“Moro também faz parte do golpe”, diz oposição; veja repercussão na Câmara

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Da Agência Câmara

Por Tiago Miranda

Deputados do PT afirmaram que a sentença tem como objetivo afastar o ex-presidente da disputa eleitoral em 2018. Por outro lado, parlamentares de diferentes partidos apoiaram o magistrado responsável em Curitiba pela Operação Lava Jato

Vários deputados do PT criticaram no Plenário a sentença que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. Segundo os petistas, a decisão é uma tentativa de tirar Lula da sucessão presidencial em 2018. Também no Plenário, parlamentares de outros partidos subiram à tribuna para apoiar a condenação.

A sentença do juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba, foi dada no processo que tratou da compra e reforma de um apartamento triplex em Guarujá, litoral de São Paulo. Pela decisão, Lula pode recorrer em liberdade.

O deputado Nilto Tatto (SP) disse que a condenação é uma perseguição daqueles que querem impedir Lula de concorrer à Presidência da República no próximo ano. “A única prova é um contrato sem assinatura e um recibo de pedágio. Já as investigações sobre outros, com provas concretas e com mala de dinheiro, não seguem adiante”, afirmou.

“Não vamos aceitar calados essa grande injustiça. Moro também faz parte do golpe”, disse a deputada Benedita da Silva (RJ), lembrando que alguns processos contra Lula foram deflagrados na mesma época em que começava a tramitar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), afirmou que a decisão de Moro não tem cabimento. “Essa ação tem como objetivo excluir o principal ator na eleição de 2018, que está na frente em todas as pesquisas”, disse, sugerindo manifestações em frente aos fóruns em todo o País.

Zarattini falou a jornalistas após a suspensão dos trabalhos na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que analisa denúncia por crime de corrupção passiva contra o presidente da República, Michel Temer, e o deputado suplente Rodrigo Rocha Loures, flagrado pela Polícia Federal recebendo R$ 500 mil no estacionamento de um restaurante em São Paulo.

Segundo o deputado Wadih Damous (RJ), a sentença de Moro não causa surpresa, mas indignação. “Sérgio Moro não tem imparcialidade, nem isenção. Ele funciona como justiceiro.”

Para o petista, a decisão de Moro serve para interferir no jogo político, no momento em que a Câmara avalia a denúncia contra Temer. “Sérgio Moro vai em busca dos holofotes, da celebridade e profere essa sentença lamentável, nula, atentatória ao direito e que os tribunais superiores haverão de anular”, disse.

A presidente do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), divulgou nota criticando a decisão de Moro, afirmando que “de nada adiantou” a defesa produzir provas da inocência do ex-presidente. “Lula é um patrimônio do povo brasileiro, um ícone da história nacional e será defendido com garra e decisão por todos os que sonham com um Brasil justo”, diz o texto.

Elogios à sentença

Deputados de diferentes partidos, a maioria da base do governo, elogiaram em Plenário a decisão do juiz Sergio Moro. Para Rocha (PSDB-AC), foi-se o tempo que o brasileiro não acreditava no Judiciário. “O que estamos vendo hoje mostra que ficou para trás o período em que poderosos ficavam impunes.”

O deputado Flavinho (PSB-SP) aplaudiu no Plenário a condenação de Lula. “Que agora possam entrar outros, de fila indiana e com algema na mão, para que pagem pelos seus crimes”, afirmou.

Segundo o deputado Mauro Pereira (PMDB-RS), Moro tem feito um excelente trabalho. “A Justiça está sendo feita e, neste momento, o povo brasileiro deve estar soltando foguete aí.”

Pereira afirmou que os petistas devem agradecer ao ministro Edson Fachin, responsável pela Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, por ter retirado de Moro a análise de alguns processos contra ex-presidente. “Se ficassem na mão do Moro, daqui a pouco, não sei onde iríamos encontrar a família do Lula”, disse.

Para o líder do DEM, deputado Efraim Filho (PB), a decisão foi técnica, baseada na lei, nos fatos e nas provas. “O importante é ter argumentos sólidos para afastar a defesa de perseguição política, que é o que sobra para quem é declarado culpado.”

Segundo Efraim Filho, há bastante tempo hábil para uma eventual condenação em segunda instância do ex-presidente Lula, o que o tornaria inelegível pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). “Acredito que, para 2018, o jogo político está zerado”, completou.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Foi-se o tempo em que

    “Foi-se o tempo em que poderosos ficavam impunes”. O infame que pronuncia uma frase dessa com certeza evita olhar de frente para o espelho, tal é a cara lambida que possui.

    Poderosos são todos os não petistas, a começar pelos tucanos e sua saga de assalto aos cofres públicos desde as privatizações. Desde quando o Lula é poderoso. Qual a fonte desse Poder? Seu único escudo hoje é o povão. 

     

  2. O homem é um craque. Deixou

    O homem é um craque. Deixou para dar publicidade da sentença um dia após a aprovação da reforma trabalhista. Hoje deveria ter manifestações contra essa medida mas com a condenação passou batido. A classe média que tanto se regojizou com a sentença vai descobrir que seus filhos e netos serão os terceirizados de gravata com os mesmos direitos que hoje tem um auxiliar serviços gerais. Aí será tarde.

  3. Acho que todos os blogues

    Acho que todos os blogues progressistas deveriam, a partir de hoje, jogar no ar a série de fotos de Moro ao lado de Temer, aécio, Marinhos, Dória, e todos os tucanos, enfim, como prova cabal de que Moro jamais condenaria, ou perseguiria um parlamentar do seu convívio, da sua intimidade.

    Fotos são imagens, e imagens tem força de revelações, muito mais do que as palavras.

    Quero crer que Moro já estava com toda a sentença preparada para jogá-la na rede num dia mais oportuno. E penso que hoje foi o dia escolhido para tal, quando tantas outras pautas estão unindo, por força das circunstâncias, os diversos parlamentares nas duas casas do Congresso. Ou seja, deu a chance de ser mais endeusado pelos tucanos e demistas, e de ver Lula mais agredido do que nunca.

    A Globo teve que se virar para antecipar o horário do JN, afinal, além de gosar com a sentença, tem que dar continuidade ao ataques ao Temer.

    Engraçado é ver um cara do DEM falando de mensalão petista, com a anuência dos tucanos, se até a hoje sabatinada para o lugar de Janot estava presente pra relembrar que foi ela quem foi ativa quanto àquela roubalheira no governo de Arruda no DF, quando governador e assessores e secretários enchiam bolsos, meias e bosas femininas com bolos d dinheiro vivo.

    Sem falar que do mensalão tucano nada restou, pois que o tempo passou e ninguém nem mais dele se recorda.

    Não temo tanto por Lula porque Deus está com ele. Não acredito em uma vírgula dessas denúncias, e por isso acho que Lula será absolvido mais dia menos dia.

    O jogo sujo como todo jogo teve hora de começar, mas não terminou. 

  4. In dubio contra Lula

    Há dúvida razoável e convicções. Bastam para condenar o Lula, pois antes condenar um inocente do que absolver um culpado

     

  5. Lula pode tomar posse do imóvel?

    Tem que pagar a hipoteca?

    Vamos fazer uma vaquinha

    Quem vai imitir Lula na posse do seu imóvel dado pela OAS em hipoteca após Lula ser proprietário do tal imóvel?

    Me dpa esse triplex, Lula. Tu tens o Itaquerão, Cara. Tu tens também pedalinho.

    Mais cedo, fui à casa de um desempregado e lá tinha uma Senhora bem idosa e bem sofrida. Você saca no aspecto o quanto sofrimento ela já pssou. A condenação do Lula foi um dos temas que se levantou na referida casa. A Velhinha, sentadinha no seu canto triste, que estava alheia à conversa, começa a prestar atenção no diálogo dos presentes. E pergunta logo depois o que foi que aconteceu com o Lula?

    Dizem que ele foi condenado a quase dez anos de prisão e ela perguntou o que que ele fez. Disseram a ela que ele foi acusado de receber um imóvel como propina. Ela pergunta: E porque não prendem o Aécio Neves e o Michel Temer?

    O Lula, ela disse com segurança. vai superar tudo isso. Ele é perseguido não por ser bandido, mas por ser bom para os pobres. As pessoas não condenaram Barrabás, mas Jesus Cristo

  6. NYT e demais repercutem
    Na Farsa a Jato tudo ė calculado, essa sentença contra Lula, inclusive o horårio em que fora tornada publica para que as Agencias Internacionais publicassem os realese enviados pelo mercenårio. E uso desse justiçamento como cortina de fumaça para que Temer, o chefe da quadrilha alçado ao poder por Moro e cia, continua na sua desenfreada compra de votos votos para se mantenha no poder tomado marra graças a Farsa a Jato. Assim essa perversa zelite zelote vontade continuará a f… com o maior prazer o povo brasileiro.

    Este tipo de coisa só acontece num pais em que a Senzala não sabe o bê a bá da luta de classes e por isso ė usada por seus algozes como capitãos e capitãs do mato.

    NYT e demais repercutem GloboMoro quando, seguindo o modelo piguento, omitem o outro lado da moeda, ou seja, o ponto de vista da defesa, o que não é de se estranhar, pois assim como aconteceu com os lideres de paises que foram palco das tais Primaveras, no caso brasileiro predominou tambėm, do comećo ao fim e como parte do processo de destruiçao da nossa jovem democracia politica e econômica, o jornalismo de guerra.

  7. Flavinho:
    Católico, cantor,

    Flavinho:

    Católico, cantor, compositor, comunicador, pregador internacional, escritor e deputado federal eleito por SP. Defensor da vida e da família! E…socialista, do PSB.

    Mauro Pereira:

    Fiel escudeiro e comparsa de Eduardo Cunha.

    Efraim Filho:

    investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por desvio de recursos públicos e fraudes em licitações.

    A Marina, ah, a marina…

    «A condenação de Lula mostra o amadurecimento ds instituições democráticas.

    https://i0.wp.com/www.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2017/07/marina-e-aecio.jpeg?resize=341%2C220

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/marina-silva-a-condenacao-de-lula-mostra-o-amadurecimento-das-instituicoes-democraticas/

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador