Maranhão diz que espera indicação para Comissão do Impeachment de Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), afirmou nesta terça-feira (05) que o ato de criação da comissão do impeachment de Michel Temer já estava assinado e que aguardava, apenas, os líderes partidários indicarem seus representantes.
 
A resposta de Maranhão foi ao questionamento do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que perguntava o motivo de a comissão especial não ter sido instalada. “A presidência desta Casa já assinou ato de criação (da comissão). Não se trata de inércia desta presidência, faltam as indicações dos líderes partidários”, respondeu Maranhão.
 
Após o questionamento, o presidente interino enviou ofício aos líderes dos blocos e siglas para que indiquem seus representantes na Comissão que analisará o impeachment de Michel Temer.
 
A decisão do interino da Câmara foi, na verdade, uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que no dia 4 de abril exigiu, pelo ministro Marco Aurélio, que a presidência da Câmara abrisse a comissão para analisar o pedido de impeachment.
 
O despacho do Supremo foi motivado pelo autor do impeachment, o advogado mineiro Mariel Marley Marra, que entrou com recurso por ter seu pedido meramente arquivado, sem análise de comissão.
 
Como alguns partidos não fizeram as indicações, a Comissão nem foi instalada. O anúncio de Maranhão foi recebido com surpresas por alguns deputados. Mas o Regimento Interno da Câmara determina que se os líderes não indicarem os nomes, o presidente da Casa é quem o faz.
 
“A decisão de Vossa Excelência vai na direção de dar um prazo ou de indicar os membros?”, indagou Miro Teixeira (Rede-RJ). “Estamos diante de um cenário complexo e, diante desse quadro com que o país está se defrontando, é bom o senhor fazer uma análise mais detalhada”, afirmou Danilo Forte (PSB-CE).
 
Com informações da Agência Brasil.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. vai esperando sentado

    Só no dia em que o kúnha e família forem julgados haverá a indicação dos ‘líderes’ para esta comissão. Aguarde sentado que serão anos de espera.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador