Propina da Globo para transmitir Copa é tema de audiência no Senado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Senado
 
 
Jornal GGN – O suposto pagamento de propina para transmitir os jogos da Copa pela Globo será tema de audiência no Senado, graças a um pedido de Lindbergh Farias (PT) à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. O requerimento foi aprovado na terça (28).
 
Lindbergh sugeriu que representantes do Grupo Globo sejam convocados para dar explicações sobre o escândalo que repercutiu internacionalmente. As investigações que ocorrem nos Estados Unidos têm por base o depoimento do argentino Alejandro Burzaco, que disse que a Globo e a Televisa pagaram 15 milhões de dólares em propina para transmitir as Copas de 2026 e 2030.
 
O PT e outros partidos de oposição ao governo Temer enviaram à Procuradoria Geral da República um pedido para que o caso seja investigado no Brasil, já que a Globo opera através de concessão pública e, além disso, reebeu benefícios fiscais para investir na transmissão de eventos esportivos. A demanda foi enviada para o Ministério Público Federla no Rio de Janeiro, na semana passada.
 
Assine
 
Da Agência Senado
 
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática aprovou, nesta terça-feira (28), requerimento do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) de realização de audiência pública sobre denúncias de que a TV Globo teria, por meio do pagamento de propinas a dirigentes do futebol brasileiro e internacional, atuado para obter a exclusividade na transmissão de grandes eventos esportivos.
 
Lindbergh propõe que sejam convidados para a audiência o executivo Marcelo Campos Pinto, ex-diretor da Globo Esportes, e um representante do Grupo Globo. O senador argumenta que caso sejam comprovadas as denúncias que estão sendo investigadas no âmbito da Justiça norte-americana, a atuação da emissora teria provocado distorções no mercado, prejudicando de forma desleal a concorrência, afetando ainda outros setores econômicos ligados a esse mercado.
 
“Este caso está tendo repercussão internacional, a partir de acordo de delação premiada feito pelo executivo argentino Alejandro Burzaco na justiça norte-americana. A Globo teria pago, junto com a Televisa (grupo de comunicação mexicano) e a TyC (grupo de comunicação argentino do qual o delator foi executivo), U$ 15 milhões de dólares em propina para transmitir as Copas de 2026 e 2030”, aponta Lindbergh no requerimento. No caso da Globo, o acordo envolveria, segundo Burzaco, a exclusividade na transmissão destes eventos para o Brasil.
 
O senador também menciona que, segundo o depoimento de Burzaco à justiça dos EUA, a Globo teria conseguido, ainda por meio do pagamento de propinas, os direitos de transmissão da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana por cinco anos seguidos. Burzaco vem colaborando com a justiça norte-americana como testemunha de acusação nas investigações envolvendo o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, que encontra-se em prisão domiciliar em Nova York (EUA). O caso é investigado lá porque ele e outros dirigentes do futebol brasileiro e mundial utilizaram bancos e empresas norte-americanas para movimentar dinheiro.
 
TV Globo nega
 
Por meio de nota oficial divulgada no dia 15 de novembro, o Grupo Globo nega ter efetuado pagamentos fora do âmbito contratual nas negociações de transmissão de eventos esportivos. Afirma ainda que após dois anos de investigações, não é parte de qualquer processo judicial e que encontra-se à disposição das autoridades norte-americanas para que os fatos sejam esclarecidos.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não fiquem muito animados

    Apesar dos corajosos senadores (sempre os mesmos!!!!) não dá para ficar muito animados.

    A globo ainda tem muita lenha (quero dizer, dinheiro) para queimar. 

    Boa parte dos nossos parlamentares se borram de medo da globo e ou fácilmente convencidos a mudar de opinião por meios heterodoxo$$$$$s.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador