PROTESTE se mobiliza contra aumento do limite do desconto autorizado para 40% do salário

A PROTESTE Associação de Consumidores está enviando ofício ao Senado para que rejeite o aumento do limite de 30% para 40% do salário de descontos autorizados pelo trabalhador ou aposentado na folha de pagamentos para incluir despesas com cartão de crédito.

Aprovada pela Câmara Federal no último dia 9, por meio da Medida Provisória 661/14, na forma de um projeto de lei de conversão, deve ser votada ainda pelo Senado. O texto da MP especifica que o total será de 40% da remuneração mensal, dos quais 10% exclusivamente para despesas de cartão de crédito.

Para a PROTESTE, este aumento não beneficia os trabalhadores, aposentados e pensionistas.  É uma medida que estimula o endividamento, que já se encontra em patamares elevados.  Num período em que a economia está praticamente estagnada e há ameaça de aumento do desemprego, iniciativas como esta elevam o risco de crescimento das dívidas das famílias.

O crédito consignado é a modalidade de crédito favorita dos brasileiros, pela taxa de juros baixa, pouca burocracia e com prazos maiores.  O crédito é descontado direto do salário ou do benefício da previdência. Somados aos demais descontos em folha, há o risco de o trabalhador receber menos da metade do salário no fim do mês. Por isso, deve ser avaliado com muito critério antes de ser contratado.

O argumento do deputado Leonardo Quintão, relator do projeto, é que os aposentados hoje se endividam usando o cartão de crédito convencional. “Hoje o cartão de crédito cobra até 14% no rotativo por mês, no teto do INSS você pode cobrar até 3,5%.”

O problema do cartão de crédito oferecido aos aposentados é nem termina de liquidar uma dívida e outro crédito já é ofertado, ou o prazo é alongando; consequentemente ele nunca consegue ficar sem dívidas. O que era para ser uma saída do aperto financeiro de muitos deles, acaba virando uma dívida muito alta. Exatamente pelos juros baixos, pois o consumidor acredita que por caber no bolso, poder utilizar desenfreadamente e por consequência, acaba se endividando.

Além disso, há más práticas das instituições credoras, a oferta desenfreada a um público altamente vulnerável tende a piorar com estas mudanças. Afinal, para a instituição é um ganho fácil considerando a certeza do pagamento.

Além dessa medida, em outubro de 2014, o prazo máximo para empréstimos consignados destinados a aposentados do INSS passou de cinco anos (60 meses) para seis anos (72 meses). Com essas duas medidas, o consumidor precisa estar ainda mais atento com seu orçamento mensal.
 

Cuidados com o crédito consignado
 

– Pesquise as taxas de juros e condições oferecidas por outras instituições.

– Esse tipo de operação representa dívidas que poderão afetar a administração da renda pessoal e familiar, pelo comprometimento do salário mensal/benefício com as parcelas do consignado.

– A melhor forma de obter um empréstimo é procurar diretamente a instituição financeira de sua preferência. 

– Ao contratar o empréstimo consignado exija a sua via do contrato, nela deve conter as seguintes informações: o valor total financiado, a taxa mensal e anual de juros, CET (Custo Efetivo Total), acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários, o valor, prazo e período das prestações e a soma total a pagar pelo empréstimo.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguém se lembra o nome do

    Alguém se lembra o nome do Banco que operou com exclusividade do emprestimo consignado junto ao INSS com exclusividade por 11 meses ?

    BMG >>>> Rural >>> Ap 470

    Não há ponto sem nó

  2. Notem que isso chegou ao

    Notem que isso chegou ao Congresso por medida provisória, isto é, partiu do governo. Uma medida dessas tem um poder de destruição imenso sobre a vida de assalariados e aponsentados, em benefício escancarado aos bancos. Receberá poucos comentários neste blog.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador