Membros da CPI da Petrobras agem para blindar PSDB, PMDB e DEM

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A condução da CPI da Petrobras – que vem funcionando a reboque das páginas de jornais sobre a Operação Lava Jato – foi criticada pelo deputado federal Jorge Solla, do PT da Bahia, que disse, em nota à imprensa, que os membros da comissão têm atuado como “gangsters”. Na visão do petista, a CPI tem “envergonhado” o Congresso ao blindar políticos do PSDB, DEM e PMDB, ao mesmo tempo em que se esforça para desgastar ainda mais a imagem do PT e do Planalto.

Na semana passada, a CPI da Petrobras aprovou uma série de requerimentos que agradaram a oposição ao governo Dilma Rousseff. Entre eles, a quebra de sigilo do ex-ministro José Dirceu – condenado no processo do Mensalão – e a convocação do presidente do Instituto Lula para explicar doações feitas pela Camargo Corrêa, empresa investigada na Lava Jato. 

Entre os requerimentos conta ainda a convocação da esposa e as três filhas do doleiro Alberto Yousseff, preso pela polícia federal desde o ano passado, “mesmo sem que haja nenhum indício de envolvimento das quatro no esquema de corrupção”, argumentou Solla, em nota.

“A técnica de coagir familiares para conseguir algo é utilizada pelo crime organizado, só gangsters agem assim. Não há nenhum elemento para convocar elas, nenhuma investigação séria no mundo utilizaria deste expediente”, comentou Solla. E acrescentou: “O curioso é que foram em cima logo do delator que disse ter pago propina para Aécio Neves [PSDB] em Furnas, que envolveu Eduardo Cunha [PMDB], que pagou propina a Sérgio Guerra, do PSDB”, disse o petista.

Na última quinta, a maiorida da CPI se negou a votar requerimentos que ampliam a investigação para além do que já foi dito nas delações premiadas da Operação Lava Jato e, por outro lado, “aprovou sem discussão apenas os requerimentos com o objetivo de desgastar o PT.”

“O uso político da CPI está tão desavergonhado que constrange todo o parlamento. O comando da CPI desistiu até de disfarçar suas intenções, o desrespeito às normas da Câmara hoje foi uma demonstração da total falta de compromisso com o regimento”, destacou o petista.

Solla apresentou requerimento, pela segunda vez, ao presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), para obter cópias de arquivos da Operação Castelo de Areia e convocar os executivos Pietro Bianchi e Saulo Thadeu Vasconcelos, da Camargo Corrêa. “A Folha de S. Paulo revelou que Bianchi recebeu R$ 7,38 milhões da empreiteira entre janeiro de 2008 e dezembro de 2013, mesmo depois de ter sido preso na Castelo de Areia. Segundo as investigações da Lava Jato, o executivo teria usado parte deste dinheiro para o pagamento de propinas. Em 2009, Bianchi foi preso após a Polícia Federal apreender, em sua casa, planilhas comprovando pagamentos de R$ 178 milhões a políticos e partidos, em valores referentes a percentuais de 208 obras públicas executadas pela Camargo Corrêa.”

“A imprensa avança mais nas investigações que a CPI. Eu apresentei estes requerimentos em 23 de abril, mas fatos relevantes como estes não interessam à CPI porque envolve partidos como o PMDB, PSDB e DEM”, disparou.

O deputado endossou que entre as obras que Bianchi teria pagado propina está a do Metrô de Salvador, licitada na época em que o atual vice-presidente da CPI, Antônio Imbassahy (PSDB), era prefeito da capital baiana. “Certamente ele não tem interesse nenhum em abrir estes arquivos, ouvir essas pessoas”, completou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um horror!…

    Esta Câmara, produto direto do eleitorado influenciado pelol PIG, está transformada, literalmente, na casa da mãe Joana!….

  2. esta se repetindo o que

    esta se repetindo o que ocorreu na cpi do cachoeira pra salvar tucanos como Narconi perillo e pmdb como Cabral

    uma mao lava a outra e oega se alguns petistas pra cristo e os ratos aida posam de eticos e honestos

    pqp

  3. Nota à imprensa não,

    Nota à imprensa não, deputado. Fale isso na tribuna a plenos pulmões, com o plenário cheio e a TV câmara transmitindo ao vivo.

    1. Não só

      Não só inimputáveis, Gilson.Raslan. São também ininvestigáveis. Quando algum inquérito “bate” em algum deles é logo desviado (não vem ao caso, segundo por exemplo delegados, procuradores e certo juiz de determinado estado do sudeste). E se, por inesperado acaso, passa e sobe, a PGR arquiva. Vide, por exemplo, o caso de certo senador mineiro do circuito Ipanema-Lebon.

  4. Lembro como se fosse hoje.

    Lembro como se fosse hoje.

    – Lula falando que não queria a CPI da Petrobras por que a oposição iria fazer palanque… e algumas pessoas do PT entrando no jogo achando que poderia investigar a Petrobras na era FHC…. quebraram a cara!

  5. CPI ?

    Nos meus trocentos anos de vida, jamais vi uma CPI dar em algo contra os partidos mencionados. A única serventia é malhar ainda mais o PT, como se não bastasse o PIG, e salvar tucanos , PMDBistas e DEMOs. Mais nada ! O resto é palanque eleitoral.

  6. O governo não é maioria? Por

    O governo não é maioria? Por que não convoca os caras da oposição? Ora, mas é muito fraco esse PT. Pelo amor de Deus!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador