O presidente da Câmara é Rodrigo Maia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O deputado federal Rodrigo Maia, do DEM do Rio de Janeiro, foi eleito com 285 votos para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados em mandato “tampão” que vai até fevereiro do ano que vem. Rogério Rosso, deputado pelo PSD do Distrio Federal, e com quem Maia foi para o segundo turno disputar, obteve 170 votos.

Se o Senado confirmar o afastamento definitivo da presidente democraticamente eleita Dilma Rousseff, Maia passa a ser o segundo na linha sucessória do país. O filho do ex-prefeito do Rio, César Maia, está em seu quinto mandato, já presidiu o Democratas e foi, por duas vezes, líder do partido.

Após confirmação de sua vitória, Maia discursou e prometeu fazer uma gestão de diálogo da maioria com a minoria. “Temos muito trabalho a fazer, pacificar esse plenário, dialogar, maioria com minoria, temos uma maioria do governo que é importante para o Brasil, mas temos uma pauta da sociedade que vem através de cada um de nós que precisa ser debatida, discutida e votada. Porque não só apenas do governo que vem as boas ideias, de cada um dos nossos mandatos e de cada um dos nossos eleitores que vivem o dia a dia saem boas ideias”, discursou ele.

Leia mais sobre os candidatos em “Eleição na Câmara leva Rogério Rosso e Rodrigo Maia para o segundo turno”

Rosso, o segundo colocado, foi o candidato apoiado por Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro e mesmo partido do vice-presidente e presidente interino Michel Temer. Mesmo não sendo do mesmo partido que Cunha e Temer, Rosso é da base de sustentação do golpe. Assim como Maia.

Depois de confirmado, Maia agradeceu Rosso, afirmando que a disputa foi limpa. “Na política é assim que tem que ser”, discursou ele.

Rosso, por seu turno, afirmou que o parlamento ganha com a vitória de Maia. “Acho que a grande tarefa dele será unir a Casa, todos os deputados”, disse ele.

(com informações da Agência Brasil)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Ajuda a tudo e a todos.

      Ajuda também a destruir um projeto de país menos injusto e soberano onde a esquerda teve e sempre teria espaço para encaminhar as suas pautas, sempre reclamando de falta de espaço e de canais para dialogo.

  1. O lobby do Rio de Janeiro continua forte no corporativismo

    Nas rusgas entre paulistas e mineiros, os que trabalham duro no Brasil (he, he, he …) o terceiro que leva vantagem é o carioca, que se uniu no choro da perda dos royalties do petróleo e se solidarizaram para cooptar a política nacional a seus interesses.

    É óbvio que o resto do Brasil se sente abandonado por estes oportunistas que só vizam os seus interesses bairristas.

    Está na hora de 26 Estados + o DF dizerem não a Rede Globo e aos politicos do RJ, que se transformaram no verdadeiro cancer da política nacional.

    Cunha, Maia et caterva, nunca mais!

  2. Nojo total. Repito o que

    Nojo total. Repito o que disse ontem: sem uma revolução de verdade que recoloque os judiciário nos trilhos, promova o desaparelhamento feito pela elite no estado, enquadre a mídia golpista e elimine da participação política os filhotes e netinhos da ditadura, este país não vai pra frente. Mas se os “progressistas” não conseguem nem se articular para lançar uma candidatura única não é deles que devemos esperar alguma coisa. Sei lá, já tô velho pra certas coisas. Se o congresso é esta merda, é culpa dos próprios eleitores que o fizeram assim. O Brasil que se f_da! Vou cuidar da minha vida.

  3. Sou eu assim sem você…

    Se Rosso é avião, Maia é a asa

    Se Rosso é o piu-piu, Maia é o Frajola

    Se Rosso é o Claudinho, Maia é o Bochecha

    Se Rosso é o futebol, Maia é a bola

    Se Rosso é o circo, Maia é o palhaço

    Se Rosso é o Romeu, Maia é a Julieta

    Se Rosso é Cunha, Maia é Temer

    Se Rosso é a Farinha, Maia é o saco.

    Se Rosso é a puta, Maia é o que pariu.

    Puta que pariu pra esse Brasil e os deputados da oposição que votaram no Frajola ou escolheram Erundina como canditada de terceira via. Eita oposição burrinha!

     

    1. Para infelicidade geral da

      Para infelicidade geral da Nação, acho que Garotinho não está certo. Rodrigo Maia ERA até pouco tempo atrás um dos aliados próximos de Cunha ? Continua sendo aliado, evidentemente não descaradamente como outros, mas de forma sutil e diplomática, como convém a um agora  Presidente da Câmara.

  4. Vejo vários pontos

    Vejo vários pontos significativos nessa questão toda, alguns que inclusive me parecem inéditos. Desculpem o texto que,prevejo, será algo truncado, mas minha preocupação no momento é majoritariamente analítica.

    1) A esquerda precisa decidir se o PT é ou não é de esquerda > não é coerente dizer que o PT “não é”, ou “nunca foi”, etc, e ressentir-se de que “divide a esquerda”. Ora, ou uma coisa ou outra – e isso vale também para os que criticam o PT por não esclarecer a população, pois se o partido não é de esquerda, nada precisaria fazer nesse tocante; pessoalmente, com todos os defeitos e vários trapaceiros que contém, considero que como um todo o partido é sim de esquerda.

    2) A esquerda tem se dividido sempre, com ou sem PT > para ficar num exemplo pitoresco: do PT saiu a turma do PSTU, do qual saiu a turma do PCO, do qual… conheço pessoalmente alguém que saiu do PCO por “divergência ideológica”. No presente caso, o PCdoB também apresentou candidatura, a de Orlando Silva.

    3) A esquerda NÃO tinha votos para ir ao 2º turno > mesmo se toda a esquerda apoiasse um único candidato, não chegaria ao 2º turno.

    4) O PT ERROU ao não apoiar Erundina > esse apoio tiraria a escada retórica de oportunistas como Luciana Genro, além de mostrar compromisso com a esquerda – e com esquerdistas autênticos como a própria Erundina, Jean Willys, etc – em momento tão delicado da política nacional.

    5) O PT ERROU por MEDO > em 2015, a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara facilitou em muito a vitória de Eduardo Cunha, com as consequências que todos sabemos. Chinaglia (nem qualquer outro petista) possuía respaldo para ser vitorioso contra os 300 de Cunha. Pequeno lembrete: no 1º turno, o PSOL, “dividindo a esquerda”, lançou Chico Alencar.

    6) O PT ERROU por CÁLCULO > o apoio a uma candidata que não teria como passar ao segundo turno casaria pragmatismo e ideologia: sobre a ideologia já comentei, a questão prática se deve à possibilidade que o partido teria de, no 2º turno, apoiar de qualquer modo um outro candidato.

    7) Os objetivos de Erundina e do PSOL > pessoalmente considero louvável a candidatura de Erundina, mas fiquei com uma dúvida: afinal, ela não será candidata à Prefeitura de São Paulo? A campanha começa em agosto, e a Câmara está, a partir desta sexta, em recesso, só voltando em 1º de agosto. Erundina ficaria na presidência da Câmara por dois dias??? Não teria sido mais lógico o PSOL indicar novamente Chico Alencar? No fundo, era uma candidatura para inglês ver?

    8) Maia, o menos pior > do 2º turno nada se salvaria, isso é certo, mas Rosso era homem de Cunha. Ainda que no final das contas praticamente nada mude, eu prefiro ver Cunha sair da vida política.

    9) O grande vencedor foi Temer > com Rosso, Temer continuaria preso a Cunha. Sem ele, Cunha é desidratado ao mesmo tempo em que Temer pode alegar ter feito o que estava ao seu alcance para auxiliá-lo. Assim, Temer ganha um pouco mais de autonomia na “House of Cards”, tendo tido sucesso num cálculo semelhante ao que o PT deveria ter feito, s.m.j.

    10) Day after > agora o jogo volta para o Senado. A eleição de Maia não será de tanta valia para a clepto-plutocracia se Dilma voltar; se não voltar, de muito pouco adiantaria ter Luiza Erundina no MANDATO-TAMPÃO de seis meses (ou DOIS DIAS) na presidência da Câmara.

     

    1. Ótimo comentário, A. eleb

      Conseguiu ser abrangente e sucinto, sem perder o âmago das questões. Bem, ao menos do meu ponto de vista.

      Já faz tempo que desisti de ocupar meu tempo fazendo comentários “longos” e supostamente “profundos”.  Aliás, ultimamente nem mesmo tenho parado para elucubrar sobre as questões políticas que se impõem no momento – exatamente por ser tão extenso e repetitivo esse momento e suas questões… A “intuição” basta. Intuição assim entre aspas, porque, no fundo, é apenas o nome que às vezes damos para um tipo de aprendizado proveniente da observação/vivência dos acontecimentos e das motivações dos mesmos. E, sinceramente, não sei o que é pior. Se os fatos se repetirem ad nauseam ou se as mesmas pessoas tentando desesperadamente dar significados distintos para as mesmas coisas. Se repetindo e repetindo uns aos outros. 

      Ah! Chega de blábláblá… A intenção incial era mesmo parabenizar o seu comentário tanto pela lucidez, sem maniqueísmos, quanto pela objetividade. 

      É isso aí. Assino embaixo do que vc disse.

  5. Um trio da pesada .O

    Um trio da pesada .

    O golpista Temer Cunha de Marinhos presidindo a ditadura, Moreira Franco no ministério do aniquilamento das estatais e o genro Rodrigo Maia aprovando as privadoações na câmara dos deputados .

    (Pra quem ainda não sabe, uma dica : Rodrigo Maia é um politiqueiro filiado ao DEMO e genro do gato angorá Moreira Franco, atual ministro de privadoação da ditadura Temer Cunha de Marinhos) 

  6. O Rio de Janeiro continua no

    O Rio de Janeiro continua no poder. Mas, que poder ?

     

     

    Publicado em 14/07/16 06:00

    Milícia impõe regras à Força Nacional no Rio

    Militar da Força Nacional com um galão de água mineral no conjunto habitacional onde estão alojados na Zona Oeste do Rio Militar da Força Nacional com um galão de água mineral no conjunto habitacional onde estão alojados na Zona Oeste do Rio Foto: Roberto Moreyra / Roberto Moreyra//Extra/Agência O GloboMarcos Nunes e Flavia Junqueira

    Os agentes da Força Nacional que participarão do esquema de segurança da Olimpíada — um aparato que prevê o combate a ações criminosas e até a terroristas — estão tendo de se submeter às ordens da milícia na Zona Oeste do Rio. Segundo agentes denunciaram ao EXTRA, os 3.500 PMs, policiais civis e bombeiros de vários estados do Brasil não podem circular armados pela Gardênia Azul e foram impedidos até de instalar internet nos apartamentos onde estão alojados, no condomínio Vila Carioca, do “Minha casa, minha vida”, no bairro do Anil.

     

    Homens da Força Nacional estão impedidos de andar com a identidade policial na área da milícia Homens da Força Nacional estão impedidos de andar com a identidade policial na área da milícia Foto: Roberto Moreyra / Roberto Moreyra/Extra/Agência O Globo

    Como a milícia explora o sinal a cabo na região e, de acordo com os agentes, as operadoras de internet fixa são impedidas de atuar na área pelos paramilitares, a saída é que cada policial use a própria internet móvel, pagando do próprio bolso.

    O Ministério da Justiça informou, por meio de nota, que vai apurar as informações e encaminhá-las à Polícia Federal, à Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança e à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

     

    Força Nacional Força Nacional Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo

    O Vila Carioca, ainda não inaugurado, começou a ser ocupado pela Força Nacional em maio. Os agentes que concordaram em conversar com o EXTRA, sob a condição de anonimato, estão no Rio há cerca de 15 dias. Contam ter recebido as orientações sobre as restrições impostas pela milícia de seus coordenadores — policiais militares, policiais civis e bombeiros têm coordenações separadas — dentro do próprio conjunto habitacional, assim que os grupos chegavam ao Vila Carioca. As determinações eram passadas sempre a grupos de poucos agentes por vez.

    — A gente já cansou de ver gente armada na Gardênia — contou um dos militares da Força Nacional.

    Além da arma, a orientação aos agentes é que não andem com a identidade policial. Segundo dizem os agentes, a Gardênia Azul é uma “área branca”, ou seja, sem risco para os policiais, já que estão levando lucro para a comunidade ao comprar produtos. O atraso no pagamento de diárias, as escalas de trabalho as más condições de alojamento levaram agentes a fazerem, nesta terça-feira, um panelaço dentro do condomínio. Eles ameaçam deixar o Rio e voltar para seus estados de origem. Mais de 700 policiais participaram de uma reunião com o comando da Força Nacional no Rio, pedindo mudanças.

    Não é só a banda larga que tem de sair do salário de cada agente. Como os apartamentos foram disponibilizados sem mobília para servir de alojamento, os policiais e bombeiros fizeram “vaquinhas” para equipar as residências . Foram gastos aproximadamente R$ 3,2 mil por apartamento para instalar lâmpadas, televisores , geladeiras e beliches .

     

    na foto, o interior de um dos aprtamentos onde policiais têm apenas um beliche na foto, o interior de um dos aprtamentos onde policiais têm apenas um beliche Foto: reprodução

    São seis agentes por cada um dos apartamentos, distribuídos em cinco blocos do conjunto habitacional. Para comprar uma televisão de 14 polegadas, um dos militares contou ter pago R$ 600.

    Já as geladeiras foram alugadas, em média a R$ 650 cada. Segundo os militares, não há água potável no conjunto habitacional.

    — Estou aqui há 15 dias e já comprei mais de quatro galões. Fora isso já gastei com lâmpada até chuveiro. Pior é que minha diária ainda não saiu — disse um militar, que pediu para não ter seu nome divulgado.

    A falta de estrutura virou sinônimo de lucro para os ambulantes da Gardênia. Ontem, uma Kombi e um caminhão venderam quase todo estoque de água mineral na porta do conjunto.

    — Vendo 80 galões de água mineral por dia. Cada um sai por R$ 5 — disse um comerciante, que pediu para não ter seu nome divulgado

    O Ministério da Justiça e Cidadania afirmou que “não existe tolerância com atividades criminosas” e que irá apurar a denúncia de que milícias estão interferindo no trabalho da Força Nacional.

     

    Na foto, cama improvisada em outro apartamento ocupado pelos militares Na foto, cama improvisada em outro apartamento ocupado pelos militares Foto: reprodução

    O ministério informou que a estrutura de segurança das instalações olímpicas está Garantida, assim como as diárias dos profissionais da Força Nacional que atuarão nos jogos .Se houver necessidade, afirmou o ministério, já existem 4.500 policiais inativos inscritos que podem ser aproveitados na Olimpíada.

    Sobre as apertadas escala de serviço, o secretário de segurança para grandes eventos, delegado Andrei Augusto, disse ao “RJTV”, da Rede Globo, que elas serão revistas.

    Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/milicia-impoe-regras-forca-nacional-no-rio-19707975.html#ixzz4ENsz7uSV

  7. Uma nada feliz coincidência!

    Rodrigo Maia do DEM é do Partido que já foi PFL, PDS e ARENA – partido do Governo Golpista da Ditadura Militar.

    Hoje, Presidente da Câmara dos Deputados no Governo Golpista de Temer.

    Se o Gilmar Mendes mexer os pauzinhos lá no TSE e der um jeitinho de impugnar a chapa Dilma e Temer o Rodrigo Maia assume (interinamente***) o cargo de Presidente da República.

    1964 e, quem sabe, a possibilidade, após outubro de 2016, de a ARENA voltar ao Poder máximo do País?

    Duas vezes a partir de um Golpe de Estado!

    *** A partir de dois anos da última Eleição para Presidente(a), se houver a impugnação da chapa Dilma e Temer haveria uma Eleição indireta no Congresso para escolha do novo Presidente(a), enquanto isto a ARENA assumiria interinamente o Poder.

     

    1. Desculpe, mas o sucessor

      Desculpe, mas o sucessor legal da Arena foi o PDS, que hoje está sob o nome de PP. Para saber, é simples: Maluf nunca trocou de partido. O PFL é a dissidência do PDS, fundada em agosto de 1984 por Aureliano, Sarney e Marco Maciel, dentre outros, para apoiar Tancredo no Colégio Eleitoral em janeiro de 1985. Nessa época, Rodrigo Maia ainda estava em fraldas e seu pai, César, ainda era um dos principais aliados e apoiadores de Brizola. Temer era só o secretário de segurança pública do governo Montoro, mas, principalmente, um aliado de Quércia. Mas Moreira Franco já havia se virado no escândalo Proconsult, em 1982, para tentar fraudar as eleições para governador no Rio junto com a Globo e o SNI. No qual César foi essencial, para entender o que ocorria pela apuração paralela montada pelo PDT e coordenada por ele. Cunha, nessa época, aprendia o que fazer e como fazer, ajudando na campanha de Eliseu Resende em Minas.   

  8. Se fosse parlamentar do PT e

    Se fosse parlamentar do PT e do PC do B teria cravado meu voto em Luiz Erundina, mesmo que essa guerreira não vencesse. Jamais daria meu voto a esses panacas. Mas, se Lindenberg se diz revoltado com os colegas, que pra ele votaram em Rodrigo Maia, é porque sabe ser isso verdade. 

    Mais um dia de muita insatisfação para nós, que somos contra o impeachment, e pode-se dizer que mais uma vez o Interino tá com a bola toda. 

    E, assim, sucessivamente, parece não nos restar outra coisa senão sentar e esperar os desdobramento dos infernos que nos esperam, pois se cm Erundina não seria fácil dobrar esses parlamentares bem-pagos para permanecerem ao lado de Temer, agora temos a certeza de que qualquer projeto, por mais danoso à população, será aprovado por maioria por esse bando de gente sem noção.

  9. Sob certos aspectos Maia é

    Sob certos aspectos Maia é pior do que Cunha, pois, além de ultraconservador tem o DNA do que há de pior na política brasileira, ou seja, o gene fascista do pai, prefeito que mandou no Rio por quase 20 anos e cujo único legado foi seu clone afeminado, Eduardo Paes.

    O governo Maia  foi marcado por obras de fachada, repressão a trabalhadores e enriquecimento de empresários, além de apoio incondicional à Globo. Lembro-me de Cesar Maia quebrando hospitais municipais so para incriminar o governo federal, lembro-me de Maia como o grande mentor da bolinha de papel na cabeça do Serra, lembro-me do Maia espalhando boatos em cartilha para parar a cidade e o estado com uma falsa invasão do trafico em 2002.

    Maia  Filho é mais perigoso, pois passa a ideia de mais suavidade nas relações com o Congresso e com o povo, mas não se enganem, representa o atraso do atraso, do atraso, do atraso…

    Mas, como todos os demais, tem telhado de vidro, se fuxicarem, nem precisa muito, algo nele vai feder.

    Rezemos pra que feda, feda muito.

  10. Injustiça

    Baita injustiça com Cunha e a coxinhada adestrada da mírdia. Por tudo o que fizeram nesta republiqueda de bananas nos três últimos anos, eles mereciam permanecer lá, um representanto os outros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador