Veja as bancadas que comandarão as Comissões do Senado

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Apesar de perder a Presidência da Casa, o MDB conseguiu comando da CCJ e de mais duas comissões no Senado

Foto: Agência Senado

Jornal GGN – O Senado decidiu, nesta terça-feira (12), em reunião com os líderes das bancadas a nova composição das comissões da Casa. A mais requisitada entre elas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ficou a cargo do MDB, que também será responsável pela Comissão Mista do Orçamento (CMO) e a da Educação.

Apesar de ter perdido a eleição para a Presidência do Senado para Davi Alcolumbre (DEM-AP), que derrotou o veterano Renan Calheiros (MDB-AL), o partido ficou satisfeito com a distribuição, ficando com a maior parcela de Comissões na Casa Legislativa.

De acordo com o senador Eduardo Braga (AM), as escolhas atenderam a proporcionalidade das bancadas. O MDB é o partido com o maior número de parlamentares, atualmente com 13 no Senado.

A mais disputada entre as comissões, a CCJ ficará sob o comando da senadora Simone Tebet (MS). Responsável por temas decisivos e por aprovar todas as medidas legislativas, é o grupo que decide sobre a constitucionalidade das propostas, antes mesmo de chegarem ao Plenário.

“A CCJ é o coração do Senado Federal. Esse ano, mais do que nunca, as duas principais pautas do governo e do país vão passar pela CCJ”, lembrou Simone, ao fazer menção à reforma da Previdência e ao pacote anticrime de Sérgio Moro.

Depois do MDB, o PSDB e o PSD foram os partidos que ficaram com mais comissões. Os tucanos irão comandar a de Fiscalização e Controle e a Comissão de Desenvolvimento Regional, e o PSD será responsável pela Assuntos Econômicos e Relações Exteriores.

Os demais partidos ficam com a liderança de um grupo cada: o PT com Direitos Humanos, a Rede com Meio Ambiente, o PSL de Jair Bolsonaro com a Agricultura, o Podemos com Assuntos Sociais, e o DEM, que hoje terá o domínio com a Presidência da Casa, também comandará a Infraestrutura.

A Comissão do Futuro será revezada entre os dois partidos que somente possuem um senador eleito: o PSC e o PRB irão alternar na Presidência e vice-Presidência do grupo.

Apesar de já ter o nome definido para a CCJ, os titulares serão escolhidos pelas bancadas ao longo do dia de hoje e oficializados somente nesta quarta-feira (13), às 10h.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador