PMDB presidirá a CPI da Petrobras e PT fica com relatoria

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

De Congresso em Foco

PMDB escolhe presidência da CPI da Petrobras no Senado; PT fica com a relatoria

Oposição briga para ter uma CPI ampla, com a participação de deputados na investigação

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirmou na tarde desta quarta-feira (30) que o seu partido vai presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado que vai investigar as denúncias de irregularidades na Petrobras. Mas o líder do PMDB não divulgou ainda o nome do senador que vai presidir os trabalhos da CPI.

Com essa escolha, a relatoria coube ao PT. O líder do partido, senador Humberto Costa, disse que  “a maior probabilidade” é que o relator seja o senador José Pimentel (PT-CE).

Mais cedo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a criação de uma CPI mista dependeria de acordo entre os líderes. Ele fez as declarações em meio a notícias de que teria cedido a pressões e decidido instalar a uma comissão com deputados e senadores para investigar a Petrobras, exatamente como quer a oposição. “Não cabe ao presidente decidir quem vai investigar” explicou Renan aos jornalistas, no início desta tarde.

A confusão se instalou depois que Renan anunciou ontem (29) que vai reunir os líderes das duas Casas na próxima terça-feira (6) e pedir que, a exemplo do que foi feito no Senado, que eles indiquem membros para compor a comissão mista.

Enquanto o cenário em torno da comissão continua indefinido, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP), diz que o partido vai desistir das indicações de nomes para a CPI só naquela Casa e indicar membros apenas para a comissão mista. “Desisti em razão da decisão do presidente Renan de pedir a indicação da CPI mista, nossa prioridade é a indicação da CPI mista porque ela tem mais força política”.

Já os governistas insistem em uma comissão só do Senado e não pretendem indicar nomes para um colegiado misto. “Quem quer fazer CPI mista não quer apurar nada, quer montar um palco para uma disputa eleitoral exatamente como nós vimos na CPI do Cachoeira”, disse o líder do PT, senador Humberto Costa (PE).

Mista ou não, uma Comissão Parlamentar de Inquérito só pode ser instalada caso os líderes indiquem nomes. “Quando os líderes não indicam o regimento diz que cabe ao presidente (do Congresso) fazer as indicações e eu vou fazer isso porque acatei o princípio constitucional contido na liminar”, garantiu Renan.

O presidente do Senado também esclareceu que para “manter a coerência” vai entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a liminar da ministra Rosa Weber e ampliar o escopo de investigações da CPI da Petrobras com apurações sobre irregularidades no metrô de São Paulo e no Porto de Suape, em Pernambuco.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Uau!!!!!!!
      O  relator é o

     

    Uau!!!!!!!

      O  relator é o Frajola  e o presidente é o PIU PIU ( se estranham ,mas sobrevivem entre si,expulsando os demais;

       Agora vai.

  2. A oposição ganhou mais (ainda) do “horário eleitoral”

    Como sabemos, não valerão os fatos e argumentos, mas os futricos e insinuações, a serem “competentemente” aproveitados pela míRdia, ao vivo (ou antes mesmo!) e a cores!

    Ou seja, é a candidata com minutos por dia (divididos com os candidatos do partido) contra 95% da míRdia, 24 horas por dia em 5384 canais, estações, jornais, revistas, sites, agências, etc.

    Fora o “horário eleitoral”.

    E tudo “gratuito”

    Êpa, disculpaí … digrátis, sabemos que não é, né?

    Nós pagamos depois…

    Ôpa, disculpaí dinovu… já estamos pagando … como sempre.

     

  3. “Quem quer fazer CPI mista

    “Quem quer fazer CPI mista não quer apurar nada, quer montar um palco para uma disputa eleitoral exatamente como nós vimos na CPI do Cachoeira”, disse o líder do PT, senador Humberto Costa (PE). Ponto final.

    …mas a turma do PSV – Partido dos Sem Voto, provavelmete vai se pendurar na barra da toga de algum(a) ministro(a) do stf fazendo beicinho, cara de choro e pedindo penico. Quer fazer CPMI, psdb? Vem fazer aqui em SP. O que não falta aqui é coisa pra ser investigada.

  4. Igual a CPMI dos Correios que

    Igual a CPMI dos Correios que acabou no Mensalão: Osmar Seraglio (PMDB) presidente e Delcidio Amaral (PT) relatoria. Será que essa CPI também vai dar samba? Tomara.

     

  5. Nem quero imaginar mais uma

    Nem quero imaginar mais uma CPI, ou CPMI, contra o Governo. Vai ser um período de muita agressão, e o pior é que no PT a gente não encontra um sequer parlamentar capaz de fazer frente à estupidez de Álvaro Dias, de Agripino de Aécio, e até de Mário Couto, que é o mais estúpido de todos, uma vergonha ao Senado, mas que faz a diferença porque não tem a mínima compostura, e é um coiso necessário para os mais empertigados, e mais elitistas. O Bicho é rude como uma pata de burro. Eu mesma não terei estômago para assistir essa palhaçada.

    1. nem quero imaginar

      755 de brasileiros nao lê nenhum tipo de revistas,3% conhecem algum tipo de jornal,incluindo as baboseiras de 25 centavos,CPI e outra qualquer sigla desce gaganta baixo de meia duzia de tres pessoas.Jornalista no Brasil fazem jornalismo para jornalistas.Quem vota sente mas não lê,e acerta porque tem sabedoria,o resto é retorica.A campanha politica nao começou,existe samba politico com letrinha desprezivel  no cartel midiatico porque vivem disso.

  6. O que realmente interessa
    Esperoamos que eles abordem o que realmente interessa as as grandes e verdadeiras falcatruas que aconteceram na Petrobras, todas elas por sinal, no governo demorucano de FHC.

  7. Para os picaretas
    Para os picaretas demotucanos, a propaganda eleitoral já começou, principalmente em Minas. Mesmo com o Estado quebrado por Aécio Falastrão, os comerciais estão sendo vinculados o tempo todo, durante o dia inteiro,todos eles anunciando mentiras . Uma vergonha. Mas tucanos têm licença para roubar e eganar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador