Líderes pedem que PGR afaste Cunha da presidência da Câmara

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Depois da confusão que afetou as pautas do Congresso na manhã e tarde de ontem (25), após a prisão do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), um fato menos divulgado ocorreu entre os líderes de alguns partidos da Câmara. Membros do PSDB, Rede Sustentabilidade, PSOL, PPS e PSB foram à Procuradoria-Geral da República (PGR) e protocolaram um pedido de saída de Eduardo Cunha da presidência da Casa.
 
A representação foi assinada pelo líder do PSDB Carlos Sampaio (SP), Alessandro Molon (RJ) da Rede e a vice Eliziane Gama (MA), Chico Alencar (RJ) do PSOL, pelo líder e vice do PPS, Rubens Bueno (PR) e Arnaldo Jordy (PA) e pelo vice do PSB Paulo Foletto (ES).
 
Um dos encabeçadores do movimento da oposição pela saída de Cunha, o DEM decidiu não assinar o documento por acreditar que a ação para tirar o peemedebista do cargo deve ser interna e que um processo judicial seria inócuo.
 
O objetivo dos líderes é que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acione o Supremo Tribunal Federal (STF), onde Eduardo Cunha tem inquéritos investigando o seu envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, para tirá-lo da cadeira. Os parlamentares justificaram que o peemedebista tem usado a presidência da Câmara para dificultar, ou ainda “inviabilizar totalmente” a investigação que tramita, paralelamente, no Conselho de Ética da Casa, sobre a quebra de decoro do deputado, que poderá ocasionar a sua cassação.
 
O grupo de líderes exemplificou, no documento, a estratégia adotada por Cunha, no qual aliados do deputado postergaram os trabalhos do órgão responsável por analisar a conduta do presidente da Câmara,  referindo-se à tática adotada na última quinta (19), quando a sessão do colegiado foi adiada, provocando o atraso das investigações do Conselho.
 
“Os amplos poderes da Presidência vêm interferindo no regular exercício da apreciação da referida Representação, impedindo muitos de seus atos e tornando sua tramitação demasiado morosa”, disseram.
 
Durante a conversa com procuradores sobre o afastamento de Cunha, a Procuradoria teria afirmado que há pontos de diálogo entre a apuração do MPF, a nível da Lava Jato no STF, e o processo que corre no Conselho de Ética, de acordo com informação do Painel da Folha desta quinta (26).
 
“Seu comportamento, até o presente momento, indicou sua disposição de se utilizar do importante cargo que ocupa para rechaçar medidas investigativas e persecutórias contra sua pessoa”, afirmaram os deputados.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Molon não foi o relator da
    Molon não foi o relator da neutralidade na rede, do PT?

    De qualquer forma, isso é interferência. Não pode mesmo.

    A procuradoria que fique em seu lugar. Não é bom para nós que a Procuradoria consiga remover Cunha, não é bom que tenha este Poder porque não o tem em nenhum país do mundo.

    1. Mas já não removeram o

      Mas já não removeram o senador? Qual o problema em remover cunha? Será porque se ele cair o mundo do judiciário cai junto? Já está meio abalado desde ontem….

  2. Gente, olha o Carlos Sampaio!

    Gente, olha o Carlos Sampaio! Quem diria? Liderando o movimento para afastar o Cunha.

    É tão esperrrrto, mas tão esperrrrto, e respeita tanto os brasileiros que imagina que temos a formação intelectual do Kataguiri e do Marcelo do MBL.

    Grande fdp.

  3. Parece que os parlamentares

    Parece que os parlamentares estão, e de forma acelerada, apequenando o poder legislativo. Para quase tudo recorrem ao judiciário e ao MP. Os representantes da cidadania que os elegeu abrem mão do seu poder, enquanto o judiciário sem voto ocupa todos os espaços.  Ou estou enganada? É assim que está certo?

    1. Moça, você disse exatamente o

      Moça, você disse exatamente o que eu estava pensando. Por que esses “líderes” não pedem a seus liderados que estudem os regimentos e promovam a remoção, cassação ou o que caiba, de Cunha? Não percebem que, quanto mais intervenções externas busquem ou permitam, mais se apequena o Poder que compõem. Realmente, a mediocridade do atual congresso é assustadora. 

  4. Vai PT

    E o PT, vai ficar caladinho? Sinceramente, é dificil às vezes defender o PT face aos coxinhas, porque esse sera mais um argumento usado por eles para legitimar a pecha de corrupto que cola no partido. E pouco importa a hipocricia desse pantomimo do Sampaio e de seu partido. Eles estão, segundo a imprensa e a otica coxiniana, agindo.

  5. o PSDB COMO SEMPRE UM PARTIDO

    o PSDB COMO SEMPRE UM PARTIDO APROVEITADOR. ELE QUE APOIOU CUNHA TODO O TEMPO, SENDO RESPONSAVEL POR SUA ELEIÇÃO E PELOS MALES QUE CAUSOIU AO PAÍS E À CLASSE TRABALHADORA, AGORA JOGA FORA E PARA A PLATEIA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador