Renan culpa Cunha e afirma que vai remover manifestantes do Congresso

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após um manifestante que acompanha um grupo acampado em frente ao Congresso disparar tiros em meio a um ato de mulheres do movimento negro, nesta quarta (18), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), decidiu agir e anunciou investigação e remoção dos simpatizantes do impeachment de Dilma Rousseff e intervenção militar. 

Segundo informações do jornalista Kennedy Alencar, Renan sempre foi a favor da desocupação do local, mas respeitou a autorização dada por Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara, àqueles que queriam acampanhar como forma de protesto contra o governo petista.

De acordo com o jornalista, Renan refletiu sobre dar a ordem de retirada por medo de “um confronto com feridos entre polícia e manifestantes. Nos bastidores, o presidente do Senado diz que a culpa pelo descontrole sobre manifestantes é de Cunha”, afirmou.

Mas, o portal G1 publicou nesta quinta (19) que Renan prometeu remover o grupo em três ou quatro dias. “Ele também anunciou que pediria investigação à Polícia Federal e à Polícia Militar do Distrito Federal sobre tiros e bombas lançadas por manifestantes contra a marcha de mulheres negras no início da tarde. Dois policiais civis foram presos após a confusão. Pelo menos um dos detidos faz parte do grupo que está acampado em frente ao Congresso.”

O presidente do Senado disse, ainda, que a confusão desta quarta “é um precedente terrível, porque a violência acaba minando a democracia”.

Com informações do Blog do Kennedy Alencar e G1

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Constituição veda expressamente o uso de armas em reuniões…

    A Constituição veda expressamente o uso de armas em reuniões em locais públicos. A Polícia Federal, liderada pelo frouxo do Ministro José Eduardo Cardoso já deveria ter acabado com esse acampamento paramilitar e prendido todos aqueles que estivesse portando armas.

    Art. 5° XVI da CF – “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;”

    1. É evidente.

      Tem toda a razão. é iancreditável que esta situação perdure, a não ser com o beneplácito das próprias policias. O que um policiail do Maranhão estava fazendo lá, armado? Estava a serviço no DF? Estava de folga? é uma força fascista sitiando o Congresso.

  2. Um desses “policiais civis”

    Um desses “policiais civis” já havia sido preso anteriormente, foi solto e voltou ao local. Ai vem as dúvidas ? Ninguém denunciou esse policial para a corregedoria da PC ? Onde eles arrumam tempo livre para ficar de plantão no local ? Eles são aposentados, estão de férias ou algo parecido ?

     

  3. Pior é que um dos atiradores

    Pior é que um dos atiradores já tinha sido preso na semana passada por porte de armas de fogo, armas brancas, todas dentro de um veículo próximo à turminha do Kataguiri.

    Milagrosamente, foi solto.

    Quem o soltou?

    1. Falta de força

      Se esse agitador tivesse sido preso em qualquer outro país, como EEUU, ou mesmo no Paraguai, jamais teria sido solto tão facilmente.  O que falta no Brasil é colocar agitadores, ladrões, assassinos presos e por muito tempo.  Esse negócio de fichar e soltar é um incentivo a impunidade e demonstração de fraqueza do estado.

  4. As polícias de todo o Brasil

    As polícias de todo o Brasil estão sob suspeita de infiltração de agentes de fora do Brasil que têm o objetivo de usar estas polícias para espalhar o caos e atacar os defensores da democracia. As polícias podem se transformar em braço armado de golpes fascistas. Esta modalidade de subversão e tentativa de promover golpes de estado através das polícias já foi experimentada aqui na América Latina, no Equador, onde os policiais chegaram a sequestrar o Presidente da República. Mas foram contidos pelo apoio popular ao governo.

  5. Comenta-se que a Lei

    Comenta-se que a Lei antiterrorismo que está sendo proposta ou já na iminência de ser votada, condena, até manifestações pacificas. Será que um fascista louco, atirar no meio de uma multidão e, ainda por cima, em frente ao Congresso Nacional, não é terrorismo? 

    1. Para mim os dois fascistas

      Para mim os dois fascistas que atiraram são terroristas.

      Infelizmente, a Polícia acoberta esses meliantes. Como explicar a soltura de um deles, que já havia sido preso na semana passada?

  6. Foi tudo de caso pensado. Os

    Foi tudo de caso pensado. Os revoltados de meia tigela já estavam doidos pra ir embora (o dinheiro estava acabando e já estavam de saco cheio). Agora podem voltar pro Tucanistão e dizer que só sairam de lá porque foram expulsos e ainda lançar um novo kit de camisas e adesivos “A culpa não é minha, a Dilma mandou sentar o pau em nós” para os otårios comprarem.

    1. Também creio que o negócio

      Também creio que o negócio era deixá-los lá para ser motivo de piada.

      Claro que os terroristas armados deveriam sim ser presos, mas os Kataguiris e demais “Revoltodynhos” da vida só p deboche e o ridículo para dar um jeito.

  7. Vamos ver se eu entendi.
    De

    Vamos ver se eu entendi.

    De um lado um grupo de 4 mil pessoas financiadas com dinheiro publico.

    De outro um gripo de 100 pessoas que fizeram  ‘crowd funding’ para conseguir se deslocar ate brasilia.

    Dias antes o grupo menor foi agredido pelo MST, depois pela CUT tudo também financiado com dinheiro publico.

    Alguém dp gripo menor reage contra a violência dos grupos governistas e financiados por ele.

    E os fascistas e anti democraticos, são os do grupo menor.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador