PMDB ameaça apoiar tucanos na eleição da presidência do Senado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Irritado com a redução de espaço no segundo governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o PMDB de Renan Calheiros já estuda meios de retaliação. Entre as medidas previstas caso Dilma barre a indicação de nomes do partido para o segundo escalão está a possibilidade de entregar ao PSDB a presidência do Senado, e romper com a base de situação.

Para a legislatura que inicia-se este ano, o PMDB foi o partido que mais elegeu senadores. São 18 do total de 81, sendo que o PT elegeu 12 e o PSDB, 10. Com a maior bancada, os peemedebistas reúnem melhores condições de negociar com outros blocos quem ocupará os principais cargos do Senado, além das principais comissões permanentes – como Constituição e Justiça e Assuntos Econômicos.

Não satisfeito, o partido ainda cogita derrubar o esperado veto de Dilma à correção de 6,5% da tabela do Imposto de Renda, aprovada em dezembro, ou mesmo mirar em outros pacotes de projetos de interesse do Executivo.

O senador Renan Calheiros, atual presidente do Senado, foi o porta-voz da insatisfação peemedebista em encontro com o vice-presidente da República Michel Temer e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Comunicações) e Pepe Vargas (Relações Institucionais).

Em discurso duro, Renan deixou claro que as indicações de Dilma para a Agricultura, Minas e Energia e Turismo – cotas do PMDB – foram arbitrárias e não agradam à bancada. Enquanto isso, aliados com menor representatividade no Senado teriam ficado com o comando de minitérios mais capilares e de peso, como Educação (PROS) e cidades (PSD)

Renan teria afirmado que se o governo retirar os nomes do segundo escalão que o PMDB tem no Nordeste, será uma declaração de guerra. O partido quer manter manter ou garantir, principalmente, a presidência e os principais cargos do Banco do Nordeste, a Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas. Já o Planalto quer dar esses postos a aliados como o PP.

Com informações da Folha e Agência Estado

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Trairagem anunciada

    Preparem-se, o PMDB abre 2015 com altos teores de trairagem.

    O apoio de Pezão a Aécio Neves no Rio – e não a Dilma como dizia um post recente – foi só um prenúncio do que virá.

  2. Existe algo pior do que viver

    Existe algo pior do que viver sobre cgantagem? Ah…é a governabiilidade…

         Mas será que o povo não irá entender que mandar esses salfrários de muitos muitos anos pra casa do chapéu , não irá desastibiliza-los? 

             Eu li o elogio que Nssa fez pra esse ministério com o argumento da tal ”governabilidade’

               Mas até quando teremos quew conviver com esses pilantras?

                       Basta!!!!!!!!Mas um basta tipo GRITO DO IPIRANGA.

                     DIlma, se liberte que tenho certeza que o povo estará contigo nas ruas.

                        CHEGA DE PILANTRAS NO GOVERNO .

                          Coragem .Dilma.

                       Via de regra, pilantra é covarde.Só vende algo que não pode entregar que é coragem.Por que não tem.

                      No pega pra capar, o pilantra afina. 

                       CREIA DILMA, E GOVERNE QUE A SRA, ACHE CAPAZ PRO CARGO INDEPENDENTE DO PARTTIDO.

                        DEIXE O CONGRESSO PRA NÓS, O POVÃO.

                         Eu não votei nas sra., mas estou contigo desde que não ceda a pressões desssas SAÚVAS que devoram o país há séculos.

                     Não esmoreça. sra. presidente!

    1. Xara.
      Calma, quem vai calar

      Xara.

      Calma, quem vai calar estes sangues sugas é o PGR, quando chegar as denuncias.

      Porque será que ficou para o começo de fevereiro heim?

      Abração

  3. E o povo?

    Votou para isso?

    Isso é o que quer?

    Dilma chama a atenção de um subordinado e isso é um Piti, traidora do povo, etc.

    O partido do seu Vice-Presidente ameaça votar em favor do partido que perdeu a eleição (PSDB) e isso é apenas o exercício da democracia?

  4. Essa Base “Aliada”!!!

    E o PMDB vai seguindo no comando do país, independente de qual partido vença (PSDB-PT-DEM-PSC-PP-PSOL-PSTU-PV…)… ele está lá, no poder, desde que foi criado, ainda nos primeiros anos da ditadura civil-militar (MDB). O país segue refém desse partido que só foi criado para dizer “sim senhor” para os ditadores milicos. E desde a volta da democracia é ele que quer ser tratado de “senhor”!!

    Para se manter no topo, esse partido faz o duplo papel de cafetina e prostituta.

    É, pra variar, a base aliada fo@#*& o governo do Partido dos Trabalhadores. Neste ritmo, vai faltar galinha neste galinheiro… a velha rapoza ficará de bucho cheio e ainda sairá falando mal das penosas… Aliás, já faz isso. Mantém o governo refém de seus interesses (impondo restrições às reformas trabalhistas), impede a reforma política e ainda sai como “o bonzinho” e o PT como “a quadrilha”… é brincadeira!!!

     

    1. Partido da Boquinha

      Excelente análise.

      Esse é o PMDB – Partido da Boquinha, está sempre no poder. 

      Estaria também no poder caso o  Aécio fosse eleito. 

  5. Esse Renam já havia colocado

    Esse Renam já havia colocado as unhas de fora no discurso repentino na posse da presidenta. Até agora achava estranho, mas ao lembrar dos elogios renanescos ao Sarney, começo a ligar alguns pontos. Pelo menos de uma coisa tenho já certeza, esse aí é o sucessor do Sarney com sua clã, já que elegeu o filho governador de Alagoas. Estará agora querendo presentear alguém da família Sarney com um belo cargo numa estatal?

    1. De uma coisa você pode ter

      De uma coisa você pode ter absoluta certeza. Peemedebista de um estado não mexe uma palha por peemedebista de outro estado. Calheiros é de Alagoas, Sarney do Maranhão. Logo, Calheiros não está pretendendo presentear ninguém da família Sarney com cargos em lugar algum.

      No mais, tudo é possível.

  6. Difícil seguir em frente sem pensar no País

    Quando interesses pessoais superam os interesses de um país, justifica-se intervir com energia. Este congresso, com a visão tacanha de seus componentes, não vai levar o Brasil a lugar nenhum.

  7. Pmdb como aliado

    Quem tem o PMDB como aliado, não precisa de oposição. Escrevi vários comentários no final de 2013 e início de 2014 propondo que o PT lançasse uma chapa com Dilma/Lula ou Lula/Dilma e rompesse em definitivo com o PMDB. Dá nisso. Além disso, está na origem dos esquemas de corrupção da Petrobras, já que o tal diretor Paulo Roberto Costa e Sergio de Carvalho eram filiados e indicados desse partido.

  8. REFORMA POLÍTICA

    Ou se faz uma profunda e verdadeira REFORMA POLÍTICA, ou o Presidente da República, seja ele quem for, vai, perenemente, ser refém do Congresso, das grandes empreiteiras, da grande mídia, do poder econômico etc., enquanto o povo brasileiro vai PERECER como uma gramínia indefesa à sombra do carvalho gigante.

  9. Divide por quatro

    “Com informações da Folha e Agência Estado”

    Como é notícia que desgasta o governo e as fontes não são confiáveis, dá pra dividir por quatro a “irritação” do PMDB.

    Tem muita água para rolar.

  10. E quem é o PMDB  para

    E quem é o PMDB  para chantagear alguém.

    Quem cede à chantagem uma vez ,sabe que a chantagem aumentará da próxima vez.

    1. Todas as pessoas com quem

      Todas as pessoas com quem converso, muitos até votaram contra o PT), querem que a Dilma não aceite a chantagem PMDBesta .

      O que Dilma precisa é costurar um grande apoio no judiciário para enquadrar os vigaristas .

  11. A subtração e o sangramento da chantagem

    Não podemos jogar a prática da chantagem esplícita só nas costas do PMDB, apenas porque criou a boa estratégia de abdicar da obcessão de eleger presidente, governadores e prefeitos. Assim, ganhou a simpatia de outros partidos e dos diversos tipos de doadores, que infestam a orgia politico eleitoral no Brasil. Portanto, depois de investir pesado com os recursos de doações vindas de todos os setores e conseguir eleger o maior número de candidatos a vereador, deputado e senador, restou-lhe exercer o confortável poder, que, por ironia do destino, tornou-se decisivamente maior em relação aos partidos que elegeram o presidente, os governadores e os prefeitos. Com o voto e o poder de minerva nas mãos, só lhe resta dar as cartas sem dó, sem piedade, sem ética e sem nenhuma dignidade. A conclusão é o uso cotidiano da prática de chantagem política, que disfarçada e camuflada sob um suposto véu chamado de acordos e negociações políticas entre partidos aliados, parece continuar a sangrar e subtrair recursos da união, que prejudicam e sacrificam a política social para a população, como também as políticas de saúde, de educação, de segurança, de lazer e de trabalho. 

  12. Eu não sei se esse pessoal do

    Eu não sei se esse pessoal do PT é burro OU inocente mas me parece que as indicações para a composição do Governo deveriam ter sido feitas após a eleição do Congresso…

    E tanto faz se 1 de janeiro é segundo ou primeiro mandato.

    então, vou deixar vc dar sua opinião.

    O pessoal do PT é burro ou inocente?

  13. O Brasil deve ser um dos

    O Brasil deve ser um dos únicos países do mundo em que um partido existe apenas com o objetivo do poder, para lucro, corrupção e chantagem explícita!!! O descaramento dessa gente é de envergonhar até o que convencionamos chamar de “bandido”. Esteja o PSDB no poder, ou o PT, Jesus, Buda ou Maomé, o esquema SUJO deles, é sempre o mesmo: “ou nos dá o que queremos, ou você não governa….” – Que presidente pode fugir de uma chantagem tão sórdida, se eles são o “fiel da balança”, sempre elegem muita gente, por causa do poder econômico? São como uma praga de gafanhotos, devorando riquezas públicas em benefício próprio, há décadas…. Um dia, um presidente terá que peitar essa corja, de frente, unindo o povo contra eles….. Só consigo vislumbrar Ciro Gomes, com coragem para tanto……

  14. Dá logo estes cargos de

    Dá logo estes cargos de segundo escalão para o PMDB, Dilma, e vamos cuidar do essencial: a democratização da mídia, nenhum corte nos direitos trabalhistas, mais investimento em educação pública, saúde, transporte coletivo e moradia popular. Dê os cargos para o PMDB mas cobre fidelidade, que é o que tem faltado no congresso nacional por parte da base de apoio do governo federal.

  15. Pura chantagem…

    Vai nada. Seria um tiro no pé, PMDB também perderia.

    Politicamente sem pé nem cabeça esse boato cujo único objetivo é um só: chantagem.

  16. Vai ser complicado os

    Vai ser complicado os PMDBestas não serem defenestrados nas próximas eleições .

    O eleitor desclassificado politicamente, é capaz de votar no Bolsonaro ou em qualquer bicho ,mas evitará votar em candidatos do PMDBesta .

    Arquivem este meu comentário e comprovem em 2016 .

     

    1. Eles terão que trocar o

      Eles terão que trocar o couro, qualquer cascavel da política brasileira faz isso (Arena+ PFL + DEM= PP = PSD=PRP etc…)

      O PMDBesta trocaraá de sigla para tentar sobreviver, mas todos os politiqueiros já estão com a marca da besta, será difícil o povão não perceber e defenestra-los ..

  17.  
    Isso não é apenas um

     

    Isso não é apenas um agrupamento de políticos desavergonhados. Qualquer governo, como bem observou Eduardo Ramos  sem negociar com esta verdadeira súcia em que se tornou o pmdb, fica o governo imobilizado com as mãos atadas. Não se está lidando com o que normalmente se entende, como partido democrático.

    O MDB que deu origem a essa “coisa,” todos sabem, foi criado pela ditadura para representar o papel de partido de oposição. Até ai, o MDB cumpria laivos de oposição, que naquela obscura quadra de 21 anos sob ditadura, qualquer pequena concessão, por menor que fosse, era recebida com satisfação e júbilo. Podia-se fazer de conta. Ao tempo em que, se exercitava a musculatura cerebral brincando de parlamentar.

    Esse processo contribuio de alguma maneira para ajudar a passar-a-chuva. Mas, deixou muitas sequelas. Dentre as quais, essa súcia cognominada de pmdb. O simulacro de partido MDB se consolidou nesta porcaria de pmdb. Enquanto forem mantidas as atuais regras políticas-eleitorais, as instituições brasileiras, sejam privadas ou públicas, se manterão como verdadeiros valhacoutos, por conta da ação desses senhores.

    Orlando

     

  18. Tudo bem que a disputa é

    Tudo bem que a disputa é tensa entre PMDB e Dilma, mas acreditar que o PMDB daria a Presidência do Senado ao PSDB  – me desculpem a sinceridade – é de uma imbecilidade sesquipedal! 

    É tão no nsense que não cabe nem como anedota. Acho mesmo que houve algum problema de revisão nesse artigo.

  19. O pior é que há trairagem por

    O pior é que há trairagem por todos os lados, desde o PMDB, o traidor Mor, passando pelo PSB, PF, Supremos juízes, etc. etc. Há como eu gostaria que o Supremo Tribunal Federal e o PGR fossem honestos, pelo menos desta vez, com a Lava Jato. Mas, no caminho tem um Moro, tem um Moro no caminho.

  20. PMDB – Está desgraça um dia acaba!

    PMDB, está é a maior desgraça da nação. o Brasil só vai melhorar quando ficarmos livres dos Renans, Jucás, eunícios, Jaders,  (Sarney se foi graças a Deus) e outros mais. 

  21. acho que o renan não tem

    acho que o renan não tem esssa força toda

    pra levar todo o pmdb com ele.

    parece chantagem, mas como já foi dito,

    renan deve estar mesmo é flanando por aí….

  22. Com informações da Folha e do

    Com informações da Folha e do Estadão? E o GGN entrou com que parte? Foi conferir com suas fontes se as informações procedem? Sim, porque senão, é apenas mais uma matéria piguenta.

    Claro que o PMDB faz chantagem, mas o clima da matéria é de terrorismo do tipo “vamos implodir a aliança PT/PMDB” campanha essa já bem conhecida

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador