Jucá é alvo de mais uma denúncia da PGR


Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Jornal GGN – O senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi denunciado nesta segunda-feira (28) por corrupção e lavagem de deinheiro, pela Procuradoria-Geral da República. As acusações são de Jucá ter solicitado e recebido R$ 150 mil para beneficiar a Odebrecht em duas medidas provisórias tramitando no Congresso em 2014.
A peça foi encaminhada nesta segunda-feira (28) ao Supremo Tribunal Federal (STF) e tem como base a delação premiada de ex-executivos da empreiteira, como o ex-diretor de relações institucionais Cláudio Mello Filho.
Jucá teria solicitado o montante por meio de doação oficial pelo Diretório do PMDB de Roraima, que teria alimentado a campanha do filho do parlamentar, Rodrigo Jucá, que concorria a vice-governador ao lado de Francisco de Assis Rodrigues.
“Não há dúvidas de que o sistema eleitoral foi utilizado para o pagamento disfarçado de vantagem indevida a partir de ajuste entre Romero Jucá e o executivo do Grupo Odebrecht Cláudio Melo Filho”, apontou a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em troca, no Congresso, Jucá teria facilitado a aprovação das Medidas Provisórias 651 e 656, que alterava as regras do Imposto de Renda de empresas. O senador teria modificado o texto da primeira para ser aprovada com base nos interesses da Odebrecht, em 2014, sem obter sucesso. Entretando, com a segunda medida provisória teria conseguido ajudar a empresa.
“[Janot] não aponta a contrapartida. Nem o próprio empresário [Cláudio Melo Filho, ex-executivo da Odebrecht] aponta, só fala que o senador era um homem de prestígio e que eles [executivos da Odebrecht] queriam estar próximos de um homem de prestígio. Então, é a nova versão do que poderia ser a contrapartida da corrupção. Eu acho que o STF fatalmente não receberá essa denúncia”, disse o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, que atua na defesa de Jucá.
Para o advogado, esta denúncia é um “caso típico de criminalização da atividade parlamentar”. A peça passará pelo relator Edson Fachin e deve ser julgada pela Segunda Turma do Supremo, que integra também os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Celso de Mello.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Esse janot(a) é assim mesmo,

    Esse janot(a) é assim mesmo, ou se faz de bobo pra passar bem? Afinal, o cara delata até mãe na zona se for pra salvar a pele. Mas, creio que para fazer alguma denúncia precisaria, no mínimo, ter corroborado a fala delatada com algo concreto. Se não, fica como o desMoronado em Curitiba, a condenar todos e mais alguns petistas, sempre e sempre, meramente com base nas palavras ocas dos torturados e presos, sem qualquer comprovação: pior, muito pior, a escrever e assinar que provas (assim, por a mais b, ou pela prova dos nove) não são necessárias porque o desembarga-cumpadi e o candycandy tão com ele e não soltam. Haja saco. O que acontecerá com essa denúncia de meia pataca: ora, ora e ora, depois de gastarem tubos de dinheiro público (inclusive para diárias e passeios diversos), darão por nada consta e mandarão arquivar. E o tal conselhinho-dos-tutores-do-mistério-público nada fará contra esses farsescos desprocuradores. Repito: haja saco, pra aguentar essa gentinha, né dona carmencita?

Recent Posts

Lula não comenta Lava Jato, mas torce para que a verdade venha à tona

Impedido de disputar a eleição de 2018, presidente disse que a operação foi a maior…

4 minutos ago

Salomão pede mais informações ao juiz Danilo Pereira antes de decidir sobre novo afastamento

Novo pedido de afastamento contra atual juiz da 13ª Vara de Curitiba foi movido por…

1 hora ago

PGR denuncia Zambelli e Delgatti por invasão ao site do CNJ

A deputada é apontada como a mandante do crime, que resultou na invasão do sistema…

3 horas ago

Lira envia pedido de cassação de Glauber Braga ao Conselho de Ética; entenda o caso

A representação contra Glauber Braga foi protocolada pelo Novo, após confusão envolvendo um membro do…

4 horas ago

Dia Mundial do Livro – Dicionário Machado de Assis, por Urariano Mota

Uma das razões de viver de um intelectual é a sua obra, os seus livros,…

4 horas ago

A chantagem do financismo, por Paulo Kliass

O namoro de Haddad com a nata do financismo prossegue e em diversas oportunidades ele…

4 horas ago