Renan Calheiros utiliza entendimento do STF para justificar ampliação da CPI

Do Estadão
Senador cita jurista Paulo Brossard, nos anos 1990 para estender os temas da comissão, mas este reage: ‘Eu nunca disse isso’
Andreza Matais e Ricardo Brito

Brasília – O Senado mudou o sentido de uma decisão do Supremo Tribunal Federal para justificar a criação de uma “CPI combo” da Petrobrás. Ao defender sua posição favorável à investigação, na CPI, de vários fatos desconexos, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que um habeas corpus concedido pelo Supremo na década de 90 “pacificou” o entendimento da Corte máxima de que “novos fatos determinados podem ser incorporados ao rol inicial” dos pedidos de CPIs.

A comparação da frase de Renan com o texto original – do então ministro Paulo Brossard – revela, contudo, que a frase citada por Renan foi editada e seu contexto alterado. Em entrevista ao Estado, Brossard disse nesta quarta-feira, 9, que a Corte entendeu que não se pode incluir novos fatos no pedido inicial da CPI. Tal acréscimo, se houvesse fatos ligados, só poderia ocorrer no curso de uma investigação. Segundo o ex-ministro, se no decorrer das investigações forem descobertos novos fatos sem qualquer conexão com o objeto inicial da CPI, novas comissões de inquérito deverão ser instauradas. A decisão do Supremo foi unânime.

“Não, eu nunca disse isso”, reagiu Brossard. “Uma das ideias centrais da CPI é justamente que a investigação deve recair sobre um fato certo. Não pode ser sobre dois, três, quatro temas. De forma alguma!”

‘Nada investigar’. Brossard disse ainda que, desse modo, “vai terminar a legislatura, o século e não vai dar tempo de investigar nada. Significa não fazer investigação nenhuma”. E foi adiante: “Me lembro perfeitamente que eu disse que nada impedia que, descoberto um fato novo congênere à investigação, seria irracional fechar os olhos. Mas tem que ser algo intrínseco ao escopo da CPI.”

Para o ex-ministro e ex-presidente do STF Carlos Veloso, que participou daquele julgamento, a decisão deixa claro que não é possível acrescentar novos fatos ao pedido inicial de criação da CPI. Ele classificou como “fraude” a atuação da base aliada no caso da comissão destinada a investigar a Petrobrás. “Não poderia aditar o requerimento porque haveria uma fraude ao direito da minoria”.

Seu entendimento, também, é que não há “caminho” para se ampliar o escopo da CPI, conforme proposta dos governistas. “(O pedido de CPI) preencheu os requisitos? Então tem direito para ser instalada”, definiu, acrescentando que caberia aos governistas requerer outra CPI. “Tenham coragem de requerer a sua CPI e não se aboletar ao pedido alheio para fraudá-lo”, criticou.

Temas. A CPI da Petrobrás aprovada na CCJ do Senado destina-se a investigar contratos da petroleira, o porto de Suape, em Pernambuco e, ainda, contratos dos governos do Distrito Federal e de São Paulo com a Siemens para a construção de metrô. O plenário decidirá sobre o caso na terça-feira.

O Supremo volta a se debruçar sobre o assunto provocado pela oposição, que tenta garantir o direito de instalar uma CPI dedicada apenas a investigar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás. A relatora será a ministra Rosa Weber. 

 

Redação

Redação

View Comments

  • Não tem porque citar Brossard

    Melhor é lembrar a tucademopiganalhada a CPI dos Bingos, que transformaram na CPI do Fim do Mundo. Investigavam o que queriam. Chega do PT ser bonzinho. Agora é bateu levou. Do pescoço para baixo é canela. Quem for forte, se aguente. Quem for fraco, se arrebente.

    É o que aconselha José Dirceu.

    http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/

     

  • Hipocrisia tucana

    CPI no cu dos outros é refresco, claro que os tucanos não vão querer CPI que investigue sua roubalheira de bilhões de reais só no caso Alstom, e a mídia vai apoiar, claro

  • Deixa o STF decidir!

    Fecha o Congreso e deixa o supremo legislar, julgar e decidir!

    Já que tudo está sendo determinado na justiça pra que um congresso de picaretas, caro, fisiologico e ineficiente?

    Vira e mexe temos deputados e/ou senadores chorando no protocolo do STF, muitas vezes travestidos de vestais puras e éticas!

    Então pra que politica?

    • É de fato lamentável essa

      É de fato lamentável essa judicialização, mas quando a maioria tenta tratorar o instrumento da minoria, é o recurso que resta.

  • E a CPI do Fim do Mundo

    Foi criada para investigar as empresas que exploravam jogos de Bingo e passou a investigar de problemas em contratos de lixo a dolar de Cuba a morte de dois ex-prefeitos do PT e outros assuntos que não tinham relação com o requerimento de criação da CPI

Recent Posts

Correição confirma denúncia do GGN: Lava Jato entregou aos EUA provas contra a Petrobras

Advogados da Petrobras contaram em depoimento ao CNJ os bastidores da cooperação da Lava Jato…

30 minutos ago

Comissão do Senado proíbe uso de bens públicos para homenagens à ditadura militar

Prédios, rodovias federais e bens públicos da União também não podem receber nomes de militares…

1 hora ago

Conib visita o presidente de Israel após retaliação do Irã

Formada por líderes da comunidade judaica, a delegação defendeu a pluralidade política interna, mas que…

2 horas ago

Ataque à embaixada iraniana mostra violação contínua da legislação internacional por Israel

Conflito no Oriente Médio tem se concentrado nos ataques do Irã a Israel, ignorando o…

2 horas ago

Bomba: Moro, Dallagnol, Hardt e outros tentaram “desviar” bilhões via Lava Jato, aponta relatório da correição

GGN obteve acesso ao relatório que analisa as hipóteses criminais que recaem sobre as ações…

2 horas ago

Quem são os vereadores presos por suposto envolvimento em esquema de fraudes ligado ao PCC

Segundo MP, quadrilha de políticos e empresários atuava por meio de empresas para fraudar a…

2 horas ago