Senado começa sessão de votação da MP dos Portos

Após a turbulenta aprovação da Medida Provisória 595/2012, a MP dos Portos, no plenário da Câmara, na manhã desta quinta-feira (16) – depois de quase 23h de sessão ininterrupta –, agora é o Senado que se prepara para discutir e votar o texto-base da medida. A sessão extraordinária já começou, e a expectativa é de que, ao contrário da Câmara, não haja tantas manobras de obstrução da oposição no plenário . Para não perder a validade, a MP precisa ser votada até a meia-noite de hoje.

Na tarde de quarta-feira (15), enquanto os deputados da base aliada se esforçavam para driblar as sucessivas emendas que reuniam propostas de vários partidos da bancada de oposição – encabeçados principalmente por DEM e PSDB – e as várias tentativas de retirada de pauta da MP da Ordem do Dia, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), demonstrou preocupação com a questão.

Renan afirmou que uma votação ágil no plenário do Senado dependeria basicamente de acordo entre as lideranças dos partidos e das bancadas da situação e oposição, uma vez que os parlamentares haviam acordado que teriam o prazo de 48h para discutir e votar o texto – o que ficou impossibilitado com a demora da MP passar integralmente pela Câmara.

Ele acrescentou, contudo, que acreditava na possibilidade de acordo por conta da importância do tema para o país. “Eu acho que haverá condição de acordo, porque o que está posto à prova é o interesse nacional. Essa medida provisória é muito importante para o país. E é fundamental mais uma vez que o Senado dê sua contribuição”, disse, ainda, Renan Calheiros.

A sessão foi aberta pelo próprio presidente da Casa, que a partir do meio-dia deve se ausentar para outras atividades. Os partidos agora se movimentam para garantir, já no começo da sessão, o quórum suficiente para dar início à votação.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador