Comentário à coluna: A estratégia para enfrentar a crise

Tudo o que está acontecendo está deixando claro que o mainstream “gestão” não pode anteceder a tão desgastada noção “função política” dos governantes e representantes parlamentares da população.

Portanto, vamos refletir quando limitamos o governo em função da gestão, termo que foi apropriado pelo neoliberalismo para enfraquecer a função política do Estado.

Vamos também refletir, que o mainstream PIB, PIB, crescer, crescer, atende igualmente ao desejo neoliberal de priorizar a indústria, o agrobusiness. São eles que defenderam a indústria automotiva de carros particulares em detrimento do transporte coletivo, são eles que defendem o latifúndio contra as pequenas propriedades rurais, são eles que colocaram o povo em segundo plano.

O Brasil mesmo com crescimento de PIB baixo vem diminuindo a cada ano a taxa de desemprego, melhorando os salários e direitos do que estão na base social. Portanto, crescer é uma coisa, desenvolver é outra. Na década de setenta o PIB brasileira bombava e a taxa de desemprego aumentava, as condições sociais pioraram em muito mesmo com o PIB recorde.

Também, vamos fazer um freio de arrumação para afirmar que a ideia lançada por Dilma para que o  congresso aprovasse a convocação de uma Assembleia Constituinte Exclusiva não foi um erro, ao contrário, esse pronunciamento chamou à responsabilidade toda a parte inerte da sociedade que provocou os movimentos, exatamente os nossos poderes. A partir da proposta de Dilma entraram no jogo o legislativo e o judiciário, o executivo não estava mais só na sala com o o bode.

Sobre o recuo?

O próprio blog recentemente trouxe uma série de post analisando a política e a economia com base no jogo de xadrez. O avanço e o recuo podem ser, muitas vezes, estratégicos.

O governo demonstrou que acordou para a política e os defensores da gestão, redução da máquina, os que defendem o crescimento independentemente dos avanços sociais e do desenvolvimento do povo,  perderam.

Leia aqui na íntegra a matéria A estratégia para enfrentar a crise

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador