Rosso confirma candidatura e alfineta Rodrigo Maia por negociação com PT

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Deputado apoiado pelo “centrão” de Eduardo Cunha (PMDB) para a presidência da Câmara, Rogério Rosso (PSD) confirmou sua candidatura nesta segunda (11). Em entrevista à imprensa, ele disse que buscará outros candidatos para fazer um pacto por uma eleição elegante, sem ataques de baixo nível. Mas aproveitou a oportunidade para cutucar Rodrigo Maia (DEM).

Segundo Rosso, Maia está custurando uma “aliança política de difícil explicação” ao buscar apoio de alguns petistas para vencer a disputa pela presidência da Câmara. “Não topo vale tudo, nunca topei. Não pode um vale tudo onde se fecha os olhos, se deixa de ser inimigo. Não dá para acreditar nisso”, alfinetou. Parte do PT nega alinhamento com Maia.

Do Distrito Federal, Rosso é apoiado pelo bloco formado por PP, PR, PSD, PTB, PROS, PSC, SD, PRB, PEN, PTN, PHS e PSL, o mesmo que garantiu a eleição de Cunha para presidência da Câmara em 2015.

Segundo informações de O Globo, as articulações de bastidores não vão evitar um segundo turno para esta eleição, que deve ocorrer na quarta-feira (13), às 19h. 

Jornais noticiaram nesta segunda que foi o presidente interino Michel Temer (PMDB) quem convenceu Waldir Maranhão, o interino da Câmara, a antecipar a eleição que deveria ocorrer, iniciamente na quinta-feira.

O núcleo duro do governo Temer também estaria costurando o apoio do PSBD, DEM, PPS e PSB a Rogério Rosso, a pedido de Eduardo Cunha – que tenta emplacar um sucessor que não trabalhe por sua cassação no plenário da Câmara. A moeda de troca é apoio do PMDB e aliados ao nome escolhido pelo PSDB ou DEM para a presidência da Casa em 2017.

Outro candidato que representa o mesmo grupo de Rosso é o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), que também confirmou pré-candidatura hoje. 

O Planalto não conseguiu evitar que o PMDB tivesse candidatos próprios. Os deputados Marcelo Castro e Fábio Ramalho também registraram oficialmente suas candidaturas. Ainda há expectativa em torno de outros peemedebistas, como também em relação a Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Heráclito Fortes (PSB-PI) e até Cristiane Brasil (PTB-RJ).

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu também alfineto!

    Onde está o candidato da esquerda, do próximo período pós Dilma, seja com ou sem impeachment?

    Não importa “não ganhar”, importa marcar posição para a câmara e para as eleições municipais.

    Não apoio essa iniciativa de apoiar o menos pior, apenas tentando disputar espaço no congresso. 

    Devemos prestigiar os deputados que se opuseram ao impeachment e somar outros poucos possíveis, e montar um bloco democrático, mesmo perdedor na câmara, mas vitorioso nas ruas..

    O “lado certo” da história, que Dilma falou, deve aplicar-se aqui também.

  2. esse indivíduo, quando

    esse indivíduo, quando INTERINO do governo de Brasília, foi um desastre. A capital ficou largada, sem qualquer cuidado. Difícil entender como foi eleito para o parlamento. Ou melhor, difícil não, fácil. Mais um dos financiados pela grana desviada pelo cunha das obras.

  3. É inadimissível que o PT

    É inadimissível que o PT entre nessa jogada suja, independente do argumento. Nada justifica esse partido fazer acordos com um cara que nada mais tem feito senão agredir a todos os petistas, sempre com muita fúria, só comparável aos tucanos, quem sabe pior que eles.

    O PT perde toda a sua moral e dignidade com esse tipo de relação. Aliás, li qualquer coisa sobre Temer conseguir conversar com Lula para não sei o quê. Nem quero pensar nessa possibilidade. 

  4. Infelizmente a direção do PT

    Infelizmente a direção do PT vai enterrando cada vez mais o partido. Rui Falcão é de uma incompetência política absurda.

    Agora, basta olhar para a car do “ungido da dupla Cunha/Temer para se ver que não deve ser nada melhor que os seus patronos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador