Amazonas tem recorde de internações, por Mário Adolfo Filho

Sistema de atendimento está colapsado e unidades de saúde superlotadas. Semana foi marcada por falta de oxigênio em Manaus

Foto: Tadeu Júnior

Amazonas tem recorde de internações

por Mário Adolfo Filho

O estado do Amazonas está com 2.340 pessoas internadas por Covid-19. É o que aponta o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), divulgado na noite deste sábado, 17/01. Este é o maior número já registrado durante toda a pandemia. Para efeito de comparação, durante a primeira onda, em maio de 2020, o Amazonas teve, no máximo, 1.438 pacientes internados ao mesmo tempo, dado registrado no dia 5 de maio.

Nas últimas 24h, o Amazonas teve mais 2.856 casos confirmados em todo o Estado. A alta quantidade só é menor que o número registrado no dia 14 de janeiro deste ano, quando a FVS apontou 3.816 novos diagnósticos.

Todos estes números servem para evidenciar a situação do Amazonas, que está com o sistema se saúde colapsado e durante toda a semana viveu crise de desabastecimento de oxigênio nas unidades de saúde de Manaus, tanto as públicas quanto as privadas.

“A situação que estamos vivendo no Amazonas é multifatorial. Nós temos um período onde há maior transmissão de vírus respiratório, que é a partir da segunda quinzena de novembro. Depois tivemos Natal e Ano Novo, que sabíamos que ia ser um período que ia aumentar muito a transmissão, e [agora] a presença da nova variante. Esses fatores combinados levam a essa situação que vivemos agora”, assinala o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia, Felipe Naveca.

Atualmente, todas as unidades de saúde de Manaus estão superlotadas e a crise de oxigênio continua.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador