Líder do PMDB não teme efeito de recesso em votação contra Temer

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto El Pais

Jornal GGN – Baleia Rossi, líder do PMDB na Câmara, acredita que o recesso parlamentar não impactará na votação da denúncia contra o presidente Michel Temer. O Congresso Nacional entra em recesso no dia 18, terça-feira, e só retornará na primeira semana de agosto.

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, marcou para o dia 2 de agosto a votação da denúncia contra Temer em plenário. Baleia Rossi acredita que a base governista conseguirá se articular até a data da votação, conseguindo o número mínimo de votos para vencer no plenário.

O líder do governo considera uma importante vitória a votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), quando 41 deputados votaram contra a denúncia. Entende que este resultado na CCJ se refletirá no plenário, com importante vitória do governo. “Acho que o recesso não interfere”, disse ele.

Segundo o Regimento Interno da Câmara, uma sessão deliberativa abre-se com, pelo menos, 257 votos, mas este número não contempla a necessidade mínima para autorizar o prosseguimento da denúncia. Na Constituição está definido que, denúncia contra presidente da República precisa da autorização de 342 deputados, o que perfaz dois terços dos 513 parlamentares na Casa.

Durante o recesso as lideranças devem discutir a questão em torno do quórum alto. Alguns deputados da base de Temer, garantem que nenhum dos lados, situação ou oposição, têm ainda o mínimo de votos necessários para abrir o quórum.

Beto Mansur (PRB-SP) afirma que o governo tem, até agora, apoio de 262 parlamentares e que a oposição conta com 171. 80 deputados estão indecisos. O trabalho, segundo ele, é de convencimento dos indecisos. “A oposição como sempre quer ficar batendo nessa cantilena de corrupção, nós queremos aprovar reformas”, disse Mansur à Agência Brasil.

A oposição acredita que, no período de recesso, a pressão popular pode ajudar no convencimento dos indecisos em favor da denúncia. Chico Alencar (Psol-RJ), afirmou que irão insistir na aprovação da denúncia, e que novas denúncias poderão ainda aparecer no período de recesso.

Disse ainda que a oposição fará um levantamento sobre as emendas parlamentares prometidas pelo governo aos deputados em troca de votos na CCJ. Segundo ele, esta manobra pode caracterizar corrupção ativa por parte do governo e corrupção passiva por parte dos deputados.

O parecer aprovado na CCJ pela não admissibilidade da denúncia contra Temer, poderá ser lido no plenário da Câmara na segunda-feira (17).

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Também acho…

    O grande problema do Temer, não é a economia, nem sua impopularidade…

    Isso o FHC tirou de letra com apoio do PIG!

    O grande problema do Temer é a opinião publicada da globo!

    A globo tem interesses que não podem ser contrariados!

    O Maia, diferente do Cunha contra Dilma, deu um alívio ao Temer, com o recesso para que o “Lado Escuro” do governo possa “convencer” a globo e Janot a aceitá-lo…

    Não sabemos quais serão seus “argumentos”, mas parece que ele os tem!

    Depois da acusação contra o Janot, até agora nada de assustador – o que é um péssimo sinal…

    Nunca tinha notado qualquer ação de arapongas dentro do governo, mas ultimamente é visível…

    Telhado de vidro, tudo é telhado de vidro…

    Se o que dizem sobre a denúncia do cunha em delatar parlamentares é ruim para o temer, mas quem informa tem interesse contra o temer, que é a globo…

    Arapongas de um lado VERSUS informação e pressão global do outro…

    Até agosto saberemos quem está blefando!

    Quem vai dominar quem…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador