Líder do DEM diz que PT não tem condições de integrar novas CPIs

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Carolina Gonçalves

Da Agência Brasil

Oposição quer impedir PT de assumir comando de novas CPIs na Câmara

As novas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que ainda nem foram instaladas na Câmara – aguardam ainda a indicação de nomes de partidos – deram o primeiro sinal das tensões que devem marcar a relação entre governistas e oposição neste segundo semestre. Em encontros que ocorreram na casa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e nas primeiras reuniões de trabalho de hoje (4), oposicionistas costuraram acordo para tentar impedir que o PT assuma qualquer cargo de importância como o comando ou a relatoria das comissões investigativas que vão tratar de denúncias de irregularidades envolvendo os fundos de pensão e o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“A maioria dos parlamentares decidiu nesta lógica até porque o próprio PT tem sido colocado no calor das investigações”, explicou o líder do DEM, Mendonça Filho (PE).
E acrescentou: “É melhor para o Parlamento ter partidos que possam exercer o processo de apuração de irregularidades denunciadas com mais autonomia. O Congresso Nacional vai cumprir seu dever de trazer toda a verdade à tona”.

O DEM, no acordo, assumiria a presidência da CPI dos Fundos de Pensão. “É uma CPI que tem grande impacto social até porque os aposentados de empresas estatais têm sido prejudicados pela redução de seus proventos por má gestão e a corrupção envolvendo estes fundos”, disse o líder da legenda. Acrescentou que a relatoria desta comissão ficaria nas mãos do PMDB.

A outra comissão cobiçada pelos partidos – a do BNDES – seria comandada pelo PMDB, pelo que foi negociado e, a relatoria, com o PR que integra a base governista. Menos polêmica, a CPI dos Crimes Cibernéticos teria um parlamentar do PSDB na presidência. Já a dos Maus Tratos de Animais teria um parlamentar do PSD, também na presidência. Não há definição sobre relatoria nessas duas comissões.

Preferência

Pelas regras, o maior bloco, liderado pelo PMDB, que tem, atualmente, 151 parlamentares deve ser o primeiro a indicar o cargo de preferência e, ainda, ficar com o maior número de parlamentares na composição geral do colegiado. O PT, que tem a segunda maior bancada da Câmara – com 63 parlamentares – deve ficar com a segunda escolha entre os principais assentos da CPI, e pode indicar um nome da base aliada.

“É uma decisão da maioria da Casa. As presidências [e relatorias] das comissões se fazem mediante a apuração de votos da maioria. Se PT pleitear presidências é legítimo ao partido mas vai ter que constituir maioria e não parece o provável neste momento”, avaliou o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), reagiu ao saber das negociações. “Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe”, disse no primeiro momento. Minutos depois, o petista explicou que o acordo reflete apenas “o desejo da oposição” e, com maioria, a base conseguirá emplacar um nome para os principais cargos das duas CPIs. “Era só o que faltava a base ficar fora dos comandos das CPIs. A oposição já foi governo. Quem indica é o bloco. O relator é do bloco e se vai ser do PT ou do PR é uma decisão do bloco”, disse aconselhando a oposição a “baixar o tom”. “A oposição não é porta-voz do PT, do PR ou de qualquer outro partido do bloco”, completou.

Votações

A declaração de José Guimarães foi feita assim que o líder governista deixou a sala da presidência da Câmara. Ele explicou que a conversa com Cunha envolveu as relações do peemedebista com a base depois do rompimento pessoal anunciado durante o recesso parlamentar. Guimarães disse que os dois se comprometeram em manter “diálogo forte” e, apesar de ter divergências, “pacificar sempre que for possível”.

O petista tem como missão, neste início de semestre, tentar evitar a aprovação de projetos que onerem os cofres públicos, como o PL 1.358/15 que altera o cálculo de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A proposta está entre os itens que podem ser votados nestas duas primeiras semanas de trabalho e determina que a partir de 1º de janeiro de 2016 os depósitos feitos no fundo sejam corrigidos pelo mesmo cálculo aplicado às cadernetas de poupança.

Guimarães apelou pela responsabilidade fiscal de outros parlamentares e a “cooperação entre os Poderes”. Ao deixar a sala de Cunha, ele afirmou que “o presidente já tinha esse compromisso sobre as matérias que trazem grande impactos nas contas. Isto depende das bancadas. Não é ele que pauta”, avaliou.

Reforma política

Os temas que entrarão na lista de votação em plenário devem ser decididos da reunião de líderes partidários marcada para o início da tarde. Nesta relação estão dois projetos do Executivo sobre terrorismo que trancam a pauta com urgência constitucional, impedindo que outras matérias sejam votadas até que sejam apreciados. Os deputados também pretendem concluir a proposta da Reforma Política – que aguarda a conclusão do segundo turno de votações – e as contas de governos anteriores (Itamar Franco, FHC e Lula) que não tinham sido apreciadas pelo Congresso depois dos pareceres emitidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no passado.

A oposição tem pressa em limpar as votações dos pareceres sobre contas de governos passados para analisar as contas apresentadas pela presidenta Dilma Rousseff em 2014 assim que o TCU enviar sua análise. O tribunal recebeu, no último dia 22, as explicações do governo sobre pontos que o órgão questionou. “Até quinta-feira (6) votaremos os quatro pareceres de prestação de contas de ex-presidentes da República, deixando o caminho aberto para no momento em que o TCU proferir parecer sobre 2014, a Câmara e o Senado estejam aptos para iniciar o processo” explicou o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).

Caso consigam convencer os outros líderes, a oposição quer que o prazo de discussão dessas contas seja aberto hoje para que, em dois dias, os pareceres possam ser votados.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deixa eu ver se

    Deixa eu ver se entendi:

    Querem cassar MEU VOTO?

     

    Meu voto não valeu nada porque representante de  outro brasileiro, ou seja, aquele que NÃO É meu deputado, resolveu que assim deve ser?

    1. É isso mesmo

      Infelizmente hoje no Brasil escuta-se todo tipo de asneira e absurdo. Tudo que atacar o PT é v´lido, por mais ilegal, antidemocrático e despropositado que seja. Tudo que beneficie o PT deve ser escondido e desconsiderado.

      Não existe mais razão, não existe mais lógica não existem mais valores democráticos.

      São sempre dois pesos e duas medidas.

      A máfia dominou o imaginário popular e o descalabro tomou conta do País.

      O resultado final será uma ditadura protofascista com forte repressão política e violência desmedida.

      1. Muito difícil mudar isso

        Muito difícil mudar isso agora. O palanque da grande mídia funciona 24 horas por dia, influenciando mentes e corações. Teremos que ir para as trincheiras se quisermos combater essa nova espécie de ditadura.

  2.  
    Como um safado do porte

     

    Como um safado do porte desse mequetrefe líder do DEM, Mendonça Filho, tem a cara cínica de fazer uma proposta dessa? É ser muito sem vergonha um sujeito que é subalterno do bandido Cunha. Estamos lascados, ao termos que sustentar parasitas como esse.

    Orlando

  3. O PT

    a caminho da clandestinidade, não vai demorar muito o dia em que ao se declarar petista, simpatizante ou eleitor do partido, qualquer pessoa vai ver legitimada, e televisionada como prova de que a “sociedade brasileita está avançando”, sua agressão ou até mesmo “neutralização”.

    O golpe está vindo a galope.

    Digo isso Nassif e colegas por acabar de escutar de um eletricista que estava trabalhando aqui em casa a seguinte pérola: “cara, esse Dirceu é bandidão mesmo, dono de hotel e corrupto maior, e a Petrobrás vai afundar devido ele e Lula”… como até então ele não sabia que eu trabalho na BR, as minhas argumentações lhe deixaram um pouco duvidoso quanto às notícias que escuta e sai espalhando, mas senti que não adianta muito argumentar mais, o trabalho foi tão bem feito (a lobotomia criminalizando o PT) que criou-se uma certa resistência para esse aglomerado de pessoas ouvir qualquer sentença que seja um contraponto a essa manipulação.

    No imaginário da maioria da população, infelizmente, a noção que se tem é essa mesma do ínclito deputado do DEM:

    – O PT tem que ser varrido do mapa, é uma quadrilha de corruptos e ladrões e não um partido político.

    1. Aqui no Fortaleza-Ceará troam

      Aqui no Fortaleza-Ceará troam em todas as rádios através de locutores SEMI-ANALFABETOS palavras de ordem contra petistas e seus líderes. Um dos participantes após chamar José Dirceu de “bandidão ladrão” desejou que ele morresse de insuficiência respiratória. 

      O marcador do nível de ódio chegou ao máximo.

  4. Deixa ver se entendi

    São o PMDB, DEM e PSDB os partidos com condutas ilibadas, acima de qualquer denúncia e suspeita,  com “autonomia” para conduzir as CPIs e “trazer a verdade à tona”?  O PMDB, nem Cunha e Renan, não tem sido colocados no “calor das investigações”? Santa hipocrisia…

  5. O CUNHA TEM ALGUMA CONDIÇÃO? O DEM DO AGRIPINO TEM?

    Agora é quem tem codições atualmente de alguma coisa senão o juíz moro? Quem? Talvez Carlinhos Cachoeira e o ser par Policarpo.

  6. A direita queimou as pontes e

    A direita queimou as pontes e eu espero que os progressistas nunca se esqueçam do comportamento desta gente antes de pronunciar o termo “republicanismo” outra vez. A direita deixou claro que é anti-democrática e até descamba para o fascismo. Não se fazem dignas de respeito no futuro. “Apesar de você(s), amanhã há de ser outro…” E pra terminar: tirem as patas sujas de cima do meu voto!

  7. Que dureza. Os filhos da puta

    Que dureza. Os filhos da puta perderam completamente a vergonha. Se eles podem falar uma merda dessas, eu posso falar o palavrão que quiser. VTNC demotucanalha.

  8. Na sequência: 1) Cassar os

    Na sequência: 1) Cassar os mandatos de todos os parlamentares petistas. 2) Requererem a extinção do PT. 3) Proibir a cor vermelha em qualquer espaço público. 4) Criação de campos de concentração para a reeducação de petistas. 

  9. Os impolutos políticos

    Os impolutos políticos pró-impeachment

    A imprensa protege seus aliados e massacra seus adversários. Se puxassem a capivara dos protetores da moralidade, revelariam uma verdade inconveniente.

    7   A+

    Luis Nassif – GGN

     GGN

     

    O jogo político no Brasil funciona assim.
    Pelo modelo de financiamento político, todos – repito: todos – os partidos e políticos que compartilham alguma forma de poder entram no jogo. Não há nenhuma diferença entre PT e PSDB. A única diferença está na forma como a imprensa atua. Os aliados, ela protege; os adversários, ela massacra.

     

    ***

     

    Na 4a feira passada foi tirada uma foto histórica do encontro de lideranças da oposição com alguns dos agitadores dos protestos do dia 12 de abril (http://migre.me/pw5tJ).
    Aécio Neves (PSDB-MG) foi citado em delação do doleiro Alberto Yousseff, com riqueza de detalhes, como beneficiário de esquemas de caixa 2 de Furnas. Desde 2010 está na gaveta do Procurador Geral da República um inquérito em que ele é acusado de manter contas em Liechtenstein – paraíso fiscal.

     

    ***

     

    Agripino Maia (DEM) tem em seu currículo a acusação de receber R$ 1 milhão em propinas de um esquema que envolvia a inspeção veicular no Rio Grande do Norte. O caso está sendo analisado no STF.

     

    ***

     

    Ronaldo Caiado (DEM) foi acusado pelo ex-senador Demóstenes Torres de ter trabalhado para o bicheiro Carlinhos Cachoeira em um caso envolvendo um delegado aposentado.

     

    ***

     

    O ex-deputado federal Roberto Freire (PPS) é suspeito de envolvimento com o chamado “mensalão do DEM”. A diretora comercial da empresa Uni Repro Serviços Tecnológicos, Nerci Soares Bussamra, relatou que o PPS praticava chantagem e pedia propina para manter um contrato de R$ 19 milhões com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Freire teria sido beneficiado no esquema.

     

    ***

     

    O impoluto Paulinho da Força Sindical (SD) é acusado de ter participado de desvio de recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Foi indiciado também sob a acusação de comercializar cartas sindicais, a um preço de R$ 150 mil por carta.

     

    ***

     

    Mendonça Filho (DEM) aparece na Operação Castelo de Areia, suspeito de ter recebido R$ 100 mil de Camargo Correia. Ele admitiu ter recebido mais, R$ 300 mil, mas dentro da lei – o mesmo que alega o tesoureiro do PT.

     

    ***

     

    O deputado Carlos Sampaio (PSDB), mais votado na região de Campinas, recebeu R$ 250 mil de uma empreiteira envolvida no esquema de corrupção da Petrobras investigado na Operação Lava Jato. Sua última campanha arrecadou, oficialmente, R$ 3 milhões.

     

    *** 

     

    Flexa Ribeiro (PSDB) já foi preso pela Polícia Federal em 2004, na Operação Pororoca, por fraude em licitações de grandes obras realizadas no Amapá.
     
     

    Antonio Imbassahy (PSDB), quando prefeito em Salvador, em 1999, assinou contratos suspeitos com as empreiteiras Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Siemens, que formavam o consórcio responsável pelo metrô da capital baiana. Estima-se um superfaturamento de R$ 166 milhões. Hoje, ele é o vice-presidente da CPI da Petrobras, que investiga desvios de verbas da estatal, onde diretores da Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa também aparecem como réus.

     

    Escaparam da foto outros políticos impolutos, como José Serra e Aloyzio Nunes.

     

    São esses varões de Plutarco que, graças à parceria com o Ministério Público, assumem a vanguarda da cruzada moralista nacional.

     
     

    Créditos da foto: GGN

     

  10. mendonça e a odebrecht

    Nassif e equipe,

    que tal uma busca no site do TSE sobre quanto o DEM de PE e proprio Mendonca recebeu da Odebrecht…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador