Sob pressão, impeachment de Ernesto Araújo é protocolado

Deputados do PSOL apontam as ilegalidades do chanceler, principalmente, no que diz respeito à condução da pandemia da Covid-19

Foto: Divulgação

Jornal GGN – A bancada do Psol na Câmara dos Deputados solicitou o impeachment e a responsabilização do Ministro das Relações Exteriores de Jair Bolsonaro (sem partido), Ernesto Araújo. A sigla apontou “indícios consistentes de atos ilegais e inconstitucionais” na atuação do chanceler, principalmente, no que diz respeito à condução da pandemia da Covid-19. As informações são do colunista Jamil Chade, no Uol.

“Em abril de 2020, a coluna revelou que o Brasil não participou da aliança global por vacinas, alegando que teria “outras alianças” sendo consideradas. Quando finalmente aderiu, optou por pedir o menor número de vacinas possíveis dentro do mecanismo, conhecido como Covax”, escreveu Chade.

No pedido, o Psol afirmou que Ernesto Araújo “conduz o país a um total isolamento, atacando esforços de cooperação internacional multilateral de enfrentamento à pandemia e prejudicando relações bilaterais fundamentais para a compra e produção de vacinas”.

Além disso, o chanceler também prejudicou as relações com parceiros como China e Índia, entre outras ações irresponsáveis.

“Na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a cruzada contra o multilateralismo de Araújo também se manifesta. Em abril de 2020, o Brasil esteve entre os poucos países que não participaram da adoção de uma resolução, apoiada por 179 países, demandando uma ação global para acelerar rapidamente o desenvolvimento, a produção e o acesso a remédios, vacinas e equipamentos médicos frente ao novo coronavírus”, pontuou a denúncia.

Para a bancada do PSOL, “não há nenhuma condição para o Ministro Ernesto Araújo permanecer à frente das relações exteriores de nosso país. É urgente que, além de afastado, o Ministro seja responsabilizado por seus atos”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora