PEC que define cotas para mulheres no legislativo é aprovada em 2º turno

Enviado por Adilsonbb

Da Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 98/2015, que estabelece cotas para mulheres nos Legislativos municipais, estaduais e federal, exceto no Senado. A proposta é da Comissão Especial da Reforma Política.
 
O texto aprovado prevê a reserva de 10% das cadeiras nas próximas eleições, 12% nas eleições seguintes e 16% nas que se seguirem. A PEC vai agora para a Câmara dos Deputados, onde um projeto semelhante foi rejeitado.
 
O relator do texto na comissão especial, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disseque dessa vez será diferente. Segundo ele, a principal mudança é que o texto que foi rejeitado previa cotas permanentes e o de agora estabelece um período de três legislaturas com reserva de espaço.
 
A pedido do senador Magno Malta, uma emenda foi acrescentada à PEC no plenário. O texto tratava da reserva de espaço para “cada gênero” e, para atender o senador, foi modificado para especificar “gênero feminino” e “gênero masculino”. Após a aprovação, as senadoras presentes comemoraram.
 
“As condições para que a mulher faça política ainda são muito adversas”, disse a senadora Marta Suplicy (sem partido – SP). “Acho que é bom lembrar que a nossa luta é histórica mesmo. Há muitos anos nós brigamos para ter uma participação mais significativa. As mulheres têm muita dificuldade de estar na vida política, tem sobrecarga de trabalho, que não precisa ser enumerada aqui”, afirmou a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES).
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Câmara dos Deputados acaba

    A Câmara dos Deputados acaba de dar uma facada certeira e fatal na Democracia brasileira. E pelas costas, já que o povo nem desconfia do que está se passando. A Câmara, capitaneada por este monumento de sabedoria e honestidade que se chama Eduardo Cunha, chegou à conclusão de que o Partido os Trabalhadores tem sido vencedor graças ao sistema de propaganda gratuita instituído pela Constituição brasileira. O tempo de propaganda era suficiente para que a verdade fosse mostrada aos eleitores e fosse desfeita a imagem horrenda que a mídia criminosa e partidária construía dos inimigos dos inimigos do povo.  O que fizeram, então, na Câmara cunhálica? Reduziram o tempo da propaganda gratuita em 1/3 do que era. Devem ter calculado que assim, as mentiras da mídia antidemocrática não teriam tempo de serem desfeitas. Talvez este cálculo tenha sido feito até no exterior, por algum supercomputador. Este foi o maior crime cometido contra uma Constituição que foi responsável por uma democracia profunda e original, onde os humildes pela primeira vez no país puderam  chegar ao poder. A História se encarregará de dar a este episódio, que a muitos escapa de ser devidamente compreendido, a importancia fundamental que ele realmente tem na atual investida contra a nossa Dem0ocracia.

  2. Com o Pais exigindo

    Com o Pais exigindo concentração de esforços para administrar crises fundamentais vem mais perfumaria de cotas

    como se esse fosse o unico problema do Pais. Ideia estupida, as mulheres são metade do eleitorado e devem votar em quem quiser, não tem sentido obriga-las a seguir logica de genero, isso é simulacro de democracia que deturpa a vontade do eleitor, a eleição de mulheres tem que ser algo natural, pelo valor de cada uma e não apenas por ser mulher.

    Porque não cotas para negros, grays, deficientes, idosos, analfabetos, indios e médicos? Isso é DEMOCRATISMO.

  3. Essa demagogia de cotas ja

    Essa demagogia de cotas ja passou dos limites tem muito tempo.

    gente sem vergonha é assim, resolve tudo com canetada.

    como bem disse o Andre o proximo passo é haver cotas para gays, indios, negros, japoneses, depois vem as cotas para religião e com isso quem sabe esses SEM VERGONHAS nao conseguem construir um Libano por aqui…rs

  4. Estou curioso para saber

    Estou curioso para saber sobre as cotas do serviço militar obrigatório.

    Não precisa dividir em 2 não. Uma cotinha como esta está bom pra início de conversa.

    Ser igual é ótimo, não é?

     

    Mas lembre-se sempre em conter os analfas funcionais….

    Já já vão tentar cotas para mulheres no curso de engenharia.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador