na Casa uma Proposta de Emenda à Constituição que ressuscite a CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira). 

Segundo Cunha, o “Executivo está com a base muito frágil” e, além disso, ” o tema por si só já é polêmico”. “O tempo de uma matéria dessas tramitar é muito longo. Basta vocês verem que a DRU [Desvinculação de Receitas da União] ainda não saiu da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania]”, destacou. “O governo terá muita dificuldade de passar uma emenda constitucional de CPMF. Acho muito pouco provável”, reiterou. As informações são da Agência Câmara.

Na segunda, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, confirmou a intenção do governo em recriar a CPMF pelo período de quatro anos, com alíquota de 0,2%. Com isso, o Planalto pretende arrecadar recursos para custear a Previdência. Ao comentar outras medidas, Cunha teria dito que Dilma faz economia colocando a conta no bolso dos outros.

Segundo informações da Folha, Cunha e o presidente do Senado, Renan Calheiros, teriam conversado com Dilma sobre as 16 medidas que constam no pacote anunciado na segunda. Porém, Cunha não teria sido avisado sobre a ideia de destinar as emendas parlamentares para a área da saúde – algo já previsto por lei – e, agora, para o programa Minha Casa, Minha Vida, que perdeu quase R$ 5 bilhões na tesourada elaborada pelo governo.

Ainda segundo informações da Agência Câmara, o líder do governo na Casa, deputado José Guimarães (PT), reconheceu que as medidas terão dificuldades para passar no Congresso, mas disse estar confiante. “Esse é um longo e tenebroso caminho pra gente vencer. Eu estou absolutamente confiante que nós vamos aprovar porque o Congresso tem responsabilidade com o País.” Ele ainda ressaltou que o carro-chefe dos programas sociais, o Bolsa Família, não sofreu intervenções.

Repercussão

A presidente da Comissão Mista de Orçamento, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), elogiou a iniciativa do governo. Segundo a senadora, ela “oferece alguma segurança à população que não sabia o que estava acontecendo”. “Temos agora propostas para enfrentar a crise”, afirmou.

Já o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), disse que os cortes nas despesas deveriam ter sido maiores e repudiou a tentativa de recriar a CPMF. “O governo deve entender que o País não suporta carga tributária de 36% e déficit público de 8% do PIB”, disse.

A CUT e o MTST já anunciaram, segundo informações do UOL, que pretendem fazer protestos contra os cortes anunciados pelo governo.

Reforma ministerial

O Painel da Folha publicou que petistas no Planalto teriam avaliado o pacote como desastroso para o relacionamento de Dilma com os movimentos sociais. Além disso, segundo a coluna, o ex-presidente Lula também teria criticado as ações e disparado contra a reforma ministerial. Sem detalhar a proposta, que deve sair até o final do mês, o ministro Nelson Barbosa informou que com o reajuste no primeiro escalão, o Executivo pretende economizar R$ 200 milhões.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. órbita de plutão

    Gostaria muito de saber o que passa na cabeça da Dilma ao anunciar medidas que dependem do Congresso, como se ela ainda tivesse maioria, ou como se não houvesse o Mercadante e sua inabilidade de articulação para garantir que nada será aprovado.

    Claro que não vai passar, né filha!

    Agora pergunta se ela tem um plano B, claro que não. Céus.

    1. Sobre o que se passa na cabeça de Dilma…

      A impressão que fica é que se trata de pura má-fé, pois, a essa altura, até uma ameba sabe que aumento de impostos (CPMF e a nova tributação sobre bens) não passa no congresso.

      Vão sobrar os cortes e o preju vai todo para o andar de baixo. Aí o governo posa de coitadinho e joga a culpa no congresso e na oposição.

      Mas os cortes permanecem e os juros continuam nas alturas.

  2. Esse tipo ai no Congresso…

    CPMF so passa com uma grande frente no Congresso, no mais, sera apenas mais manchete negativa e desgaste para o governo. Ou seja: ou faz bem feito e com todas as cartas que tiver ou passa à outra coisa ja.

  3. E cunha, quando será levado

    E cunha, quando será levado pela PF? (com todo aquele aparato bélico que usam pra prender pessoas desarmadas e indefesas). Até quando um homem sobre o qual pesam acusações e até mesmo um pedido de 184 de anos de prisão por crimes que cometeu vai continuar ditando os rumos do Brasil? Que é isso?, até palhaçada tem limites!

  4. As duas primeiras letras do

    As duas primeiras letras do sobrenome desse inominável presidente da Câmara diz tudo sobre ele e sobre o o que sai de sua boca. É entrevistado e fonte constante da Rede Globopois se equivalem na moral.

    Cadê a Justiça que não caça esse cidadão que só tem por objetivo carregar o Brasil  para o lodo onde faz suas tramóias? É capaz da honesta e correta Dilma Roussef ser cassada antes desse Cunha, acusado pela Justica por desvio de dinheiro público. 

  5. Realmente, o Deputado Eduardo

    Realmente, o Deputado Eduardo CUNHA, não tem a menor moral e condição politica para afirmar o que diz. Deveria dar o exemplo no corte dos custos da Camara Federal a qual preside. Ele é o primeiro a esbanjar. Não precisaremos de apoio politico desses ladrões achacadores do erário público. Até lá, ele já estará em outra condição de ex-presidente. E ainda, dão crédito para um crápula dessa especie. É muita trela. 

  6.  
    Dudu Diedfro Agudo,

     

    Dudu Diedfro Agudo, responda-me:

    Nossos ilibados representantes (?) aceitam veto à eventuais emendas ao orçamento da União?

  7. Vão acabar chamando a Zélia

    Vão acabar chamando a Zélia Cardoso de Mello para tungar a poupança novamente,

     

    Hoje em um debate no rádio, uma figura do governo do Rio falou que se não aprovarem o pacote, o governo vai ter que radicalizar para o Brasil “não virar pó”, ele disse.

     

    Será? Desse governo nada me surpreenderá,..

     

  8. O que sei dizer, é apenas

    O que sei dizer, é apenas lamentar por  ter que conviver com um lixo desses na presidência da Camara Federal. O que vamos dizer às criancinhas brasileiras, qual culpa carregamos, para mantermos um cafajeste como esse trambiqueiro do cunha, na iminência, por mais improvável que seja de ocupar a cadeira presidindo o País.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador