Marco Civil deve ser votado depois de quatro meses trancando pauta

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O Marco Civil da Internet será novamente discutido pela Câmara, hoje (18), com grande possibilidade de ter o resultado da votação, mesmo sem consenso entre os parlamentares.

O relator do projeto, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), leu a última versão do parecer na última quarta-feira (12), mantendo os pontos polêmicos que geravam mais discussões e que impediam a votação da matéria: a neutralidade de rede e a possibilidade de o Poder Executivo obrigar empresas de internet estrangeiras a fazer armazenamento de dados dos usuários brasileiros.

Mesmo com as polêmicas e falta de acordos, a expectativa é que o assunto seja concluído hoje, sem mais adiamentos. Isso porque já faz quatro meses que o texto do Marco Civil da Internet tranca a pauta de votações da Câmara, em urgência constitucional. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, falou que seria votado de qualquer maneira nessa semana.

Leia o Projeto de Lei 2126/2011.

Veja aqui a última versão do parecer do deputado Alessandro Molon (PT-RJ):

Com informações da Agência Câmara.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Neutralidade da rede pode virar direito

    Relator inclui neutralidade da rede em PEC do direito de acesso à internet

    http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/17/relator-inclui-neutralidade-da-rede-em-pec-do-direito-de-acesso-a-internet.htm

     

    O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 479/10) que torna o acesso à internet em alta velocidade (banda larga) direito fundamental do cidadão, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), incluiu no texto a garantia de que o serviço seja ofertado com neutralidade aos usuários. Ou seja, as operadoras não poderiam discriminar dados por conteúdo, emissor ou destinatário. 

    A previsão é que o relatório do deputado Amauri Teixeira (PT-BA) seja votado nesta terça-feira (18) na comissão especial sobre o tema. A reunião será realizada às 15p0, no Plenário 16. A neutralidade de rede é um dos pontos que têm dificultado a votação, pelo Plenário, do marco civil da internet.

    O deputado reconhece que a chamada neutralidade da rede é um dos pontos que dificultam a votação em Plenário do projeto do marco civil da internet (PL 2126/11, do Executivo).

    Teixeira considera, no entanto, que a inclusão desse item na PEC do acesso à internet aos cidadãos não deve causar a mesma resistência ao texto. “O grande problema do marco civil é a pressão das operadoras de telefonia sobre determinados parlamentares”, diz. “Como a PEC é uma norma que não teria aplicação imediata, acredita que não terá a mesma resistência enfrentada pelo marco civil”, completa.

    Ampliação da cobertura

    O relator explica que, uma vez garantido na Constituição, o direito à internet em alta velocidade deverá aumentar a pressão para a ampliação da cobertura, a melhoria do serviço e a redução dos preços cobrados pela conexão.

    Na avaliação do deputado, a mudança constitucional abriria espaço, inclusive, para a diminuição da carga tributária incidente sobre o setor. “A Constituição diz que, quanto mais essencial o produto ou o serviço, menor a tributação. A redução dos impostos barateia a banda larga e possibilita um maior acesso.”

    Em seu relatório, Amauri Teixeira destaca que os tributos representam hoje 1/3 do valor pago pelos usuários da internet de banda larga.

    Recomendação

    A votação da PEC 479/10 está entre as recomendações da subcomissão que estudou, no âmbito da Comissão de Ciência e Tecnologia, as ações do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

    Se aprovado na comissão especial, o texto ainda dependerá da aprovação, em dois turnos, pelo Plenário da Câmara antes de seguir para o Senado.

     

     

    1. Edson, isso é outro assunto,

      Edson, isso é outro assunto, outra coisa.  Isso aí não vai passar… pés no chão.

      Tem um projeto pronto que VAI a votação. Não é PEC.

  2. Ficou para amanhã

    Foi adiada para amanhã a votação do Marco Civil.

    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/COMUNICACAO/462251-VOTACAO-DO-MARCO-CIVIL-DA-INTERNET-FICA-PARA-AMANHA.html
     

    Votação do marco civil da internet fica para amanhã

    O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse nesta manhã que a votação do projeto do marco civil da internet (PL 2126/11) foi adiada para amanhã. Na semana passada, Alves afirmou que a proposta seria votada nesta semana de qualquer maneira, já que o texto está trancando a pauta de votações do Plenário há quatro meses, por estar tramitando com urgência constitucional.

    Hoje, às 19 horas, está prevista uma sessão do Congresso Nacional para analisar vetos presidenciais.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador