Maia admite acordo com PSDB para encerrar CPI do Carf

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu que decidiu enterrar a CPI do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) em acordo fechado com DEM, PSDB e PSB. A declaração não apenas mostra a negociata que pode ter definido a sua eleição ao posto maior, em substituição a Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como também os interesses dos partidos em silenciar investigações que envolvem empresas.
 
Por outro lado, o encerramento da Comissão que daria sequências às investigações deflagradas com a Operação Zelotes, que investiga, por exemplo, a venda de sentenças no Carf, mostra que não seria o Partido dos Trabalhadores o alvo das possíveis descobertas, ao contrário do que mirou os investigadores, com o decurso da Operação.
 
O acerto para encerrar as investigações dentro da Câmara teria sido fechado pelo presidente interino Waldir Maranhão (PP-MA), com parlamentares do PSDB, DEM e PSB, estando presente o então candidato Rodrigo Maia, às vésperas da eleição. Mas Maranhão acabou recuando do acordo e deu um prazo adicional de 60 dias para a CPI. 
 
Da Folha de S. Paulo
 
 
Por DANIELA LIMA e AGUIRRE TALENTO
 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reconheceu à Folha que decidiu revogar a prorrogação dos trabalhos da CPI do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e determinar que a apuração seja encerrada na primeira semana de agosto para cumprir um acordo firmado às vésperas de sua eleição para o cargo, em 15 de julho.

Órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, o Carf é responsável por julgar autuações aplicadas pela Receita Federal aos contribuintes. A CPI, portanto, focava na atuação de empresas.

O acerto para encerrar as investigações havia sido fechado na presença de Maia pelo então presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), com integrantes de partidos como o DEM, o PSDB e o PSB. Maranhão depois recuou e acabou dando um prazo extra de 60 dias à CPI.

O presidente recém-eleito, entretanto, decidiu manter o que havia sido acordado e publicou ato revogando a prorrogação da CPI e determinando que os últimos 26 dias de trabalho do colegiado fossem dedicados apenas à votação de seu relatório. Seu ato passou a ser alvo de questionamentos.

Integrantes da CPI ligados ao chamado “centrão” –aglomerado de partidos como o PP, PR e PSD– dizem que a CPI deve, ao menos, usar o resto do prazo para tomar depoimentos de personagens já citados na investigação.

O presidente da CPI, Pedro Fernandes (PTB-MA), esteve com Maia na última terça e pediu que ele autorizasse novos depoimentos. Em outra frente, o PSOL tem dito que a Câmara poderá ser acusada de agir para proteger grandes empresários caso Maia mantenha sua decisão.

POLÊMICA

A diversidade dos questionamentos reflete a pluralidade de interesses afetados pela CPI. A investigação parlamentar nasceu após a Polícia Federal deflagrar a Operação Zelotes, que investiga a venda de sentenças no Carf.

Segundo a PF, conselheiros que atuam no órgão cobravam propina de empresários em troca de abatimento de multas fiscais.

Pesos pesados do empresariado nacional entraram na mira da CPI, como Safra, Gerdau e Bradesco. Ao mesmo tempo, cresceram rumores de que integrantes da CPI estavam pedindo vantagens a investigados para anistiá-los de depoimentos na comissão.

A afirmação de que havia achaque na CPI foi verbalizada por um dos vice-presidentes da comissão, o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), ao jornal “O Globo”. A fala fortaleceu corrente liderada pelo PSDB, DEM e PSB que vinha condenando o andamento dos trabalhos na CPI.

“Alguns líderes de partido fizeram uma reunião com Maranhão na qual, preocupados com os rumos da CPI, sugeriram que a prorrogação fosse usada para votar o relatório final. Foi uma decisão coletiva e, se tiver que ser revista, será revista coletivamente também”, disse Maia.

Deputados do PSDB e do DEM procurados pela Folha admitiram ter patrocinado os pedidos de encerramento dos trabalhos. José Carlos Aleluia (DEM-BA) afirmou que “ninguém blindou empresa nenhuma” e que integrantes da comissão ficaram preocupados após boatos de que parlamentares estariam achacando empresários. “Colocaram em dúvida a conduta da CPI e não quero ver meu nome ligado a isso”, disse Aleluia.

Líder do PSDB, Antônio Imbassahy (BA) disse que os tucanos na CPI “confiam nas investigações que estão sendo feitas pela PF, sem prejuízo da atividade parlamentar”.

ACORDÃO

Presidente da Câmara admite acerto para enterrar CPI do Carf

CPI do Carf

  • Criação: 4.fev.2016
  • Prazo de funcionamento: 4.mar a 11.ago
  • Presidente: Pedro Fernandes Ribeiro (PTB-MA)
  • Membros: 29

O que investiga?

CPI apura o esquema de corrupção no Carf, revelado pela Operação Zelotes

A OPERAÇÃO ZELOTES

O suposto esquema

Através de advogados e consultores, empresas repassavam propina a conselheiros do Carf para reverter multas da Receita. Operação também descobriu esquema de compra de medidas provisórias

Por que os deputados querem o fim da CPI?

  • Grupo alinhado ao PT busca impedir a convocação de Luis Cláudio, filho de Lula, que é investigado por ter recebido pagamentos de um lobista condenado na Zelotes
  • Partidos como PMDB, DEM e PSDB querem blindar grandes empresas investigadas na Operação, como o a Gerdau e o Banco Safra

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Seriam hilários, não fossem pulhas. Quer dizer que o boato do achaque leva ao encerramento da cpi? Mas são gatos de mãos levíssimas…

  2. Pega nada não
    O acordo foi com o PSDB. Se fosse com o PT aí sim daria bronca nacional, com protests nas ruas e escambau. Como diz o Ciro Gomes, o Aécio pode correr nú na rua que não se fala nada…

  3. O acordo é com o

    PSDB, DEM, PSB e PP. Mas o “Escremento de SP” diz em seu útimo parágrafo que o PT não quer deixar o filho do LUla prestar depoimento. 

  4. Os bandidos….

    Sempre vencem, em nosso país. Pois  quem deveria estar atento, está é fazendo acordo. Todos esses políticos deveriam ser impedidos de concorrer nas próximas eleições, já que o povo não fica sabendo de nada mesmo, pois nada que venha a prejudicar o PSDB e seus novos/velhos companheiros é divulgado e o povo sem saber de nada. Só sabem que o PT /Lula são os maiores corruptos/ladrões do Brasil. Desconhecem o ocorrido nas privatizações de FHC e o BANESTADO, tb e que foi julgado pelo homem-mau, mas acabou em pizza. PSDB é intocável.

  5. Cadê os paneleiros de

    Cadê os paneleiros de camiseta amarela?

    Não era por causa da corrupção que queriam tirar a Dilma?

    A bandeira dos coxinhas  jamais será vermelha, ela é marrom cor de b*sta!

  6. Pizza!

    Por isso as investigações NÃO ANDARAM…

    Estavam esperando o acordão!

    SUMIRAM 15 BILHÕES DOS COFRES DO INTERINO…

    E o LULA querem prender por que eles afirmam que ele comprou o que ele NÃO COMPROU!

    É simples!

    Quem evnde tem dinheiro em algum lugar!

    Se o Lula Comprou alguem tem dinheiro em algum lugar?

    Cade o dono do ´sitio?

    O dono do apartamento já negou a venda?

     

  7. Boatos encerraram a CPI…

    Então fica combinado assim: dizem por aí que teve deputado querendo achacar empresário. Ninguém vai apurar nada, nem sequer se é verdade ou só boato. E aí para tudo, fecha tudo.

    A desculpa é tão ridícula que era melhor encerrar na cara dura mesmo…

  8. Estão vendo deputados babacas

    Estão vendo deputados babacas do PT, como se governa quando se está no poder.

    Só politicaem

    Bando de otários.

  9. OS FALSOS PATRIOTAS
    Aqui caminhamos mesmo na contra-mão, com o GOLPE patrocinado e apoiado pelos trouxinhas golpistas! PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER OS FALSOS PATRIOTAS>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/18/os-falsos-patriotas/ ”   FALSOS PATRIOTAS QUE SONEGAM A VERDADE E NADAM NA HIPOCRISIA.   FALSOS PATRIOTAS QUE SE LOCUPLETAM NO BACANAL QUE QUEREM TANTO PRESERVAR EM NOSSA NAÇÃO.   FALSOS PATRIOTAS QUE SE ENROLAM NA NOSSA BANDEIRA, USAM E USURPAM DE NOSSAS CORES E DE NOSSOS SÍMBOLOS E NOS VENDEM, NOS ENTREGAM, NOS TRAEM, TODO DIA, TODA HORA, TODO MINUTO, A CADA SEGUNDO.   FALSOS PATRIOTAS, FASCISTAS E RADICAIS, QUE ESPALHAM ÓDIO, QUE DESTROÇARAM AO LONGO DE VÁRIOS MESES, A ECONOMIA E A PAZ DE NOSSA NAÇÃO E DE NOSSO TRABALHO.   FALSOS PATRIOTAS, SABOTADORES DA NAÇÃO, SABOTADORES DA PÁTRIA, CANALHAS AGRUPADOS EM QUADRILHAS COVARDES E ESPÚRIAS.   FALSOS PATRIOTAS QUE SE TRAVESTEM DE BONS E SONEGAM A CONSTITUIÇÃO, RASGAM AS ELEIÇÕES, GOLPISTAS E TRAIDORES PERMANENTEMENTE ESCONDIDOS NA MÁSCARA VERDE E AMARELA DA QUAL SE APROPRIARAM, COMO ASSIM O FIZERAM E FAZEM DE TUDO O MAIS.   ROUBARAM NOSSA BANDEIRA, ROUBARAM NOSSAS CORES, ROUBARAM NOSSO PAÍS, ROUBARAM TUDO DE NÓS E QUEREM NOS ROUBAR AINDA MAIS E SEMPRE.   FALSOS PATRIOTAS QUE SE APROPRIARAM DE TUDO, DE TODOS, DOS CORAÇÕES E DAS MENTES.   FALSOS PATRIOTAS QUE SEQUER RECONHECEM A LEI E QUE A CHANTAGEIAM E VILIPENDIAM HÁ TANTOS E TANTOS MESES, UTILIZANDO-SE DOS MEIOS E RECURSOS MAIS CRETINOS E FALACIOSOS.   FALSOS PATRIOTAS MANIPULADORES E COVARDES.   FALSOS PATRIOTAS, NÓS OS REPUDIAMOS. NÓS, MESTIÇOS, NORDESTINOS, POBRES, POVO, BRASILEIROS, NÓS REPUDIAMOS A VOCÊS E RENEGAMOS VOCÊS COMO BRASILEIROS.   AQUI AINDA HÁ UMA CONSTITUIÇÃO, POR INCRÍVEL QUE POSSA PARECER. AQUI AINDA HÁ LEI, POR INCRÍVEL QUE POSSA PARECER. AQUI AINDA DEVERIA HAVER JUSTIÇA, POR INCRÍVEL QUE POSSA PARECER. JUSTIÇA BRASILEIRA, CADÊ VOCÊ? POR ONDE ANDAS, DORMENTE. POR ONDE ANDAS SILENTE. POR ONDE ANDAS, CONIVENTE.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador