Renan ameaça rejeitar pacote Levy e, com ajuda de Cunha, agrada governadores

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), disse nesta quarta-feira (20) que a aprovação do ajuste fiscal encampado pelo governo Dilma Rousseff (PT) pode não acontecer se a presidente realmente vetar a emenda dos deputados federais que propõe a fórmula 85/95 como alternativa ao fator previdenciário. “Esse processo de formação das maiorias é muito complicado no Brasil. A gente nunca sabe direito o que é que vai acontecer. Tem que aguardar”, afirmou Renan. 

Em guerra com o Planalto desde que apareceu na lista de políticos investigados na Operação Lava Jato, Renan tem se dedicado a não deixar o governo em situações muito confortáveis. Ontem, o Senado impôs uma derrota história à Dilma, por exemplo. Eles rejeitaram o indicado da presidente para representar o Brasil na OEA.

Já nesta quarta-feira, Renan e seu correligionário, Eduardo Cunha, presidente da Câmara, se reuniram com governadores para discutir, entre outros temas, o pacto federativo e propostas de ajuste fiscal que interessam mais aos chefes de Executivo dos Estados do que à União.

Renan designou os senadores José Serra (PSDB-SP) e Romero Jucá (PMDB-RR) para, em conjunto com ao menos um governador por região, sistematizarem os aspectos discutidos e as sugestões apresentadas no encontro. A ideia é que, a partir desse relatório, Renan e Cunha possam “definir proposições legislativas que receberão tratamento prioritário nas votações na Câmara e nas votações no Senado.”

Fazendo um balanço do encontro, Renan fez duras críticas ao governo Dilma. “O que lamentamos muito é que aquele Brasil de 2014 – que era projetado e anunciado – era apenas um Brasil para campanha eleitoral, disparou. Para ele, “é preciso qualificar” o ajuste econômico imposto pelo governo federal. “O ajuste feito pelos governos estaduais é muito mais efetivo do que o ajuste defendido pelo governo federal”, defendeu.

O senador afirmou acreditar que a União distorceu as políticas econômicas impostas aos Estados e, dessa forma, cabe ao Congresso reparar essa distorção e garantir o equilíbrio econômico. “O propósito do Congresso Nacional é fazer um ajuste fiscal e não esse ajuste que é meramente trabalhista e previdenciário. Nós temos que equilibrar a Federação e não permitir que haja soluções de descontinuidade dos ajuste fiscais.”

Com informações da Agência Senado

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E,és também já sabem….

    Eles também descobriram que ficando contra o PT fica amigo do PSDB e portanto amigo da mídia e de quebra do judiciário. A vida política destes dois senhores está nas mãos do PSDB. Eles agora vão fazer o que o PSDB mandar para se livrarem desse processo. Dilma te Lula erraram? Sim. Cometeram erros neste aprendizado. Afinal presidente da república não é ser ex jogador e depois técnico. É muito mais e eles aprenderam, acho. Não se pode deixar o dinheiro nas mãos das raposas como eles fizeram somente para ter apoio porque é só fraquejar um pouco que eles lhes comem. E Lula e o Pt viram isso agora. 

  2. O medo do PSDB é que com a

    O medo do PSDB é que com a melhora mundial o Brasil com certeza irá melhorar é muito. Ekes sabem disso por isso o desespero do impeachment o Brasil não sabe o erro que estará cometendo trazendo de volta essa quadrilha de incompetentes aliados da mídia e do judiaria. Não darei um ano para zerarem essas reservas  que Lula e Dilma deixaram. Eos pior a mídia a beneficiada junto com empresários e banqueiros vão dizer q foi necessário para salvar o real, de novo. Na era fhc o judiciário dizia que era melhor o erro do que fazer o povo correr o risco de ver o real acabado. Era assim que fhc comprava o judiciário a mídia já era não precisava de nada.  

  3. Que pena que estejam na direção correta…

    Lamentavelmente isso é sinal de que, como toda coisa mal estudada, mal planejada e mal resolvida, não dará certo, mas já não se poderá dizer que “essa solução não foi tentada”;

    Grita aos céus a necessidade de reformular o pacto federativo e, especialmente, a necessidade de avançar na reforma tributária para destravar o desenvolvimento do país, mas qual… serão feitos, talvez, um ou dois remendos, de preferência prestigiando as “maria-fumaça do tempo do ronca” que se acreditam as “locomotivas do país”, e o resto da nação continuará “de pires na mão”, indo a Brasília mendigar migalhas todas as semanas.

    É a questão do rezar demais: Só atrai assombração!

  4. Renan falou besteiras, mas não é maluco!

    Renan manterá um pé em cada canoa, como sempre fez. A minha preocupação é com Cunha, o fundamentalista religioso e, do dinheiro, mais fundamentalista ainda. É esperto, mas também maluco o suficiente para embarcar em uma aventura golpista. Renan está falando besteiras em público (elogiar, ainda que de forma indireta, o “ajuste das balas de borracha, cassetetes e bombas contra os professores nos desgovernos tucanos de SP e PR foi dose), o que não é seu costume, mas não é Cunha. O acerto do Senador com Dilma certamente custaria muito menos para o contribuinte e para as minorias como gays e negros.

  5. Com aliados como estes…

    Nunca uma frase feita, como a seguinte: ” Quem tem uns amigos como estes, não precisa de inimigos” foi tão concordante, com a situação política, como a atual, quando os Presidentes da Câmara e do Senado, que teoricamente, teriam a função constitucional, de “andar” ao lado do Poder Executivo, quando este “pensar” o país, e sabendo-se, que ambos são de um partido que se díz aliado do governo.

    Seria coincidência, o fato  dos dois parlamentares em questão, terem “rabo prêso” e estarem ao alcance dos tentáculos da Lava Jato, e estarem tentando criar fatos relevantes no Congresso, para afastar e/ou “jogar para o futuro, possíveis punições, quando seus nomes e seus atos, forem efetivamente investigados ?

  6. Ínclitos

    Renan Calheiros e Eduardo Cunha estão fazendo história.Esta queda de braço poderá trazer consequências desagradáveis para o país.Como não se pode generalizar não diremos que estes políticos são o retrato fiel da categoria moral dos nossos representantes.Também não diremos o dito popular: dizes com andas que te direi quem tu és

  7. brasilsil

    Nassif,

    Isto é que é país, algo sem paralelo no planeta. 

    E ainda tem gente que acredita em reforma política digna do nome, com este Congresso apinhado de moleques preocupados tão somente com seus interesses pesoais.

    Vamos ver quem virá depois de RCalheiros e ECunha, pois nada é tão ruim que não possa piorar.

    Aproveitando, será que as empresas de comunicação foram devidamente informadas a respeito do acordo Brasil/China, de 53 bilhões de dólares ? Prá completar a zorra, deputados do PT anunciam o desejo pela saída de Joaquim Levy.

    Tudo isto é tristemente impressionante.

    E viva o brasilsil

  8. Fogo lento

    A depender das notícias, polticamente o governo terá algumas dificuldades pela frente.Se Aecio tivesse ganho as eleições seria minoria no Congresso(seria engessado). Dilma tem maioria, virtual. Estamos em maus lençóis?

    “Com a participação de dois senadores do PT (Lindbergh e  Paim), onze congressistas divulgaram manifesto nesta quarta-feira (20) para anunciar que vão votar contra as duas medidas provisórias do ajuste fiscal que tramitam no Senado Federal.”

  9. O diversionismo de Renan

    O diversionismo de Renan Calheiros e Eduardo Cunha para distrair a atenção da opinião pública face as denúncias do Ministério Público no âmbito da Operação Lava Jato está custando caro ao país.

    Pura molecagem! Estão instrumentalizando o Congresso para consecução de projetos pessoais. 

  10. Pólis, que pólis? É o bolso primeiro!

    Isso não é política, cadê os interesses da pólis?

    Tucanaram a política brasileira, cambada de sem-vergonha. E se a justiça fosse séria já teria levado essas encrencas embora. Mas fica isso aí e eles lá.

  11. O CAMINHO É CONHECIDO E OS ATORES SÃO O MESMOS, GOLPISTAS

    Ranário Calheiros já se considera o primeiro ministro, quiçá Presidente do Brasil de fato. O PMDB simplesmente fez as contas, indo para oposição teria maioria, porém precisa dos cargos coisas de antigos e atuais fisiologistas, aí se torna o pelego do governo. O Vácuo da ruptura judiciária que o PT sofreu, está sofrendo e vai sofrer, é na verdade um GRANDE GOLPE a longo prazo, Newtão manda no PMDB de Minas Gerais, o PMDB que está com Pimentel não é confiável, é uma maria vai com as outras. Para se ter uma ideia o sistema de comunicação nas mãos de políticos do PMDB de MG é diuturnamente alimentando o povo para ir contra a DILMA e o PT. Porém nessas rádios que transmitem essas notícias e comentários negativistas tem até SECRETÁRIO DE ESTADO DO GOVERNADO DO PT PIMENTEL, não dá para entender. A CRUZADA que o judiciário escancarou contra o PT com a ajuda da grande mídia dinossauro liderado pela GLOBO, é a maior vergonha que um judiciário desacreditado poderia ter cometido. A única coisa a ser feita é uma CPI para se ter a dimensão de quanto a GLOBO infiltrou nas instituições da república, como MP, Justiça, PF e etc para se saber se realmente é o que parece. Não é mais possível uma concessão pública de comunicação manipular e tentar golpes diariamente sem nenhuma reação, isso é injustificável aos olhos da ciência jurídica, é assim como eles pensam: – No Brasil só tem tolos, não precisa dá uma satisfação a ninguém, quem manda nessa plantação de bananas somos nós. E um pseudo conglomerado de comunicação que não pagou impostos em dia e tinha CND para contratar e receber bilhões do governo, enquanto a ME e EPP agonizam e são impedidas de terem CND do INSS por débitos de R$19,20 pagos, mas que eles duvidam por desorganização, enquanto isso um conglomerado de comunicação que governa o País de fato, sonega quase um bilhão e produz golpes a hora que quer e do jeito que quer recebe essa dinheirama toda sabe se lá como conseguiu a CND. Governo FRACO é governo que recebe o voto e não justifica ele ao ficar inerte, parado, atacado, pisoteado, golpeado esperando a contagem faltando ainda 4 rounds que correspondem a quase 4 anos. Vergonha ver telhados de vidro quebradiços acuando um governo de uma presidenta honesta que não se defende e que seu partido virou uma mosca esperando o tapa de algum juiz desorientado juridicamente e bem orientado politicamente e parcialmente. A coisa ficou tão as claras que um produtor de rã usa essa mídia e ameaça e não recebem uma só resposta da caneta, da demissão dos cargos, Caia na real PT o PMDB é oposição. Política é a arte da negociação e não da ameaça e acuação. Enquanto isso helicópteros voam carregados de pó, seu piloto e combustível pagos com dinheiro da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MG, GRILHAGEM DE TERRAS no polígono do ferro no Norte de Minas sumiu dos noticiários, Metrôsalão, zelotes e etc., parece que o governo tem tanta munição, mas não tem canhão para disparar. O MEDO DA GLOBO fala mais alto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador