Indústria nacional pede quebra de monopólio na produção de remédios

Jornal GGN – O presidente executivo da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais, Henrique Uchio Tada, disse que o setor luta para quebrar o monopólio de produtores de determinados medicamentos. “Quando se aumenta a concorrência, se força o preço para baixo”, explicou. “Medicamentos que custavam R$ 200 caem para R$ 30 quando mais laboratórios produzem”, completou.

Ele participou dos debates na audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara para discutir formas de assegurar acesso a medicamentos a custos acessíveis.

Uchio Tada também defendeu que remédios produzidos em outros países possam ser substituídos por medicamentos nacionais. Ele destacou o papel importante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa os pedidos de registro de medicamentos no País, e defendeu o aumento de quadro de pessoal do órgão para dar mais celeridade a esses registros.

Além disso, defendeu que a agência implemente regulamento específico para medicamento com inovação incremental – ou seja, para inovação feita com molécula já existente no País -, como já existe em outros países. “Com esse regulamento, a indústria, para um medicamento que se toma três vezes ao dia, desenvolver uma formulação para tomar 1 vez ao dia, por exemplo”, explicou.

Com informações da Câmara dos Deputados

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A matéria, para mim, não

    A matéria, para mim, não ficou muito clara.

    Pelo que entendi eles não querem o fim das patentes, mas o fim do monopólio da produção e comercialização. Mas como isso se daria sem quebrar o direito da propriedade intelectual do laboratório que inventou o medicamento? Os demais laboratório poderiam produzir e comercializar os medicamentos do laboratório que inventou o medicamento, mas com quais contrapartidas? Porque se não tiver uma contrapartida, isso poderia ferir o direito de propriedade e desestimular que laboratórios invistam em pesquisas para produzir novos mecanimos. 

    Esses laboratórios que poderiam produzir e comerciailzar medicamentos de outros laboratório teriam que pagar uma taxa para o laboratório criador? Como se daria isso?

    Não sei. Acho que faltou mais elemetos para se poder chegar a uma conclusão sobre o tema.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador