Lindbergh critica apoio do PT a Rodrigo Maia

Jornal GGN – O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou um possível apoio do Partido dos Trabalhadores à candidatura de Rodrigo Maia, líder do Democratas (DEM), para a presidência da Câmara dos Deputados. Em vídeo publicado no Facebook, Lindbergh diz que o apoio seria um grande erro, já que o DEM era aliado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

“Não tem sentido apoiar o nome do DEM ou do PSDB contra o centrão. Todos participaram desse golpe contra a presidenta Dilma”, disse o senador, afirmando também que acredita que a bancada de seu partido não irá apoiar Maia. O centrão inclui os líderes do PSD, PP, PR, PTB e de outros partidos que pretendem apoiar a candidatura do deputado Rogério Rosso, líder do PSD.

A eleição para o novo presidente da Câmara deve ocorrer nesta quarta-feira (13), e quem vencer deverá assumir um “mandato tampão” até fevereiro do ano que vem.

Enviado por alfeu

Do Brasil de Fato

Lindbergh Farias: “Não tem sentido [o PT] apoiar o nome do DEM “
 
Para senador, o apoio do PT a Rodrigo Maia para a presidência da Câmara seria um grande erro político 

A assessoria de imprensa do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) divulgou um vídeo no Facebook na tarde desta segunda-feira (11) exibindo o posicionamento do parlamentar contra o suposto apoio do Partido dos Trabalhadores à candidatura do líder do partido Democratas (DEM), Rodrigo Maia, para a presidência da Câmara dos Deputados. 

A eleição, que provavelmente ocorrerá nesta quarta-feira (13), vai escolher o substituto do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou à presidência da Casa na última quinta-feira (7).

No vídeo, Farias afirma que o apoio seria um grande erro político, uma vez que o DEM era aliado de Cunha.

“Eu vi muitas matérias falando de um apoio do PT ao líder do DEM, Rodrigo Maia. Eu liguei para vários parlamentares porque acho que isso seria um grande equívoco, um grande erro. Não tem sentido apoiar o nome do DEM ou do PSDB contra o centrão. Todos participaram desse golpe contra a presidenta Dilma. Eu tenho confiança que a bancada do PT não vai fazer isso. Não tem nada que justifique um apoio à candidatura do DEM, que, volto a dizer, são aliados do Eduardo Cunha e patrocinaram esse golpe”, afirmou o senador. 

O “centrão” a que ele se refere inclui os líderes do PSD, PP, PR, PTB e de outros partidos médios que pretendem apoiar a candidatura do deputado Rogério Rosso, líder do PSD, que já conta com o apoio do governo interino e de Cunha.

Para Farias, o apoio do PT pode ser para qualquer partido, desde que o candidato não tenha votado a favor do impeachment de Dilma na votação da Câmara dos Deputados, em 17 de abril.

“Nós estamos divulgando e denunciando esse golpe no mundo inteiro. Então, nossas alianças não podem passar desse limite. Eu confio que a bancada do PT não vai entrar nesse campo do cretinismo parlamentar e apoiar uma candidatura do DEM à presidência da Câmara”, bradou.

Candidatos

A previsão é que haja ao menos 12 deputados disputando o cargo. O PMDB tem dois nomes indicados: Marcelo Castro (PI) e Fábio Ramalho (MG). Além deles, os deputados Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Heráclito Rotes (PSB-PI), Beto Mansur (PRB-SP), Fernando Giacobo (PR-PR),  Rogério Rosso (PSD-DF) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) também anunciaram suas candidaturas.

Maia tem o apoio da antiga oposição ao governo Dilma Rousseff e, supostamente, dos deputados da bancada do PT.

O vencedor da eleição da presidência da Câmara deverá assumir um “mandato tampão” até fevereiro do ano que vem. Ele será responsável por conduzir as principais propostas de interesse do Palácio do Planalto. 

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Coisa triste, esses trolls

      Coisa triste, esses trolls demotucanóides .

      Se pesquisasse, antes de expelir baboseira, teria constatado que o Nassif já tinha exposto o lançamento da candidatura de Erundina . Veja esta postagem de ontem, animal :

      Jornal GGN –  O PSOL decidiu lançar, na noite desta segunda (11), a candidatura da deputada Luiza Erundina para concorrer à presidênca da Câmara, após notícias de que alas do PT e PCdoB estariam negociando apoio a Rodrigo Maia (DEM) para fomentar um racha na base governista de Michel Temer (PMDB), que apoia, nos bastidores, o deputado Rogério Rosso (PSD).

      “O PSOL lança uma candidatura mulher, com as minhas características, que será a primeira candidata a presidente desta Casa, com chances reais de ganhar se conseguirmos fazer chegar a nossa voz aos partidos de nosso campo político, para construir unidade, consenso e capacidade de força política para responder àquilo que a sociedade espera de nós”, disparou Erundina, momentos antes de protocolar a candidatura na Câmara.

      No discurso de lançamento, deputados do PSOL reforçaram que Erundina é a única candidata que pode unir os partidos de esquerda com aqueles que querem limpar a imagem da Câmara e estabelecer uma presidência com histórico de relações éticas.

      “A Câmara é a casa do povo, mas lamentavelmente ela não vem se comportando nem se relacionando com a sociedade de forma a validar esse conceito. O povo vem sendo cerceado na liberdade de acesso à Casa. E, mais que isso, a Casa tem dado as costas à sociedade, e não tem encaminhado os temas de interesse da maioria do povo brasileiro”, disse Erundina, citando as reformas política e tributária.

      Erundina ainda fez questão de dizer que sua candidatura é a única com verdadeira relação de independência com o governo interino de Michel Temer (PMDB). “Nossa candidatura não terá compromisso nem com presidente interino e nem com o ex-presidente que está para ser cassado por essa Casa. Nosso compromisso é com o povo, com a real independência do Poder Legislativo, e com uma pauta que é aquela que se contrapõe ao ajuste fiscal.”

      O deputado Glauber Rocha disparou contra a possibilidade de o PT apoiar Rodrigo Maia (DEM), mesmo com dissidentes afirmando que não darão votos a quem apoiou o “golpe” do impeachment.

      “Quem é parlamentar da esquerda popular não pode cogitar nem de longe apoio de candidato do Democratas, Rodrigo Maia. Quem apoia candidatura de campo popular, que pode resgartar a credibilidade da Câmara dos Deputados é Luiza Erundina. A gente espera que a esquerda não flerte com candidatura de Rodrigo Maia, porque isso seria completamente inconcebível”, disse Rocha.

      Ivan Valente disse que o PSOL vai procurar “todos os democratas, socialistas e aqueles que querem ética e mudança social para valer”, para que apoiem Erundina formalmente. 

  1. Informações

    Lendo as duas primeiras linhas deste post não foi necessário continuar.Lá em cima já tinha lido a primeira linha de um post informando que o PT vai apoiar um deputado do PMDB. Assim , concluí minha leitura jornalística sobre política do dia. Fiquei suficientemente informado. A propósito, hoje também li uma manchete em que PHA chama Moro de golpista de segunda classe. Outra manchete: Aécio já é figurinha carimbada nas operações policiais contra a corrupção. Temer conversou com delatores. Ontem li no site da BBC que, segundo o ranking a TRansperência Internacional,  só a Embraer é a unica considerada como empresa brasileira ética. Há alguma agremiaçao partidária confiável , ética , idônea? Não vale se auto enganar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador