Partidos disputam comissões lideradas por aliados de Cunha

Jornal GGN – Após as denúncias de corrupção contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), seus adversários tentam assumir comissões que hoje estão ocupados por aliados do peemedebista. A principal é a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), que tem papel importante no processo de impeachment. 

Além da CCJ, que é alvo de disputa interna do próprio PMDB, outra comissão é a de Finanças e Tributação, considerada a segunda mais importante da Câmara, disputa pelo ex-ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apoiado por Cunha, e pelo deputado Esperidião Amin (PP-SC).

Do Estadão

Partidos disputam comissões de Cunha

Após virar alvo de suspeitas e acusação na Lava Jato, presidente da Câmara vê domínio da CCJ ameaçado por adversários

O enfraquecimento político do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), diante das denúncias de corrupção contra ele, fez com que seus adversários comecem a articular a ocupação de espaços hoje nas mãos de aliados do peemedebista nas comissões permanentes da Casa. O principal alvo é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante e com papel essencial no processo de impeachment, uma vez que recursos apresentados no plenário são avaliados pelo colegiado.

No ano passado, Cunha ofereceu a comissão ao PP para obter o apoio da legenda à sua eleição para a presidência da Câmara. Vitorioso e no auge de sua força política, articulou a eleição de Arthur Lira (PP­-AL) para a comissão. Este ano, porém, o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), adversário de Cunha e contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, tem oferecido a correligionários a presidência do colegiado em troca de apoio para ser reconduzido ao posto. A estratégia foi replicada por Leonardo Quintão (PMDB-MG), adversário na disputa pela liderança do partido e ligado ao grupo de Cunha.

Com a segunda maior bancada desse bloco de 14 legendas, o PP, por exemplo, tenta assumir a presidência da Comissão de Finanças e Tributação, considerada a segunda mais importante da Câmara. Cunha apoiou e conseguiu eleger a correligionária Soraya Santos (PMDB­-RJ) em 2015. Neste ano, o candidato ligado a ele, o ex­-ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro (PP­-PB) enfrenta internamente o deputado Esperidião Amin (PP-­SC).

A avaliação geral é de que essas disputas só são possíveis diante do enfraquecimento de Cunha, que corre o risco de ser afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal, pelo envolvimento em fatos apurados pela Operação Lava Jato. A análise dos líderes é de que o presidente da Câmara terá muita dificuldade em eleger seus candidatos para os colegiados. Desta forma, aumentará a disputa entre oposição e governo pelas comissões estratégicas. “Vai ter muita reivindicação de comissão”, reforça o líder do governo, José Guimarães (PT-­CE).

Oposição. O cenário anima até a oposição. “O ano passado foi como ele quis”, lembra o líder do PPS, Rubens Bueno (PR). Os oposicionistas estão convencidos de que é importante impedir que Cunha atue para eleger um de seus aliados principalmente para a CCJ, colegiado que terá o poder em 2016 de barrar o processo por quebra de decoro parlamentar contra ele no Conselho de Ética. “Todos nós vamos buscar um novo caminho. É importante que não seja o caminho do Eduardo Cunha, que não tenha vinculação com o esquema montado por ele (para conseguir a presidência da Casa)”, afirma Bueno.

A oposição acredita que vive seu melhor momento em 14 anos e que seu empoderamento poderá levar o grupo a lançar candidaturas próprias para os postos-­chave da Casa, inclusive a CCJ. “A oposição tem de avaliar o momento, aproveitar o fortalecimento do bloco e o enfraquecimento do governo. Negociando ou disputando, que aumente seu cacife no comando das comissões”, diz o líder do DEM, Mendonça Filho (PE).

A renovação do comando das 23 comissões permanentes só deve acontecer após o carnaval. Cunha já anunciou, porém, que somente fará eleições quando o STF esclarecer alguns pontos levantados após o julgamento do rito de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O peemedebista alega que não ficou claro se poderá haver eleição nas comissões com voto secreto e se candidaturas avulsas poderão ser apresentadas.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não entendo…

    Como é que o Delcídio está na cadeia por um telefonema concernente planos de fuga nunca postos em prática, o Collor arrisca a cassação e esse cara continua liderando o Congresso, e todos (deputados, jornalistas, moralistas de plantão) com a maior cara de paisagem?

    Será que eu que sou lenta na compreensão da Lei deste país?

  2. Terceirização e política.

    Me pergunto se diante de um PMDB dividido ao meio, várias legendas de aluguel, se o PSDB vai continuar terceirizando a luta. Até o momento preferiu se esconder atrás de Cunha.

  3. depois de vinte anos de

    depois de vinte anos de prisão com nenete e dorinho

    resta ao cunha  curtir a “taça da dor”, com pedro bento e zé da estrada,

    um clássico do brasil  profundo….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador