A 6 dias de suposto início de vacinação, governo não sabe estoque de insumos nos estados

Secretários estaduais de Saúde informam que o ministro da Saúde divulgou dados equivocados sobre o estoque de agulhas e seringas nos Estados

Jair Bolsonaro em posse de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde – Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Após Eduardo Pazuello afirmar que o SUS (Sistema Único de Saúde) começará a vacinação a todos os 26 estados e o distrito federal ao mesmo tempo, em “universalidade”, no suposto dia 20 de janeiro, secretários estaduais de Saúde informam que o ministro da Saúde divulgou dados equivocados sobre o estoque de agulhas e seringas nos Estados.

A pasta capitaneada pelo general, que é especializado em logística, vem cometendo diversos erros sobre a disposição dos insumos, além da própria demora para se manifestar sobre as datas e a certeza dada para a campanha nacional.

Uma das principais críticas nos últimos dias vem sendo a tentativa do governo federal se apropriar das licitações e compras já feitas por prefeitos e governadores junto a fábricas de insumos, como a aquisição de agulhas e seringas, por exemplo. Os estados vêm entrando com processo no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir que suas aquisições não sejam tomadas pela União.

E ao detalhar as quantidades de seringas e agulhas nos 26 estados e Distrito Federal, justamente em cumprimento a uma determinação do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, o Ministério da Saúde disse que sete estados não tinham seringas e agulhas.

Segundo a pasta de Pazuello, Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina não teriam os estoques suficientes para o início da campanha de vacinação, o que demandaria que o governo federal enviasse a tais locais os insumos.

Mas a informação é equivocada. Secretários estaduais de Saúde desmentiram os dados da pasta e pediram a correção, por parte do governo federal, de tais informações, segundo o Painel, da Folha de S.Paulo.

Na Bahia, por exemplo, a pasta de Pazuello afirmou que havia 232 mil seringas. Mas o estado afirmou que detém 10,2 milhões e que adquiriu outras 19,8 milhões de agulhas e seringas para os próximos meses.

Em Pernambuco, a pasta informou que havia somente 1,2 milhão, mas a Secretaria corrigiu, dizendo que detém 3,9 milhões e que receberá outras 2,8 milhões até o fim do mês e 7,5 milhões até fevereiro.

Faltando 6 dias para o suposto “dia D” dado por Pazuello para iniciar a vacinação contra Covid-19, o governo federal revela que não tem informações exatas sobre os estados.

Leia mais:

https://jornalggn.com.br/coronavirus/vacina-saude-garante-3-a-5-dias-depois-da-anvisa-e-marca-dia-d-para-21/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador