Líder do governo na Câmara é aliado de Cunha e autor de polêmicas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Foi escolhido o nome do líder do governo de Michel Temer na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC-SE). Autor de projetos polêmicos, o deputado tem histórico de atuação contra pautas de direitos humanos e é reconhecido por apoiar Eduardo Cunha, ex-presidente da Casa, em interesses do peemedebista. 
 
Ambos são autores de um projeto polêmico que tenta criminalizar quem “induzir ou instigar a gestante” a praticar aborto ou ajudá-la a fazer. Após outras alterações na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a proposta passou, ainda, a sugerir que se dificulte o aborto em casos de estupro. Apesar de não ter trabalhado para essa modificação, o partido que Moura lidera, o PSC, encaminhou a bancada de forma favorável ao projeto final.
 
Não é a primeira atuação do deputado em propostas semelhantes. Em 2014, o líder fez pressão pública para que o governo da presidente Dilma Rousseff recuasse de uma portaria do Ministério da Saúde que aumentava os valores pagos por abortos legais no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O parlamentar que é um dos representantes da bancada religiosa no Congresso também já atuou para restringir direitos de homossexuais, com projeto que sustava portaria do Ministério da Educação que criou comitê consultivo para políticas de gênero e outro que derrubava resolução para o reconhecimento de identidade de gênero nas escolas. André Moura também atuou no debate sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, aprovado no último ano pela Câmara dos Deputados.
 
Ao lado do presidente afastado da Câmara, é investigado em inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por apresentar requerimentos que pressionavam empresários que supostamente deviam ao PMDB e a Eduardo Cunha. Moura teria sido um dos aliados do peemedebista a questionar incisivamente os donos do grupo Schahin. 
 
Com informações de O Globo.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se torna até desnecessário

    Se torna até desnecessário pesquisar sobre a trajetória política dessa figura: sua família domina a política no interior de Sergipe e tem como sede a cidade de Pirambu. Denúncias e acusações e processos sobre o envolvimento em improbidade administrativa, desvio de recursos públicos e crime eleitoral constam em sua biografia. Só que os processos dormem na gaveta dessa jabuticabesca justiça. Seu pai, Reinaldo Moura, é eminência parda da política desse estado: já foi presidente da Assembleia Legislativa e conselheiro do Tribunal (que faz) de Contas. O menino tem costas quentes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador