Renan quer votar autonomia do Banco Central até o fim do ano

Jornal GGN– A autonomia do BC (Banco Central) foi defendida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta sexta-feira (25). O senador manifestou apoio ao substitutivo de Francisco Dornelles (PP-RJ) ao PLS (Projeto de Lei do Senado) 102/2007, que dá ao presidente e diretores da instituição seis anos de mandato, com uma possível recondução. Calheiros afirmou que a independência do órgão garante a saúde da economia do país, e acrescentou que irá se empenhar para que o projeto seja aprovado ainda neste ano.

Pelo substitutivo, a demissão do presidente ou dos diretores do BC pelo presidente da República terá de ser justificada e previamente aprovada pelo Senado, assim como a nomeação. Depois de aprovado pelo plenário do Senado, o projeto segue para discussão na Câmara.

Esta semana, a proposta, que enfrenta resistência do governo, ganhou força com a divulgação do novo estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre a situação atual da economia brasileira e as perspectivas para os próximos anos. O documento sugere que os dirigentes do BC tenham mandato com prazo determinado e que somente os membros do Copom (Comitê de Política Monetária) se pronunciem sobre os juros.

“Na minha avaliação, o Brasil já está maduro para esse debate e não devemos contaminá-lo ideologicamente. A discussão com relação à independência do Banco Central é uma discussão técnica, e somente técnica. A principal função de qualquer banco central é zelar pela defesa do mais importante patrimônio de uma economia: sua moeda. No momento em que o Banco Central possa, por ausência de autonomia, ser pressionado, corre o sério risco de perder respeito e credibilidade dos agentes econômicos”, afirmou presidente do Senado.

Com informações da Agência Senado

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. e Meirelles?

    Vai que o Banco Central tenha a tal autonomia absoluta.

    Não seria mais um dos passos para sermos cidadãos do Brazil, não?

    Uma espécie de Bacenbrax?

    1. Autonomia do Banco Central

      Caro Antônio Francisco

      Parece que nem tudo está perdido.

      A autonomia do BC é fundamental para blindar nossa moeda dos ataques especulativos dos políticos.

      Trata-se de uma medida salutar, que agora é patrocinada pelo não muito salutar Renan.

      De toda sorte é bem vinda – antes tarde do que nunca.

      sds

  2. Independência ou morte.

    O que precisamos, nós e o resto do mundo, é de BANCOS CENTRAIS com independência e autonomia DOS BANQUEIROS. O mundo de 1929 e de 2008 vai se perpetuar se eles mandarem e desmandarem nas finanças mundiais como ocorre agora. Lincon e Kenedy tentaram enquadrá-los e foram assassinados. As finanças desreguladas sempre acabaram em guerras e a 4ª, como disse Einten, será com paus e pedras como armas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador