O café da manhã do impeachment, por Ricardo Melo

Da Folha

Conspiração não entra em recesso
 
Ricardo Melo
 
Esta Folha (14/07) noticiou um fato da maior gravidade. Na residência oficial da Presidência da Câmara dos Deputados, o chefe da Casa, Eduardo Cunha, dividiu o “breakfast” com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o impagável Paulinho da Força, do partido Solidariedade. Além de guloseimas habituais, constou do cardápio nada menos que o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
 
Boquirroto como sempre, Gilmar confirmou o debate sobre o assunto. “Ele [Cunha] falou dos problemas de impeachment, esses cenários todos”. Perguntados pela reportagem, Paulinho da Força e o presidente da Câmara tergiversaram, sem convencer. O texto afirma que o deputado do Solidariedade especulou que a derrubada da presidente (pois é disso que se trata) supõe um acordo entre Eduardo Cunha, o vice Michel Temer, Renan Calheiros, chefe do Senado, e o presidente do PSDB, Aécio Neves.

 
Se isto não é conspiração, é bom tirar a palavra do dicionário. Que diabo pode representar a reunião entre o terceiro nome da linha de sucessão do Planalto, um ministro da mais alta corte da Justiça e um parlamentar adversário obsessivo do governo –os três para discutir a deposição de uma presidente eleita?
 
A qualidade dos interlocutores dissipa dúvidas. A capivara é geral. O presidente da Câmara, de currículo mais do que suspeito, foi acusado de embolsar milhões de dólares em negociatas. O ministro Gilmar, dono de um prontuário de atitudes controversas, é conhecido por travar o fim do financiamento empresarial nas eleições.
 
A presença de Paulinho da Força mostra-se tão exótica quanto reveladora. Exótica porque se desconhece, pelo menos em público, qual credencial do insignificante Solidariedade para participar no colóquio. A contribuição mais relevante da legenda vem sendo a de responder “impeachment” a qualquer questão do cenário político.
 
Reveladora quando se sabe que o ex-sindicalista protagoniza vários processos e membros do seu grupo estão enrolados até o pescoço na Lava Jato. Detalhe: o partido destacou-se como o único a soltar nota de solidariedade, sem trocadilho, ao pronunciamento destemperado de Eduardo Cunha após ser acusado de beneficiário da corrupção. Nem a legenda dele, PMDB, atreveu-se a tanto.
 
Nesse clima, nenhum recesso parlamentar coloca tropas em descanso. A coisa é bem maior. Na verdade, a conspiração sempre prefere trabalhar à sorrelfa. Limites constitucionais, veleidades jurídicas e direitos elementares mais atrapalham do que ajudam num cenário de vale tudo.
 
As denúncias contra o ex-presidente Lula trazem novo exemplo. Vão das baixarias das “nove digitais” esgrimidas num documento tucano até acusações de… ajudar a expandir negócios do Brasil no exterior quando já havia deixado o cargo público! Por causa disso, Lula virou alvo de ação estimulada por um procurador notório pela campanha nas redes sociais contra o PT; e por outro que tem mais de 200 ocorrências de negligência no exercício da função. Já a fundamentação judicial nem zero tiraria em redação de vestibular.
 
Quem vai assumir a responsabilidade por tanta irresponsabilidade? A sensação é a de um conjunto de forças sem liderança. Sua única bandeira parece ser Delenda est PT. Em torno dela, cada um opera a seu bel prazer –Sergio Moro, Rodrigo Janot, procuradores excitados, Polícia Federal desgovernada, parlamentares paroquiais– tudo isso diante de um governo entre atônito e preocupado, mas sem iniciativa face à degradação das condições de vida da maioria. Cabe lembrar: nem sempre do caos nasce a ordem.
Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Inacreditável embora realista.

    Parece inacreditável ver esse texto depois de ler o sobrescrito “Da Folha”. Ou seja, nem tudo está perdido no jornal do “Seu Frias”.

  2. Paulinho não é impagável não…

    Meu caro Ricardo Melo, apenas uma correção ao seu texto irretocável: Paulinho não é impagável não. Se a negociação for bem feita, tudo é possível

    1. Realmente vc tem razão, a

      Realmente vc tem razão, a palavra ai está mal colocada. Impagavel significa algo que não pode ser pago, o que nõ faz nenhum sentido no texto.

      1. Outro sentido.

        O “impagável” aí está no sentido de “cômico”, “excêntrico” ou “ridículo”, adjetivos que cabem à figura do Paulinho (especialmente o último).

  3. dando corda.

    Não vejo um governo atônito, mas um governo inteligente que parece ser também experiente com os casos atuais da política brasileira e mundial; Todos nos sabemos que o PT ficaria isolado se no decorrer dos anos no poder, seus objetivos sejam alcançados, é o que parece! Agora sim o lado do PT e dos outros partidos ficaram mais evidentes para o eleitor mais simples, o povo tomará consciências políticas com esses embates.

  4. Deja Vu!!!

    Gilmar já se conhecia desde os HCs cangurus em favor do Homem Bom Daniel Brilhante (by FHC) Dantas, Aécio ainda engana alguns incautos e incautas e encanta a extrema-direita, Cunha despiu-se um pouco agora para uma fatura de indignados (os anti-PT que inerciais que acreditam ainda que somente este partido está lotado de malfeitores), Paulinho da farsa sindicanal começa também a se istrumbicar… vai ser hilário daqui pra frente a ratazanada dizendo aqui e ali que defendem o Estado Democrático de Direito; Bolsonaro e Merval Pereira devem esta p da vida por não terem sidos convidados para o rega-bofe conspirador e horrendo.

  5. Isto tem nome e endereço.

    O nome disso “GOLPE” e tem endereço, fica no Jardim Botânico, ou mais conhecido como PROJAC das Organizações Marinho.

    Cunha, Paulinho e Gilmar são os instrumentos e o resto do PIG (experimente escrever PIG em um comentario em qqa site da Globo, consideram palavrão), como a FeLHA, OESP, VEJA e outros são os planfetos subversivos do golpismo.

  6. Mudança no cardápio: Sai

    Mudança no cardápio: Sai impeachment da Dilma e entra o do Cunha. No que imediatamento o Pauzinho abandonou o café da manhã, e foi para o boteco tomar “uma dose”. Gilmar foi ao banheiro e volta para próxima, Cunha chutou e mesa e sujou o carpete. Agenda agora um café da manhã com os irmãos Marinho

  7. o que mais revolta é o planejamento em nada sofisticado…

    apenas usam as pressões disponíveis………………………………………………………………..

    além das de costume, fazendo a cabeça da massa que tudo aceita como verdade e provas

    também todas as que são criadas pelos que se juntam em conspiração

     

    realmente, em termos de educação e política, temos muito futuro pela frente ainda,

    para perder ou sem prosseguir, permanecendo neste passado de podridão

  8. E o encontro de Dilma e Lewandowski??

    E o encontro (quase) secreto entre a presidente da república e o presidente do Supremo em um país estrangeiro? Nada demais, né?

  9. 3 patetas a conversar!

    Brincadeira achar que 3 patetas como estes podem fazer alguma coisa de útil.  Não só patetas, como vigaristas, cujas folhas corridas prencheriam um 10 rolos de papel higiênico dos antigos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador